sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Isto foi notícia: O Cinema em Alenquer

Abaixo transcrevemos uma notícia interessante sobre o Cinema em Alenquer, publicada no Jornal de Santarém em 28 de janeiro de 1956. Empreendimento do senhor José Jorge Hage, além de cinema o Ideal também era um teatro onde os alenquerenses apresentavam seus dotes nas dramatizações artísticas.


Temos a honra de registrar nestas colunas a informação que nos acaba de chegar da vizinha cidade de Alenquer, quanto a grandiosa inauguração que lá se realizará Domingo, 29, do novo, moderníssimo e confortável – Cine Teatro Ideal – da Empresa Simões Hage, de propriedade do casal Dr. José Jorge Hage e sua exma. esposa D. Ana Simões Hage.
O dr. José Hage que é irmão do nosso benquisto comerciante e grande industrial, sr. Elias Hage, teve a gentileza de convidar-nos para essa festa que bem justifica a alegria que se lhe antecipa.
Deste modo é prazeroso para nós apresentarmos alguns dados que ilustram o que é o novo Cine Teatro Ideal de Alenquer.
Possui essa casa de espetáculos que sem favor algum podemos considerar uma das melhores da Amazônia:
Um moderno prédio situado à Rua 1º de Maio, bem no coração da cidade, dispondo internamente de uma lindíssima sala de espera com 4 metros de comprimento, um confortável salão de projeção otimamente mobiliado e amplo, medindo 28 metros de extensão, um palco riquíssimo com moderníssimas cortinas de boca, e cenários suntuosos executados pelo pintor-arquiteto sr. Raimundo Dantas, um dos mais prodigiosos alunos do conhecido professor João Fona, em cujo palco bastante grande se poderão apresentar grandes companhias de Teatro e Revista. É ainda dotado o prédio de um pavimento balcão para as frisas de luxo que permite ao espectador localização privilegiada para assistir aos espetáculos. Sua aparelhagem cinematográfica de reputadas marcas, permitem uma esplêndida nitidez com sonoridade absoluta, e funcionam em cabine própria de concreto armado. O salão de projeção é acabado artisticamente e dispõe de iluminação indireta e luzes difusas em todo o sentido.
Não satisfeito ainda o dinâmico dr. José Hage, mandou confeccionar na parte posterior do edifício, luxuoso apartamento com 2 pavimentos para a residência dos Artistas do Teatro Nacional que visitem Alenquer, e também os convidados de honra do Cine Teatro Ideal.
É justo mencionar ainda que esse empreendimento da Empresa Simões Hage teve a felicidade de contar com um projeto de construção e ambientação interna executado pelo competente engenheiro gaúcho dr. Aloisio Andrade, cujo engenheiro não rejeitou esforços em empregar todos os seus méritos arquitetônicos e finíssimo gosto artístico.
A execução dessa obra coube a competentes operários alenquerenses que no afã de dotar Alenquer de um grande melhoramento, tudo fizeram com desvelo e insuperável acabamento .
São eles: Construtores – Manoel José Nina, Raimundo Rodrigues Viana e Antônio Lisboa Pereira, auxiliados pelos seguintes mestres: João Lisboa Pereira, Sebastião Martins, Benedito Batista, Ludico e outros.
A parte elétrica assim como a iluminação ficou a cargo do eletricista-técnico Raimundo Bezerra.
Cumpre ressaltar ainda que a Empresa Simões Hage conta com a decidida colaboração de sua auxiliar-gerente srta. Maria do Carmo Sousa, elemento de escol da sociedade alenquerense onde desfruta de grande prestígio, e de cuja competência muito contribuiu para a realização do novo empreendimento.
Assim pois está de parabéns o povo de Alenquer que, mais uma vez recebe a prova inequívoca do comprovado amor que a essa terra dedica o espírito empreendedor do nosso amigo dr. José Hage.

Este Jornal se associa prazerosamente à alegria que com justiça se faz possuidor o nobre povo Alenquerense e os mui dignos proprietários do Cine Teatro Ideal a quem argura muitas felicidades e uma proveitosa recompensa do extraordinário esforço dispendido. Lá estaremos para as festas inaugurais que contarão com números de palco por artistas alenquerenses e na tela o maravilhosos super-filme SEMPRE NO MEU CORAÇÃO”.

Um comentário: