sábado, 29 de fevereiro de 2020

Sobre a Igreja Matriz de Monte Alegre (Parte 02)


Por Pe. Sidney Augusto Canto

No dia 14 de agosto de 1784, o Bispo do Pará, Dom Frei Caetano Brandão (vide ilustração abaixo), chega para fazer sua visita pastoral na paróquia de São Francisco de Assis, em Monte Alegre. No entanto, as febres que lhe atacam, o deixam prostrado por muitos dias. No entanto, dele temos o seguinte relato sobre a antiga matriz:

A Igreja é um bom edifício, com assaz espaço, tres altares aceados, muita luz, ornamento sufficiente: em fim tem a limpeza, e decência que convem aos objectos sagrados; o que se deve em grande parte ao zelo do Vigario, sujeito muito hábil e exemplar: toda ela esta cercada de huma varanda muito desabafada, e vistosa.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Sobre a Igreja Matriz de Monte Alegre (Parte 01)


Por Pe. Sidney Augusto Canto

Constituída como Missão Jesuíta, instalada em 08 de dezembro de 1657, a primeira capela do lugar onde hoje se situa a cidade de Monte Alegre foi construída em taipa de mão pelos indígenas, com orientação dos padres fundadores da Missão, os jesuítas Francisco Veloso e Manuel Pires que, ao celebrarem a Festa de Nossa Senhora da Conceição junto aos índios Gurupatuba, dedicaram esta PRIMEIRA IGREJA à proteção da Mãe de Jesus Cristo. Esta pequena capela é visitada pelo padre João Felipe Bettendorf quando de sua passagem por Gurupatuba em 1661. Ao que parece, essa capela não existia mais no ano de 1669, quando o mesmo padre Bettendorf erigiu um cruzeiro como marco da presença cristã entre os indígenas.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Notícias sobre a Casa da Câmara e Cadeia de Óbidos em 1845


Na Villa de Obidos está, começada huma Casa, destinada para a Camara e Cadêa, porem acha-se paralisada por falta de meios. Esta obra teve começo em 1841, e segundo consta da informaçaõ, dada pela Commissaõ, que a Camara nomeou para a examinar, tem cem palmos de frente, cincoenta e cinco de largura, e vinte quatro de altura, é construida de madeira e coberta de telha, dividida em seis Salas, destinadas huma para as Sessoens da Camara, outra para a Secretaria, duas para prisoens de homens e mulheres, huma para a Guarda, e a ultima para a residencia do Carcereiro. Alem da prestaçaõ de dous contos de réis, que já foi concedida para esta obra, a Commissaõ orça e exige mais a quantia de réis 4:500$000, para a conclusaõ della, attenta a carestia dos rnateriaes, e da maõ d'obra. 

Notícia sobre a Igreja Matriz de Óbidos em 1845


A Camara Municipal de Obidos reclama providencias sobre o estado ruinoso da Igreja Matriz da mesma Vila, e pondera que seria conveniente applicar ao reparo della os rendimentos de hum excellente estabelecimento de cacuaes com 15 escravos, que possue a mesma Igreja: com o que muito me confórmo. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Notícia da Câmara Municipal de Monte Alegre em 1880


Em vista do que expoz esta camara de ficar acanhado o quarto, onde deverá funccionar o conselho secreto do jury, do edifício em construcção destinado ao novo paço municipal, foi autorisada a mandar augmentar o commodo do dito quarto até 20 palmos, e despender a quantia de oitenta mil réis.
Com a quantia de 100$000 réis foi augmentada a verba «Eventuaes» do orçamento em vigor.
Não apresentou esta camara o necessario relatorio. 

Notícia da Câmara Municipal de Óbidos em 1880


Foi autorisada a distrahir a quantia de l50$000 réis com a compra de um cofre de ferro.
Não apresentou relatorio que servisse de base á qualquer melhoramento d'aquella municipalidade.  

Notícia da Câmara Municipal de Santarém em 1880


Por portaria de 1º de dezembro ultimo nomeei uma commissão composta do chefe de secção da secretaria da presidencia Marcellino Augusto Lima Barata, do 2 º escripturario do thesouro provincial Leopoldo Alcibiades Ferreira da Motta, Simplicio José Corrêa e Antonio Joaquim de Ramos e Silva, para examinarem, os tres primeiros, a escripturação e o estado do cofre d’esta camara, e da de Alemquer, e o ultimo com os dois primeiros da de Breves.
Não apresentou relatorio expondo as necessidades de seu municipio. 

