sábado, 25 de março de 2017

O Bar Mascote, em Santarém, na década de 1970

Construída na década de 1970, a Praça do Pescador deu um novo “charme” ao Bar Mascote, que agora podia ver, não mais as embarcações que antes ancoravam em sua lateral, mas os “carrões” daquela época.




A Travessa 15 de Agosto, em Santarém, em 1948

Uma das principais ruas do centro da cidade de Santarém, a Travessa 15 de Agosto, apresentava este aspecto quando esta fotografia foi publicada no Álbum Comemorativo no ano de 1948.




A inauguração do Centro de Reabilitação da APAE - 1979

Contando com a presença do Governador do Estado, Alacid Nunes e sua esposa, Marilda Nunes, além do prefeito municipal de Santarém, Antônio Guerreiro e do Bispo Dom Tiago Ryan, foi inaugurado no dia 14 de julho de 1979, o Centro de Reabilitação da APAE de Santarém. Na foto podemos ver o corte simbólico da fita pela primeira dama do Estado e pelo Bispo da então Prelazia de Santarém.


quarta-feira, 15 de março de 2017

Santarém e o medo de um novo surto de gripe em 1920

Apesar do zelo da higiene da Capital Federal, a gripe acaba de romper com virulência no Rio, sendo possível que dentro de pouco tempo se alastre pelo interior do país. A saúde do porto, em Belém, vem exercendo vigorosa vigilância para evitar ou atenuar a provável invasão da terrível moléstia, que tantas vítimas fez por ocasião da sua primeira visita.

O Pastor e os Problemas Santarenos – 1959

Embora o serviço de transporte não pareça em princípio de grande importância para as finanças de Santarém, estudando-se o assunto desapaixonadamente e com um pouquinho de boa vontade, vê-se que o referido na verdade o é pela vastidão da faixa litorânea e de colônias localizadas nas cercanias da cidade.
E ao chegarmos a esta conclusão, lamentamos sinceramente que depois de tantos anos da descoberta de Fulton e dos aperfeiçoamentos de Ford na indústria automobilística, o município de Santarém ainda não tenha uma embarcação a motor e nem um jipe para atender aos serviços da prefeitura que continuam, neste setor, na estaca zero.

Momento Poético: Imagem que não se apaga

Pe. Manuel Rebouças Albuquerque

A praia branca... O Tapajós que desce...
As lavadeiras... E... brincando ao ar...
A roupa já lavada... em branca messe
De poesia... a Cidade a embandeirar...

Sobre o Esporte Santareno no ano de 1933

O “São Francisco” é, inegavelmente, o clube que apresenta em campo o seu “team” em perfeita forma, isto é, sempre bem treinado e, por isso, com bastante eficiência.
O “Independência” que possui elementos de alto valor, todavia ressente-se dessa eficiência, pela falta de treinos em conjunto. Mas explica-se este fato. Os seus jogadores, aliás em número limitado, vivem diariamente do banhar-se na eterna luta pela vida, deixando, por isso, muitos deles, de comparecer aos treinos – coisa essencial para um “team” de “foot ball”.

A Vagabundagem de Menores em Santarém – 1926

Mais de uma vez, destas colunas, convictos de prestarmos um inestimável benefício à nossa terra, temos chamado a atenção dos poderes competentes para essa récua de menores vagabundos que, infestando as ruas e praças de nossa pacata “urbs”, se pervertem na jogatina e outros divertimentos prejudiciais, quase sempre acompanhados de palavrões que fazem corar até um frade de pedra.

O Coral de Santarém na primeira metade dos anos 1980

Santarém já teve diversos grupos de Corais. Por três décadas, um dos principais grupos era o “Coral de Santarém”. Nesta foto podemos ver como era a formação do grupo na primeira metade dos anos de 1980. Sentados (da esquerda para a direita) pode-se ver os maestros: Wilde Dias da Fonseca (Dororó), Wilson Dias da Fonseca (Isoca) e Agostinho Fonseca Neto (Tinho).


