sexta-feira, 8 de março de 2019

Museu Integrado de Óbidos lança cartões postais...



No início deste mês, o Museu Integrado de Óbidos lançou uma série de 12 (doze) cartões postais (vede três destes cartões nas fotos aqui publicadas), mostrando imagens do seu acervo, que nos levam a uma viagem pelo passado da cidade de Óbidos. A série se encontra a venda ao preço de R$ 10,00 (dez reais) no próprio Museu.

Sete notícias de outros marços...


1880 – Por meio da Lei de Nº 968, de 15 de março, o Presidente da Província do Pará divide em dois o Cartório do Tabelião do Público judicial e notas do termo de Santarém, servindo de 1º Tabelião o escrivão dos órfãos e ausentes e como tabelião do 2º o escrivão do civil e crime.

1918 – O capitão tenente da Marinha do Brasil, Raymundo Burlamaqui da Cunha, até então Diretor da Escola de Aprendizes Marinheiros do Estado do Pará, é nomeado para a função de Delegado da Capitania do Porto, na cidade de Santarém.

1947 – No dia 11 de março a população de Santarém assistiu as manifestações cívicas pela posse do novo governador do Estado do Pará, major Moura Carvalho. O dia começou com Missa na Catedral, seguido de passeata pelas ruas da cidade. De noite uma sessão cívica reuniu autoridades e grande número de pessoas no Centro Recreativo.

1951 – Santarém acolhe o professor de matemática, Renê Pratt, campeão internacional de xadrez. A convite de Frei Rogério Voges, o jogador enfrenta alguns santarenos no Ginásio Dom Amando, dos quais elogia a estratégia de alguns deles: Frei Rodolfo, Tapajós Fernandes e Cherubim Colares.

1955 – No dia 19 de março, os ginásios, colégios e escolas da Prelazia, através de um magnífico desfile de seus alunos, manifestaram sua adesão pública ao Congresso Eucarístico Internacional, que seria realizado no Rio de Janeiro.

1960 – O candidato à Presidência da República, marechal Henrique Teixeira Lott, da coligação PSD-PTB-PR, chega à Santarém, em campanha eleitoral. É recebido pelas autoridades e grande número do povo. Uma recepção com almoço para 150 talheres, é servido na sede do Centro Recreativo para o ilustre candidato.

1981 – No dia 04 de março, o projeto CASULO (foto) completa quatro anos de atuação na cidade de Santarém. Dirigido pela médica nutricionista Clara Brandão, o projeto atendia crianças desnutridas e gestantes da periferia da cidade, contando com núcleos nos bairros de Livramento, Floresta, Caranazal, Interventoria e Santarenzinho (inaugurado em 1981).