quinta-feira, 30 de julho de 2020

A Santa Missão Popular em Monte Alegre – 1951


O povo católico de Monte Alegre, ainda guarda bem viva, a lembrança dos felizes e saudosos dias da Santa Missão, pregada de modo tão brilhante pelos abnegados franciscanos Frei Marcos e Frei Cornélio, de 15 a 22 de julho próximo findo.
Confesso, sinceramente, não ter assistido ainda um movimento católico de tamanha envergadura e proporção, como o que me foi dado ver naqueles abençoados dias, que inegavelmente ficaram gravados com letras de ouro nos anais históricos desta cidade.
As procissões das penitências, as projeções dos instrutivos quadros luminosos, as Santas Missas e pregações, todas concorridíssimas, foram realmente uma demonstração bem patente do espírito religioso da população deste Município. Grande foi o número de fiéis que receberam Jesus Hóstia.

Curso Pedagógico Feminino em Santarém – 1951


Vai abrir-se no Ginásio Santa Clara, desta cidade, no começo do próximo ano letivo, um “CURSO PEDAGÓGICO”, de que Santarém, cidade de 15.000 habitantes, em vertiginosa marcha de progresso, estava ainda a ressentir-se. A finalidade deste novo curso é formar Professoras Estaduais competentes, tanto no ponto de vista das matérias que vão ensinar, como, sobretudo, no ponto de vista religioso, moral e cívico, para que cada uma dessas Professoras, contribuindo para o progresso intelectual dos alunos, não deixe de formar em cada um deles o verdadeiro cristão, o verdadeiro homem de caráter, o verdadeiro cidadão e patriota, para o bem estar da sociedade e o grandeza moral da nossa Pátria, requisitos de que tanto carecemos, particularmente nestes dias de ambiente materialista que atravessamos.

O primeiro ano da Comissão de Saneamento Rural de Santarém – 1924


A 18 de julho do corrente completou um ano que aportou a esta cidade a Comissão de Saneamento Rural. Veio chefiada pelo ilmo. Sr. Dr. Heraclydes Souza Araújo, tendo como auxiliares: Manoel Arantes Júnior, microscopista; Antônio Rodrigues Nunes, guarda de 2ª classe; Antônio Amorim, Manoel Pinto, idem de 3ª classe e a enfermeira Rosenda Barata.
Os quatro últimos ainda se acham entre nós, no desempenho de sua missão, servindo a contento geral.

A Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santarém – 1941


No próximo dia 24 de julho fluente, terá início, na Catedral, a festa anual em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, promovida pela respectiva Arquiconfraria desta cidade, que muito se vem esforçando para que as homenagens, no corrente ano, à Excelsa Rainha dos Céus, sob aquela invocação, tenham o máximo brilhantismo.
No dia 27 de julho, domingo, haverá missa solene, às 8 horas, e procissão, à tarde, encerrando-se a festa com a benção do SS. Sacramento.

terça-feira, 28 de julho de 2020

A inauguração da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida – 1949


A Congregação Mariana tem a grande satisfação de convidar todos os católicos desta cidade para assistirem amanhã (16 de janeiro), às 16 horas, a inauguração do seu 3º Centro Catequético, que sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida será instalada no início da Estrada de Rodagem, num grande Barracão gentilmente cedido pelo sr. Braulio Silva.
É indispensável a presença de todos os marianos santarenenses às solenidades.

A subvenção da “Sociedade Musical de Santarém” – 1949


O projeto, apresentado à Câmara Municipal de Santarém, pelo prefeito Adherbal Corrêa teve um rápido andamento, merecendo, quando em trânsito por essa Casa, encomiásticas referências por parte dos senhores vereadores, muitos dos quais são membros dessa Sociedade que congrega bom número de sócios. Tão logo chegou às mãos do chefe do executivo santarense foi ele assinado, atendendo dessa forma, a uma justa aspiração dos dirigentes e sócios da “Sociedade Musical de Santarém” que, por sua vez, tudo tem feito, no curto espaço de atividades, para o engrandecimento da nossa terra.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Campanha em favor dos uniformes dos alunos pobres – 1948


O professorado do Grupo Escolar empreende neste momento uma campanha, pela qual, está dispendendo o máximo de seus esforços com o sentido único de beneficiar a juventude desfavorecida da fortuna e cuja renda será revertida em uniformes, para que a garotada do G. E. S. possa apresentar-se condignamente nos festejos do Centenário de Santarém.