Antiga Delegacia de Polícia de Santarém – 1948

Localizada no cruzamento da Rua Siqueira Campos com a Travessa dos Mártires, assim se encontrava o antigo prédio da Delegacia de Polícia de Santarém, no ano de 1948. Foto publicada no Álbum “Santarém”, comemorativo do centenário de elevação à categoria de Cidade.


sábado, 4 de março de 2017

Os castanhais do rio Trombetas em cartão postal de 1906

Este interessante cartão postal bilíngue (francês e português) mostra um castanhal nas margens do rio Trombetas. A castanha do Pará era um dos produtos que movia a economia amazônica na primeira metade do século XX.


Padaria Fernandes, em Santarém – 1948

Santarém teve diversos padeiros e padarias durante seu desenvolvimento. Uma delas ela a “Padaria Fernandes”, de propriedade de José Fernandes, localizada na rua Siqueira Campos, conforme podemos ver nesta foto publicada no Álbum de Santarém em 1948.




O Desfile de Moda do Veterano Esporte Clube, no bairro da Aldeia, em 1964

Construída na antiga “Rua da Alegria” (hoje Vinte e Quatro de Outubro), a sede do Veterano Esporte Clube (foto) abrigava, na noite do dia 29 de agosto de 1964 o maior Desfile de Moda até então visto em terras tapajônicas. Abaixo publicamos as representantes do concurso de moda e as casas comerciais e entidades que representavam:


A Travessa Professor José Agostinho e o alagamento de 1979

Trecho da Travessa Professor José Agostinho, entre as ruas Pedro Gentil e Tropical, onde mais de 40 casas foram inundadas pelas águas pluviais no mês de março de 1979.


Memória da Propaganda: Instituto Batista de Santarém – 1948

Propaganda do Instituto Batista de Santarém, uma das primeiras escolas confessionais, não católica, do município. Mantido pela Igreja Batista, funcionava primordialmente na Rua Floriano Peixoto e oferecia curso de alfabetização para adultos.


Sobre a Inauguração do Grupo Escolar da Vila Curuai – 1950

Cumprido o seu programa administrativo, o prefeito Adherbal Corrêa fará inaugurar amanhã, 26, o Grupo Escolar da Vila do Curuai, satisfazendo assim um grande anseio da população local que terá agora um estabelecimento de ensino à altura do progresso da Vila.

A Escola Técnica de Comércio da Associação Comercial do Baixo Amazonas – 1948

Em cordial palestra que mantivemos com o presidente da Associação Comercial de Santarém, sr. Vicente Malheiros, chegado ultimamente da Capital do Estado, onde fora tratar dos interesses dessa importante instituição, tivemos a satisfação de saber que a Escola de Comércio, recentemente criada pelo Governo do Estado em Lei Nº 25, de 01 de novembro de 1947, foi entregue, a esta Associação, mediante Convênio realizado e assinado entre o Governo Estadual e a referida Associação.

Descrição de uma viagem pelo Vapor “Óbidos” no Baixo Amazonas – 1871

Ainda não tínhamos navegado no vapor “Óbidos” da Companhia do Amazonas, e, do seu comandante, apenas conhecíamos o nome, quando na noite de 11 do corrente mês embarcamos para fazer a viagem desta capital a cidade de Óbidos e regressar no mesmo vapor.
(...)

