sexta-feira, 19 de maio de 2023

Os primeiros juízes da Comarca de Santarém

 


No ensejo das comemorações da adesão do Pará ao Império do Brasil, o Conselho da Província do Grão-Pará criou, em 12 de outubro de 1823, uma comarca com sede na então Vila de Santarém. O objetivo era conter as recentes crises e revoltas que antecederam a adesão do Pará à Independência do Brasil. Este ato, logo em seguida, seria invalidado, pois se entendeu posteriormente que tal comarca só poderia ser criada com consentimento da Assembleia do Império. Ao longo de uma década, se esperou a criação da comarca. O que viria acontecer, de fato, após a realização da Sessão Ordinária do Conselho de Governo da Província. Foi então que, no dia 21 de maio de 1833 é criada a Comarca de Santarém, abrangendo toda a região do Baixo Amazonas paraense.

Criada a comarca, não terminaram os problemas para que ela viesse a ser provida de um juiz que lhe desse pleno vigor no anseio de defender a justiça. Vejamos alguns desses problemas.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Parte da cidade de Santarém em 1953

 


Visão do casario das ruas João Pessoa (atual Lameira Bittencourt) e Adriano Pimentel, tendo ao fundo o Morro da Fortaleza com o Grupo Escolar Frei Ambrósio, durante a enchente do ano de 1953.

Orla de Santarém em 1953

 


Visão da orla da cidade de Santarém, em frente da Catedral, durante a enchente de 1953. Em destaque o “Tapajós Bar” e, logo atrás, a antiga Usina de Eletricidade.

Vista aérea de Santarém 1953

 


Vista aérea da cidade de Santarém (parcialmente) em fotografia tirada no dia 22 de julho de 1953, ano da grande enchente. Em destaque, o Grupo Escolar Frei Ambrósio e, mais ao longe, a “Ponta Negra”.

Santarém na enchente de 1953

 


Cena da cidade de Santarém durante a grande enchente do ano de 1953. Os barcos atracavam na rua, dominada não pelos automóveis de hoje, mas pelas carroças e carros de boi.