Sobre obras no aeroporto de Santarém em 1948


Para conhecimento geral e a quem interessar possa:
Ministério da Aeronáutica, Diretoria de Engenharia, Fiscal de Obras do Aeroporto de Santarém, leva ao conhecimento geral por motivo dos prejuízos provocados nesta obra o seguinte:
1. Será MORTO qualquer animal encontrado dentro da cerca perimetral deste Aeroporto a partir do dia 05 (cinco) de julho de 1948.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Duas fotos do Coral da Catedral de Óbidos



Acima temos um registro da inauguração do Harmônio da Catedral de Óbidos, instrumento doado pelo frade franciscano Frei Prudêncio Kalinowski, OFM (que aparece nas duas fotos). Abaixo uma foto do Coral com sua veste de gala, como se apresentava durante as festividades solenes da Catedral, durante a década de 1960. Fotos cedidas ao blog pela amiga “Ida” Marinho.

Primeira Comunhão em Óbidos na década de 1960



Fotografia de uma turma de primeira comunhão da paróquia de Santa Ana, em Óbidos, na década de 1960. Ao centro pode-se ver o frade franciscano, Frei Prudêncio Kalinowski, OFM. Foto cedida ao blog pela amiga “Ida” Marinho.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Imagens de lazer em Santarém na década de 1930



Publicação extraída da revista “A Semana”, em uma edição de 1939, mostrando o lazer de pessoas da sociedade santarena.

Memória da Propaganda: Nova loja Sandiesel – 1978



Propaganda da inauguração da nova loja da Santarém Auto Diesel Ltda – Sandiesel, revendedor da marca Mercedes-Benz, ocorrido em 27 de outubro de 1978.

Cinema Olimpia na década de 1960



Imagem do Cinema que, na década de 1960, era propriedade do sr. Manoel Loureiro, lugar de grandes exibições de filmes em Santarém por vários anos, até a década de 1980, aqui com sua fachada característica antes de ser reformado após um incêndio. Foto cedida ao blog por Eunice Corrêa.

domingo, 19 de julho de 2020

Uma viagem pelo Alto Tapajós



Nestas três fotografias feitas pelo fotógrafo santareno Apolônio Fona podemos apreciar uma viagem pelo rio Tapajós em direção à Missão de São Francisco do Cururu, no início da década de 1930.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Uma conferência saúde em Santarém – 1923


Perante seleta e regular assistência, o dr. H. C. de Sousa Araújo, ilustre chefe da Profilaxia Rural do Pará, realizou, quinta-feira à noite, nos salões do “Tapajós Yole Club”, uma conferência sobre assuntos sanitários e profiláticos, ilustrada com projeções luminosas.
Nítida e claramente explicadas, as lições do ilustre conferencista foram grandemente apreciadas e perfeitamente compreendidas pelo auditório que lhe não regateou aplausos.

Festa de Nossa Senhora de Nazaré em Curuai – 1923


Desde o dia 26 do fluente que a pitoresca Vila do Curuay vem prestando sua homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, sua augusta padroeira.
A concorrida festividade religiosa, que ali se realiza anualmente, atrai muitos forasteiros, não só deste como dos vizinhos municípios, dando assim um movimentado aspecto à bela localidade do Lago Grande.
O dia da festa será a 05 de agosto próximo, augurando-se inusitado brilhantismo nas cerimônias do ritual.

Campanha contra os cães hidrófobos em 1923


Devido a se ter verificado o reaparecimento de cães atacados por hidrofobia, o médico municipal dr. Theodorico Macedo, está providenciando no sentido de evitar que a cidade fique infestada desses animais doentes.
A população de Santarém está na obrigação de coadjuvar o médico municipal para que não se reproduzam casos outros como o que vitimou uma infeliz criança.
Guerra aos cães deve ser a divisa de todos.