Uma carta do Intendente do município de Oriximiná – 1900

Não fora o respeito que consagro ao público oriximinaense, com o qual convivo há onze anos, merecendo-lhe as mais robustas provas de consideração, não me abalaria a articular palavra com relação a umas tantas aleivosias que a meu respeito vomitou o “República” em seus números 240 e 251, já por conta própria, já por conta de uma correspondência que diz ter recebido de aqui, assinada por “O Vigilante”.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Industriais Confederados em Santarém – 1885

No estaleiro do senhor Guilherme Henings [sic], estabelecido naquela cidade, está em construção um rebocador de grandes dimensões, que terá o nome de “Brazil”.
O dito rebocador é encomenda do sr. João Pedro de Andrade.

quinta-feira, 2 de março de 2017

A Avenida Dom Frederico Costa no inverno de 1979

O povo da Prainha sofria com as valas e as artérias quase intransitáveis no período do inverno, como podemos ver nesta foto que mostra um trecho da Avenida Dom Frederico Costa, com valas e matagal.



A Avenida Tropical em um março chuvoso em 1979

O ano de 1979 registrou um alto índice pluviométrico no mês de março. As ruas da então periferia de Santarém, como a Avenida Tropical, no Bairro de Santana, viravam verdadeiros rios.



A Rua 24 de Outubro e os ônibus em 1979

A Rua 24 de Outubro, no bairro da Aldeia (a mais antiga rua de Santarém), também já teve suas linhas de ônibus que por ela transitavam em idos de 1979.


Estatística do peixe consumido em Santarém – 1933

O ano era 1933. O presidente da Colônia de Pescadores Z 11, em Santarém, o senhor Luiz Gentil, publicava uma curiosa estatística do pescado vendido em Santarém no mês de janeiro daquele ano pelos pescadores associados e vendidos no mercado de Santarém. O top 10 dos peixes mais consumidos naquele tempo era: Curimatás (15.354 unidades), Tambaquis (8.905 unidades), Tamuatás (6.396 unidades), Acaris (6.255 unidades), Branquinhas (5.279 unidades), Jaraquis (4.794 unidades), Pirarucu (4.084 kg), Pacús (3.151 unidades), Tucunarés (2.125 unidades), Sardinhas (1.143). Interessante mencionar que ainda faziam parte da estatística: tartarugas, tracajás e peixe-boi.




As tensões políticas na Vila de Juruti em 1878

Os abaixo assinados faltariam a um dos mais sagrados deveres, se deixassem de manifestar ao público desta província e ao de todo o império em geral, qual tem sido a sua vida política, e quais os motivos que os levam a virem ocupar as colunas de seu conceituado jornal.
Seguiram os abaixo assinados, em tempos passados, a política liberal, quando este partido tinha em sua frente homens conscienciosos e honrados, políticos moderados, respeitadores de nossa Constituição, da nossa Religião, de nossas Leis e, finalmente, de nossa Monarquia.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Momento Poético: Haroldo Velloso

Evangelista Damasceno

Velloso, tu baixaste a sepultura
Entre os prantos daqueles que te amaram;
E foste no Brasil a criatura
Que os pequenos e grandes respeitaram.

Nossa terra te lembra com ternura
E o destemor que os teus anos marcaram,
São poemas de honra e de bravura
Que neste Tapajós se eternizaram!

Edital sobre as terras de Belterra e Fordlândia – 1947

O Diretor do Instituto Agronômico do Norte e Administrador das Plantações Ford de Belterra,
FAZ SABER a quem possa interessar, que não são permitidas sem prévia autorização das “Plantações Ford de Belterra”, quaisquer atividades estranhas às “Plantações”, nas terras de sua propriedade, tais como: derrubadas, roças, plantações, construções para qualquer fim, explorações no solo ou subsolo, explorações de essências, etc.

Uma reunião do Partido Liberal do Pará em Santarém – 1933

Em sessão ordinária reuniram terça-feira última na Prefeitura Municipal, os membros da comissão do Partido Liberal em Santarém, sob a presidência do sr. Ildefonso Almeida.
Estiveram presentes o senhor Júlio Castro, vice-presidente, e os membros: Antônio Figueira, João de Mattos, Elysio Corrêa e Portilho Bentes, que secretariou os trabalhos.

