Membros da Comissão de limites entre o Pará e Amazonas, entre os quais o engenheiro Palma Muniz, juntamente com militares da Guarnição de Óbidos, em visita à bateria da Serra da Escama em 1925. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Membros da Comissão de limites entre o Pará e Amazonas, entre os quais o engenheiro Palma Muniz, juntamente com militares da Guarnição de Óbidos, em visita à bateria da Serra da Escama em 1925. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Membros da Comissão de limites, aguardando a visita de vistoria entre os limites do Pará e Amazonas, na cidade de Óbidos. Na foto, entre outros estão Palma Muniz, Avertano Rocha, Dr. Paulo Pinheiro e Comandante Aguinaldo. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Esta foto registra o momento do regresso da equipe de delimitação de limites entre os municípios de Óbidos e Alenquer, em 1922. Pode-se ver, na embarcação, os senhores Palma Muniz, A. Simões e F. Miléo. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Registro da primeira audiência da vistoria dos limites entre Pará e Amazonas, realizado em Juruti Novo (atual cidade de Juruti) com a participação dos membros representantes dos dois Estados, entre os quais o intendente de Juruty, coronel Amaral, do juiz federal Motta, dr. Avertano Rocha e Palma Muniz. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Registro da chegada da Comissão de Limites do Pará-Amazonas em Juruti-Novo (atual cidade de Juruti), no dia 14 de dezembro de 1925. Juruti, no Estado do Pará, faz fronteira com o vizinho Estado amazonense. Na foto, entre outros, o engenheiro Palma Muniz. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Vista da cachoeira de Santo Antônio no período da estiagem, registro feito durante a viagem de Palma Muniz ao rio Jary (ou Jari), no ano de 1925. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Registro fotográfico feito no leito seco do alto Rio Cajary, durante o registro da delimitação entre Almeirim (Pará) e Mazagão (Amapá), no ano de 1923. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Lista dos candidatos para o cargo de Promotor Público da Vila de Pauxis (Óbidos), apresentada pela Câmara Municipal ao Presidente da Província, sendo eles: Manoel da Gama Bentes, Silvestre José Rodrigues de Souza e Antônio Joaquim de Andrade. Lista elaborada em 09 de julho de 1839. Acervo do Arquivo Público do Pará.
Lista dos candidatos para o cargo de Juiz dos Órfãos da Vila de Pauxis (Óbidos), apresentada pela Câmara Municipal ao Presidente da Província, sendo eles: João da Gama Lobo Bentes, Martinho da Fonseca e Seixas e Manuel Pedro Vieira. Lista elaborada em 09 de julho de 1839. Acervo do Arquivo Público do Pará.
Lista dos candidatos para o cargo de Juiz Municipal da Vila de Pauxis (Óbidos), apresentada pela Câmara Municipal ao Presidente da Província, sendo eles: Felisberto José Tavares, Pedro Marinho de Vasconcellos e José Pedro Batista. Lista elaborada em 09 de julho de 1839. Acervo do Arquivo Público do Pará.
Ofício da Câmara Municipal de Pauxis (Óbidos), dirigido ao Presidente da Província, datado de 10 de julho de 1839, informando que a mesma Câmara recebeu o “Manual do Agricultor”, que tem facilitado a vida dos lavradores que o tem consultado. Acervo do Arquivo Público do Pará.
Ofício da Câmara Municipal de Pauxis (Óbidos) dirigido ao Presidente da Província, datado de 08 de outubro de 1839, informando que nada houve que fosse necessário levar ao conhecimento do governo da Província durante a quarta sessão anual da Câmara que foi encerrado. Acervo do Arquivo Público do Pará.
Frade franciscano procedendo à Benção do Santíssimo Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Momento em que a Procissão do Corpo de Deus chega à Capela da Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Registro de um momento de oração dos indígenas Mundurucu na Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Registro de uma obra de construção feita pelos indígenas Mundurucu na Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Uma senhora da etnia Mundurucu recebendo cuidados médicos na Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Um grupo de meninas Mundurucu em possível atividade recreativa, na Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Grupo de mulheres Mundurucu caminhando pela Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.
Momento em que um grupo de curumins da etnia Mundurucu posa para uma foto, junto com uma das religiosas na Missão de São Francisco do Cururu, em fins da década de 1950.