O óbolo dos pobres em 1923


No Mercado Municipal e na mercearia “O Ponto”, de A. de Souza, respectivamente serão distribuídos 100 quilos de carne verde e outros tantos de farinha aos pobres que, amanhã pela manhã, ali se apresentarem munidos dos competentes vales.
O óbolo em questão é o produto do espetáculo realizado no “Theatro Victoria” pelo cavalheiro sr. R. de Paula Barros, distinto amador de prestidigitação que esteve entre nós.

Festa de Santa Ana em Arapixuna – 1923


Como acontece nos demais anos, iniciou-se a 19 de julho corrente a Festividade de Santa Ana, no povoado Arapixuna, devendo encerrar-se a 29, com toda a pompa.
São juízes da Festa os senhores Antônio Vieira de Menezes e d. Maria Vieira da Motta de Siqueira.

Notícias teatrais em 1923


Há dias encontram-se nesta cidade os artistas Silva Sanches e Douglas Harris, que vem fazendo uma tournée pelo norte do Brasil.
Quinta-feira deram os referidos artistas o seu primeiro espetáculo, no “Theatro Victoria”. Pesar da deficiência e impropriedade do cenário o espetáculo esteve deveras atraente e nele teve Silva Sanches mais uma oportunidade para reafirmar os seus dotes de verdadeiro artista ao lado do inteligente e gracioso atorzinho Douglas Harris.

domingo, 12 de julho de 2020

Dom Tiago Ryan – 18 anos de saudade!


O blog faz homenagem ao último Prelado de Santarém e primeiro Bispo Diocesano, o sacerdote franciscano, James Michael Ryan, entre nós conhecido como Dom Tiago. Apesar de nascer nos Estados Unidos, Dom Tiago era um santareno de coração e por homenagem da Câmara Municipal, que lhe concedeu o título de cidadão santareno. Dom Tiago ainda está presente na vida e na memória da história da Igreja em Santarém. Nesse sentido, vamos recordar sete cenas da vida deste nosso querido pastor...

sexta-feira, 10 de julho de 2020

O novo Juiz de Direito de Santarém – 1927


Por ato do sr. Dr. Governador do Estado, de 05 de julho do corrente, foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito desta comarca o sr. dr. Alcebíades Buarque de Lima, que vinha exercendo idêntico cargo em Porto de Móz.
Melhor não poderia ser a escolha do sr. Dr. Governador, pois, magistrado reto, com uma fé de ofício que o recomenda entre os nossos mais conspícuos executores de leis, o dr. Buarque de Lima é o juiz que devíamos esperar para a nossa comarca, certos de que tem a Justiça em s. ex. um dos seus mais egrégios sacerdotes.

Notícias esportivas em 1927


União X Santa Cruz
No jogo realizado domingo, 05 de junho, entre estes dois clubes locais, foi derrotado o Santa Cruz, pelo score de 2X1.
A luta que foi empolgante e com lances de sensação, teve a dirigi-la o sr. Eduardo Menezes, o “Tarugo”, do esporte belenense.
Pela primeira vez, desde a sua fundação, há quase um ano, foi o Santa Cruz abatido na luta do pébola. A má sorte, falta de treino e desorganização da sua primeira linha, ocasionaram o fracasso do ex-campeão.

Nota oficial da Capitania do Porto em Santarém – 1927


De ordem do exmo. Sr. Capitão dos Portos, de acordo com o artigo 94, e revigorado pelo artigo 163, II, do capítulo II, da Lei da Pesca, que baixou com o Decreto 16.194, de 25 de outubro de 1923, fica proibida a pesca da espécie Testudo (tartaruga, tracajá, etc.), nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro e, ipso facto, extração dos ovos.
O contraventor incorrerá na multa de 30$ a 50$000 réis.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Turma concluinte do Grupo Escolar de Santarém – 1936



Imagem da turma concluinte do Grupo Escolar de Santarém (atual Escola Frei Ambrósio), com o antigo uniforme da instituição de ensino mais antigo em funcionamento na cidade de Santarém. Ao centro da foto (de vestido branco) podemos ver a jovem professora daquele educandário, Alzira Figueira, santarena, filha do construtor naval Raymundo Figueira, paraninfa da turma.

Inauguração da Rádio Rural de Santarém em 1964



Nestas sete imagens apresentamos alguns momentos da inauguração da Rádio Rural de Santarém, no dia 05 de julho de 1964, que contou com a presença de diversas autoridades civis e eclesiásticas.