O Grupo Escolar de Monte Alegre e o apelo para o prefeito de Santarém – 1931.

Segundo notícias colhidas no último jornal de Belém, sabemos que Monte Alegre vai ter o seu Grupo Escolar.
O doutor Arnóbio Franco, esforçado prefeito do vizinho município, abriu uma subscrição para esse fim, contribuindo com 1:000$000 (um conto de réis).

Estudo para a construção de uma Base Área em Santarém – 1933

A bordo do “Distrito Federal”, da Companhia de navegação do Amazonas, passou quinta-feira última por esta cidade a Comissão Naval encarregada pelo Governo Provisório de estudar os planos de uma Base Aérea em alguns municípios do Baixo Amazonas.

Esquina da Mendonça Furtado com a José Agostinho – 1979

Vista do cruzamento da Avenida Mendonça Furtado com a Travessa Professor José Agostinho, em Santarém, no ano de 1979, quando ainda não eram asfaltadas, como hoje.



Cruzamento das avenidas Mendonça Furtado com Turiano Meira em 1979

Vista do cruzamento das avenidas Mendonça Furtado com a Turiano Meira, na cidade de Santarém, no ano de 1979, podendo-se ver parte do muro do então Estádio Municipal Elinaldo Barbosa.


Área próxima ao Matadouro Municipal no ano de 1979

Vista das casas próximas ao Matadouro Municipal de Santarém no ano de 1979. Três anos antes a cidade foi denominada pelo “Jornal do Brasil” como a maior favela do Brasil, por conta de invasões que deram origem a vários bairros da cidade, como o do Bairro do Uruará, registrada nesta fotografia.



Momento Poético: Minha Terra

Felisbelo Jaguar Sussuarana

Minha terra é bonita, é prazenteira,
Cabocla recatada mais decente,
Possui encantos mil de feiticeira
Que vão prendendo a gente... 

Memória da Propaganda: Escola da Associação Comercial – 1949

Propaganda da Associação Comercial do Baixo Amazonas sobre as matrículas da Escola Técnica de Comércio do Baixo Amazonas para o ano letivo de 1949.


Frente da cidade de Monte Alegre em 1930

Parte da orla de Monte Alegre no ano de 1930. Pode-se ver, além do tradicional casario da “Cidade Baixa”, o antigo “Trapiche” e o “Mercado” da cidade de Monte Alegre.


Frente da cidade de Aveiro em 1930

Parte do litoral de Aveiro, às margens do rio Tapajós, podendo-se ver o antigo prédio do Paço Municipal. Durante este período, o município de Aveiro havia sido reduzido à categoria de Vila.


Campanha pró-monumento Haroldo Velloso – 1970

O Coronel da Aeronáutica, Bravo Câmara, esteve nesta cidade no dia 28 do mês passado, e aqui levou dois dias coordenando um plano para a ereção de um monumento, em Santarém, que perpetue a memória, na Tapajônia, do brigadeiro Haroldo Coimbra Velloso, um dos precursores da Revolução de Março de 1964. Como deputado federal pelo Pará, teve como reduto eleitoral a Tapajônia.

A Visita do Embaixador do Japão em Santarém – 1933

Os fastos sociais santarenenses acabam de ser enriquecidos com o registro, muito honroso para nós da visita do ilustre diplomata nipônico, senhor Kinjiro Hayachi, embaixador do Japão em nosso país, verificada no dia 30 de dezembro recém findo.
Viajando no “Parintins”, o embaixador do país das gueixas, que se faz acompanhar de luzida comitiva, tem por intento inspecionar as colônias agrícolas japonesas da Amazônia, sendo Manaus o ponto terminal de sua viagem.