Notícia da Câmara Municipal de Itaituba em 1880


Esta camara solicita a creação de impostos de 50 réis sobre kilogramma de guaraná exportado e 1$000 por estrada de fabrico de borracha.
A casa em que funcciona é alugada e está estragada. O cemiterio e a matriz necessitam de reparos urgentes pelo seu máo estado.
Pede mais que seja elevada a verba destinada á limpeza das ruas e orçada, a quantia precisa para a illuminação da villa. 

Notícia da Câmara Municipal de Alenquer em 1880


Foi autorisada a augmentar com a quantia de 864$250 rs. o credito consignado á rubrica «Despezas judiciaes, jury, eleições, expediente da camara e custeio da escola nocturna», e com a quantia de 156$174 a verba «Eventuaes».
Tambem não apresentou relatorio. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Sobre o primeiro núcleo colonial dos cearenses em Santarém – 1880


Este nucleo fundado em maio de 1878, está estabelecido em terras do Murutytuba a 12 e meio kilometros de Santarem.
Entre todos os nucleos da provincia foi aquele para o qual foram enviados em menor numero os retirantes cearenses.
O seu primeiro director o dr. Adriano Xavier de Oliveira Pimentel, bem como o seu successor João Antonio Luiz Coelho, deram-lhe desde o principio uma feliz direcção, tratando immediatamente do serviço de preparar e distribuir lotes aos retirantes, conseguiram que de 278 pessoas que para aquelle nucleo foram remettidas em julho de 1879, já estivessem emancipadas 86, e sendo ainda collocadas posteriormente outras em circumstancias de o ser, até que em 31 de outubro de 1879 foram suspendidos todos os recursos que o governo dava á colonia.

Obras na Matriz de Santarém em 1880


Tendo sido orçadas todas as obras de que carecia a igreja matriz de Santarem, sendo a sua importancia de cerca de 20 contos, mandei orçar as mais urgentes para a conservação d'aquelle edifício pelo engenheiro João Antonio Luiz Coelho, e sendo o valor deste ultimo orçamento de 9:978$249 réis, postas as obras em arrematação, e não apparecendo proponente algum, de accordo com o parecer do thesouro, nomeei, em 11 de setembro ultimo, uma commissão composta do reverendo arcediago dr. José Gregorio Coelho, coronel João Severiano de Miranda e cidadão Antonio Joaquim Rodrigues dos Santos, para se incumbir da administração dos trabalhos, ficando a inspecção technica a cargo do referido engenheiro João Antonio Luiz Coelho; sem que por este trabalho percebesse retribuição alguma.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Um crime no Tapará, em Santarém – 1850


Havendo o Delegado de Policia de Santarem participado, que no dia 18 de Julho fora assaltada por oito escravos fugidos a Canôa de Ignacio Jose de Sonza na bôca do Rio Tapará, vindo a falecer hum indio que fora ferido, baldando-se as deligencias que se fizeraõ para a captura dos agressores, mandei pôr á dispoziçaõ do referido Delegado, pela Collectoría daquella Cidade, a quantia de 200$ [duzentos mil] réis para despezas com a captura desses, e outros escravos fugidos. 

Situação da Saúde no Tapajós em 1850

Cabe aquí mencionar, que por participações recebidas do Commandante Militar de Santarem, e do Missionado do rio Tapajós ou rio Preto, datadas do mêz de Junho deste anno, constou alí grassar uma epidemia de febres, que tem produzido grande mortandade nos Indios das tres Missões de Cury, Santa Cruz, Ixituba, e no posto Militar de Itaituba. Pela Presidencia se ordenou já a remessa de medicamentos e de dinheiro para dietas, e até para mantimentos, pois no estado desgraçado d’aquellas povoações, a epidemia trouxe como consequencia a fome.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Situação da Vila de Tapajós (Santarém) em 1840


Tapajoz necessita reparar a sua Igreja Matriz: ella foi erecta com esmollas dos fieis, porem hoje suas contribuiçoens naõ podem chegar para os indispensaveis concertos. Essa importante Villa exige uma Casa de Camara e uma Cadeia. Alli bebe-se agua insalubre por falta de poços, ou chafarizes, e a construcçaõ de um Cimiterio constitue uma de suas primeiras necessidades. A sua Camara pede, que se extenda áos fasendeiros de seo municipio a disposiçaõ da Lei n.° 19.

Sobre a Comarca do Baixo Amazonas – 1840


O actual Juiz de Direito do Baixo Amazonas, o Doutor José Bernardo de Layolla tem cumprido satisfactoriamente os seos deveres, e acha-se bem conceituado na Comarca. Abrio já o Jury em Tapajós, em Pauxis, e Macapá, sendo para notar, que nos ultimos Termos ainda tambem naõ havia sido nesse ponto executado o Codigo do Processo.

