segunda-feira, 15 de julho de 2024

A primeira festa do bairro do Santíssimo Sacramento

 

Encerraram-se brilhantemente, a 1º deste mês as festas com que a Igreja Católica de Santarém, em adesão ao Congresso Eucarístico realizado no Rio de Janeiro, homenageou a Pátria Brasileira por motivo do Centenário.

Desde a noite de 24 de setembro até a de 30 do mesmo mês, em confortável LATADA (grifo meu) armada à Avenida Mendonça Furtado, no pitoresco bairro da Prainha, houve ladainha com Benção do Santíssimo Sacramento e prédica. Na manhã de 1º (de outubro), perante numerosa assistência, teve lugar a missa na elegante capela de São Sebastião, e a tarde a deslumbrante procissão fluvial que em todos produziu a mais agradável impressão.

domingo, 14 de julho de 2024

Histórias e memórias do carnaval em Santarém


Santarém, assim como muitas outras cidades do Pará, possui uma rica história e cultura. Essa histórica vem desde o passado imemorial, com a ocupação deste território pelos povos indígenas que deixaram, entre outras coisas, um especial apreço pelas festas e por momentos festivos da comunidade. A eles se somou a colaboração cultura das culturas europeia e africana que fizeram nascer a cultura amazônica que podemos vivenciar em nossos dias.

Instrução Pública no Baixo Amazonas e Tapajós

 


Esta obra é fruto da pesquisa de Mestrado transformada em Dissertação e que agora é apresentada como livro para aqueles que buscam conhecer o processo de implantação das primeiras escolas públicas no interior da Província do Grão-Pará durante o regime imperial, no século XIX. Destaque para os problemas e dificuldades enfrentadas para a implantação das primeiras escolas nas cidades e vilas da atual região do oeste paraense.

Alter do Chão e Sairé: contribuições para a história

 


Esta segunda edição (a primeira foi em 2014) vem acrescida de correções necessárias e também de muitos acréscimos a partir de novas pesquisas e informações alcançadas desde a primeira edição. O autor faz um breve levantamento histórico da Vila de Alter do Chão e da sua maior manifestação cultural e folclórica da atualidade: o Sairé.