Março na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Ordenação Presbiteral do Padre Matheus Augusto da Silva Franco, em Belém, por Dom José Afonso de Moraes Torres. Padre Matheus foi pároco de Aveiro e da paróquia de Sant’Ana, em Itaituba. Em 1890, foi nomeado Intendente de Itaituba, cargo que recusou aceitar (1857).
02 – O santareno João dos Santos Braga Júnior, assume vaga no Senado Federal, pelo Estado do Amazonas, onde fez carreira política (1977).
03 – Inauguração da Escola Nossa Senhora da Conceição em Almeirim, entregue aos cuidados das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (1960).
04 – Começa a funcionar na Escola da Colônia São José, em Santarém, o Curso Normal/Regional, autorizado em 21 de fevereiro. Muitas professoras foram formadas por este curso, muitas delas lecionando nas comunidades do planalto e também em Santarém e municípios vizinhos (1962).
05 – Monsenhor Theodoro Gabriel Thauby é nomeado Vigário Geral do Baixo Amazonas pelo Bispo do Pará, Dom Jerônimo Tomé da Silva. Deve-se a Monsenhor Thauby o incentivo para a criação e fortalecimento de novas povoações no Tapajós e Lago Grande do Curuai (1891).
06 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Alter do Chão, no lugar da antiga Aldeia dos Borari, extinguindo assim a Missão dos Jesuítas e criando a Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora da Purificação, também chamada da Saúde (1758).
07 – A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, dá início, na cidade de Santarém, ao curso de Serrador-Laminador, para capacitar mão de obra para as serrarias locais (1977).
08 – Após a apreensão da edição semanal do jornal O MOMENTO, em Santarém, o seu diretor, Augusto Montenegro, apela ao governo do Estado contra as ameaças que vem sofrendo do delegado de polícia local (1937).
09 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Boim, no lugar da antiga Aldeia dos Tubinambarana do rio Tapajós. Esta Missão de Santo Inácio de Loyola fora fundada pelo jesuíta Padre José Lopes em 1737. Com a extinção da Missão neste mesmo dia foi criada a Paróquia de Santo Inácio de Loyola (1758).
10 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Pinhel. E cria a paróquia de São José. Naquela época a maioria da população de Pinhel era constituída por índios Maués, que mais tarde também foram aldeados no lugar onde hoje se acha a cidade de Itaituba (1758).
11 – Após passar por um período de reforma, é reinaugurada neste dia a Casa de Cultura de Santarém que passou a se chamar Casa de Cultura Historiador João Santos. Que hoje abriga além do auditório, a Biblioteca Municipal e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca (1987).
12 – O delegado de polícia de Santarém, Luiz Guides de Barros, determina a expulsão dos invasores da fazenda denominada “Taperinha”, no Ituqui, então propriedade do senhor Godofredo Hagmann.
13 – É inaugurado, no Bosque Municipal 06 de Outubro, em Santarém, um “Carrossel”, adquirido pela prefeitura municipal e instalado naquele logradouro com a presença do prefeito Ildefonso Almeida e animação pela banda “Euterpe Jazz”.
14 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Santarém. Neste dia é feito o levantamento do Pelourinho (um tronco de madeira com as “armas portuguesas”) e nomeado a Primeira Câmara da Vila: Paulo de Azevedo e Brito e André Antonio de Siqueira, como juízes ordinários, Manoel Correa Picanço, Domingos Jorge Furtado e José de Sousa e Silva, como oficiais; e Domingos Rabelo na qualidade de procurador. Ao contrário do que os nomes possam sugerir, a maioria destes líderes eram indígenas da própria Aldeia e não portugueses (1758).
15 – É inaugurada na Colônia Saubal, em Santarém, a Escola Capitão Almeida. A iniciativa partiu do “Cruzeiro Sport Club”, daquela localidade, destinada aos filhos dos jogadores. A escola funcionava na sede social do clube (1932).