Sobre a extração da Borracha em 1870


Em certos mezes do anno despovoam-se as Villas e Cidades do interior; não só os homens, mas tambem as mulheres e meninos de todas as idades affluem para os seringaes, onde ficam entregues a si proprios sem policia para contel-os, e prevenir ou reprimir os crimes. Ahi, n'esses grandes ajuntamentos, haveria á receiar-se a priori o effeito da ambição, que naturalmente se desenvolve na extracção da borracha, regulada pela Lei cio primeiro occupante: faz-se uzo immoderado de bebidas espirituosas, que os regatões conduzem em suas canôas-tavernas: ha sempre divertimentos, que elles procuram como meio de vender ou permutar os seus generos pela borracha, que se está fabricando; e apezar de tantos incitamentos para a desordem, o facto é que o povo conserva-se pacifico!

Sobre a navegação a vapor dos rios Tapajós e Jamundá – 1870


A lei n. 613 de 21 de outubro de 1869 determinou nos artigos 35 e 36 que, á contar do 1º de janeiro de 1871 em diante, ficasse rescindido o contracto, firmado com a companhia do Amazonas, em 8 de abril de 1867, para a navegação a vapôr entre Belem e Obidos, e que a presidencia contratasse duas linhas distinctas, comprehendendo a primeira aquella mesma navegação com a addição de Alemquer no numero de suas escalas; e a segunda a de Santarem ao districto de Faro, no rio Jamundá, e Itaituba no baixo Tapajós.

Construção da Escola São Francisco na década de 1960



Nestas quatro fotografias podemos ver alguns aspectos registrados da construção do atual prédio da Escola São Francisco, em Santarém. Uma obra realizada pelo então responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Frei Vianney Miller, OFM.

Imagens do Seminário São Pio X na década de 1960



Algumas fotografias do prédio do Seminário São Pio X, pouco antes de sua inauguração, em 1962. Obra iniciada por Dom Floriano Loewenau e levada adiante e concluída pelo seu sucessor, Dom Tiago Ryan.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Antigos Petróglifos do Tapajós



As fotos abaixo ilustram alguns petróglifos existentes na região do Alto Tapajós. Elas são da década de 1950 e se encontravam em terras então ocupadas pelos indígenas Mundurucus. Henri Coudreu não teve oportunidade de vê-las, mas as localizou como existentes nas campinas dos Mundurucus “entre a antiga Acupari e a primitiva maloca de Decodema”. O autor das fotos, para destacar, colocou uma substancia branca (talvez giz ou calcário) para destacar os desenhos conforme podemos ver e comparar nas duas últimas fotos.







Notícias da Câmara Municipal de Alenquer – 1870


As necessidades mais urgentes desse municipio, segundo representa a mesma camara, são:
1ª. Construcção de urna capella no cemiterio publico.
2ª. Construcçào de uma cadeia.
3ª. Finalmente, conclusão da obra da igreja matriz.
Achando-me autorisado para contratar uma linha de vapôres que tocasse no porto dessa villa, pelo menos uma vez no mez, em data de 23 de abril do corrente anno firmei esse contracto, que começou a vigorar no 1º deste mez, com o gerente da companhia do Amazonas.

Notícias da Câmara Municipal de Vila Franca – 1870


Segundo consta da representação feita pela camara municipal d'essa villa, é de indeclinavel necessidade autorisar- se:
1.° A conclusão das obras da nova igreja que tem de substituir a antiga matriz.
2.° A conclusão do edificio que se acha começado, e destinado á casa da camara e cadeia.

Notícias da Câmara Municipal de Monte Alegre – 1870


As necessidades mais urgentes d'esse municipio, e para as quaes a respectiva camara pede providencias, são:
1ª. Um auxilio de 2:000$000 para a construcção do edificio destinado á casa da camara.
2ª. Construcção de uma capella no cemiterio publico d'aquella villa.

Ocorrências do Ensino Público Primário no Baixo Amazonas – 1870


Nomeações
Foram nomeados: D. Maria Magdalena de Pina Printes, para Obidos; José Silvestre Martins Mascarenhas, para Obidos. Todos estes Provimentos (...), forão dados em consequencia de terem os nomeados exhibido, em concurso, provas das habilitações exigidas para o magisterio.

Remoções.
Soffreram-nas: João Manoel Vicente de Leão, de Aveiros para S. Domingos; Theodoro Emilio Soares d'Araujo, de Mazagão para a Prainha; (...) foram á pedido dos removidos, ou com accordo e acquiescencia, d'elles. 