16 – Instalação da Escola Técnica de Comércio do Baixo Amazonas. Hoje Colégio Rodrigues dos Santos. Foi a primeira Escola Pública do gênero em Santarém e pelas suas salas de aula passaram notórias figuras da terra santarena e das localidades vizinhas (1948).
17 – É fundada a Sociedade Beneficente de São Sebastião que tem por objetivo a construção do primeiro hospital em Santarém. A ideia da construção do hospital, contudo, se alastrou por mais anos ainda até que Dom Amando inaugurasse, após a extinção da dita Sociedade, o Hospital São José, onde atualmente funciona o Colégio Dom Amando (1912).
18 – O Governador do Pará, Dom Francisco de Sousa Coutinho, ordena a reconstrução da Fortaleza do Tapajós que então se encontrava em ruínas (1803).
19 – Dom Frederico Benício de Sousa Costa é sagrado Bispo em Roma, sendo sagrante principal o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde e co-sagrantes: Dom Francisco do Rego Maia e Dom Xisto Albano (1907).
20 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala o “Lugar” Alenquer e cria a Paróquia de Santo Antônio (1758).
21 – É instalada na Prelazia de Santarém a Comissão de Justiça e Paz, tendo como coordenador o senhor Raimundo Arinos Pereira e como advogado o Dr. Amando Homem de Siqueira Cavalcanti (1972).
22 – O Tenente Felipe José Pereira Leal e sua guarnição militar (da escuna Riograndense) derrotam os cabanos que tentavam retomar a vida de Santarém. Os líderes cabanos esperavam a ajuda dos Mundurucus, mas estes não os ajudaram mais na luta. Resultado da tentativa de retomada da Vila foi a morte de 248 cabanos e de nenhum membro da legalidade (1837).
23 – Através da Lei Estadual número 684, o Governo do Estado do Pará determina a elevação da Vila de Itaituba ao predicamento de cidade (1900).
24 – Falece em Belém, o maestro santareno Wilson Dias da Fonseca. Era um Domingo de Ramos. Depois de ter sido velado na Academia Paraense de Letras, seu corpo veio para Santarém, sua terra natal, onde, após velório e missa de corpo presente na Catedral, saiu o cortejo fúnebre para o sepultamento no cemitério Nossa Senhora dos Mártires (2002).
25 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Óbidos (onde havia chegado em 22 do mesmo mês) e cria a paróquia de Sant’Ana em um dia de Sábado de Aleluia (1758).
26 – Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o deputado Silvio Braga pede abertura de um inquérito contra o diretor do Instituto Agronômico do Norte – IAN, Felisberto C. de Camargo, pela derrubada de mais de 1.500.000 seringueiras plantadas em Fordlândia (1951).
27 – Falece em Santarém o Padre Raimundo Vieira do Santos. Nascido em Belterra, Padre Raimundo Vieira foi o primeiro padre Diocesano, formado pelo Seminário São Pio X, a falecer na Diocese. Foi enterrado no dia seguinte no cemitério da cidade onde nasceu (2002).
28 – Inaugurada a estação telegráfica da cidade de Alenquer. O preço por palavra entre Belém e Alenquer era inicialmente de 1$000 (mil réis). O primeiro telegrama foi enviado para o Governador Lauro Sodré, pelo Intendente do município dizia: “Municipio agradecido sauda-vos vg como escudo invencível vg progresso Amazonia vg inauguração hoje telegrapho pt” (1896).
29 – Começa a funcionar em Santarém uma Escola de Música, dirigida pelo professor Jerônimo Emiliano de França. Essa escola de música funcionava na Rua da Santa Cruz, em casa do senhor Miguel José da Paixão (1856).
30 – Foram nomeados 1º, 2º e 3º suplentes de juiz substituto do 1º Distrito de Monte Alegre, respectivamente os cidadãos: Antônio José Vieira da Costa, Antero Carneiro Pinto Guimarães e João Valente do Couto (1896).
31 – Dom Amando Bahlmann, atendo a pedido dos frades missionários do Cururu, autoriza a construção de uma residência das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição entre os índios Mundurucus (1912).