Câmara Municipal referenda doação do Colégio Rodrigues dos Santos


Decreto doando ao Governo do Estado o prédio do Colégio Comercial do Baixo Amazonas Rodrigues dos Santos.
Em reunião extraordinária que durou 2,45 horas a Câmara Municipal de Vereadores de Santarém, em a tarde de 11 de fevereiro do corrente, data que ficará gravada nos anais do colégio, referendou o Decreto número quatro, de 28 de janeiro de 1967, de autoria do Dr. Everaldo de Sousa Martins, doando o prédio do Colégio Comercial do Baixo Amazonas Rodrigues dos Santos ao Governo do Estado para que este passe a mantê-lo, através da Fundação Educacional. À reunião estiveram presentes os seguintes vereadores da ARENA: Jerônimo Diniz, Fábio Lima, Francisco Firmino, Luiz Gonzaga, Manoel Mota, Raimundo Nonato e Elinaldo Barbosa dos Santos; pelo MDB: João Menezes e Ronan Liberal; na presidência dos trabalhos o sr. Joaquim Martins, vice-prefeito e presidente da Casa.

Modificações no SESP


Conforme declarações do diretor do SESP, dr. Corinto Silva, à Rádio Educadora, os serviços dessa organização vão sofrer grandes modificações a partir de 01 de março do corrente.
Todas as consultas, exames, intervenções, etc., serão remuneradas, somente terão gratuidade as pessoas comprovadamente pobres, que, ainda assim, não receberão medicamentos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Situação da saúde pública em Santarém no ano de 1863


A cidade de Santarém não é em si mesma tão insalubre como parece. Todavia é de summa conveniencia melhorar as condições do abastecimento da agoa potavel. A agoa, de que se faz uso constante n'aquella cidade, é a do rio Tapajoz. No tempo da vasante ella é pura e cristalina; logo porém que a enchente começa, torna-se impura, e impregnada sempre de substancias organicas em decomposiçaõ.
As aguas trazidas muitas vezes de rios, reconhecidamente pestiferos, e de innurneros lagos infectos, fazem que a agua do rio Tapajoz se torne em certas épocas um agente deleterio, e jamais possa ser considerada potavel.
E com tudo é esta a agua de que fazem uso geralmente os habitantes de Santarem.
Nas immediações d'aquella cidade lugares ha, onde as intermittentes fazem horrorosos estragos. Maicá, Urumanduba, Diamantina, Retiro, Tiningú, e Murumurutuba saõ as localidades habitadas, onde a morte parece que assentou seu grande laboratorio!

Situação da Saúde Pública na cidade de Óbidos em 1863


A cidade de Obidos assentada sobre um outeiro bastante elevado, exposta á livre corrente das brisas em todas as direcções, parece que devia ser um dos pontos de maior salubridade em toda o valle do Amazonas.
Que assim fôra em tempos idos asseveraõ os mais antigos moradores d'aquella localidade. A obstrucçaõ, porém, dos grandes lagos Carauá e Juncal, que lhe ficaõ do lado do nascente, deo lugar a que em certas épocas do anno soffraõ seus habitantes as febres intermittentes, e outras enfermidades resultantes dos miasmas paludosos, produzidos pelos vegetaes em putrefaçaõ, que se agglomeraõ no seio das aguas estagnadas.

Situação da saúde pública em Prainha no ano de 1863


A freguesia da Prainha está exposta aos mesmos males pela proximidade em que está de um grande pantano, que orla as margens do igarapé, que desagua no Amazonas pouco acima do porto.
Circundando quasi toda a povoaçaõ, recebe em seu seio as folhas e fructos de diversas arvores que por elle crescem.
Estes focos miasmaticos encerraõ certamente as febres de máo caracter, que ali quasi todos os annos se observaõ. 

Chegada do maquinário do 8º BEC



As primeiras máquinas do 8º Batalhão de Engenharia e Construção chegaram à Santarém por via aérea. Foram desembarcadas no antigo Aeroporto Municipal de Santarém. Serviram para a abertura da Estrada BR 163, ligando Santarém a Cuiabá. Acervo familiar de Hélcio Amaral.

Um relógio para a Praça



Colocação do antigo relógio na então chamada “Praça do Relógio”, em frente do Mercado Municipal. Hoje a praça não existe mais. Foi transformada em um espaço comercial. Acervo familiar de Hélcio Amaral.

Congregação Mariana em Alenquer



Uma fotografia da década de 1930, registrando a presença da Congregação Mariana de Alenquer em um dia festivo. Na foto aparecem alguns frades franciscanos, entre os quais Frei Ambrósio Philipsemburg, grande incentivador dos Marianos em nossa região. Acervo familiar de Everaldo Martins.

Inauguração da Rádio Rural de Santarém



Registro da presença de Bispos e outras personalidades presentes por ocasião da inauguração da Rádio Rural de Santarém. A iniciativa de inaugurar a Rádio foi do então Bispo Prelado, Dom Tiago Ryan.