sexta-feira, 30 de julho de 2021

Visita de Getúlio Vargas a Santarém

 


Momento em que o Presidente da República, Getúlio Vargas, fala ao povo santareno, da escadaria da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no ano de 1940. Sua parada em Santarém se motivou principalmente pela curiosidade pessoal do presidente em conhecer a imagem de Jesus Crucificado, doada à igreja da cidade pelo cientista Carlos Frederico Felipe “Von Martius”. Foto do acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Construção de Fordlândia – 1929

 


Vista parcial de Fordlândia, nas margens do rio Tapajós, quando do andamento de sua construção, no ano de 1929, ocasião da visita do marechal Cândido Rondon. Pode-se ver a antiga usina de energia e parte das casas utilizadas pelos norte-americanos. Foto do acervo da Biblioteca Nacional.

Marechal Rondon em Fordlândia – 1929

 


Visita do Marechal Cândido Rondon à Boa Vista do Tapajós, onde o norte-americano Henry Ford construía o seu projeto de plantação de seringueiras para produção de borracha natural, no ano de 1929, no local próximo onde foi construído o hospital, podendo-se ver o campo de futebol. Foto do acervo da Biblioteca Nacional.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Encontros do TLC em Santarém

 


Nestas quatro fotografias podemos ver os participantes do 3º, 4º, 5º e 6º encontros do movimento do TLC (Treinamento de Lideranças Cristãs), realizados em Santarém nos anos de 1978 e 1979, que tiveram acompanhamento espiritual de Frei Paulo Zoderer, OFM.

Henry Ford e a Santarém-Cuiabá

Noticiam os jornais do Pará que o grande milionário e industrial norte-americano Ford cogita de adquirir a concessão da ferrovia Santarém a Cuiabá, a fim de construí-la imediatamente, o que importará em grande desenvolvimento para a indústria extractica [sic] e manufatureira e riquezas agrícolas da região beneficiada pela referida estrada.

Uma multa ao concessionário da Ferrovia Santarém-Cuiabá

O sr. Ministro da Viação autorizou o sr. Inspetor Federal das Estradas a impor ao dr. José Agostinho dos Reis, concessionário da construção, uso e gozo, sem ônus para o Tesouro Nacional, de uma estrada de ferro que, partindo de Cuiabá, capital de Mato Grosso, se dirija à cidade de Santarém, no Estado do Pará, as multas que couberem, antes de tomar conhecimento do pedido de prorrogação de prazos feito pelo referido concessionário.

terça-feira, 13 de julho de 2021

A santarena que queria ser crucificada

Zita de Jesus Colares, natural da cidade de Santarém (Pará), julgando-se privilegiada e usando uns hábitos esquisitos, pediu permissão à polícia para ser pregada numa cruz.

São muito interessantes os termos da petição que neste sentido dirigiu ao subprefeito de Aramanahy [sic], localidade de sua residência. Consta que Zita vive numa espécie de caverna cavada por suas próprias mãos.

Notícias da Missão Cururu em 1929

Muito sofreu com a epidemia de sarampo a Missão Franciscana de Santarém entre os mundurucus. Atualmente a Missão tem 916 índios batizados, e 1.877 mestiços. Diversas tribos de índios pediram missionários. Infelizmente a Missão luta com grande falta de pessoal e, por enquanto, não pode atender estes pedidos.

A colônia de pescadores Z-11 de Santarém em 1924

A ocupação de Santarém por elementos subversivos da lei e da ordem desorganizou por alguns dias a marcha dos serviços da Colônia Z-11.

Delatores infames informaram aos revoltosos que os pescadores eram uma organização disciplinada e numerosa e, como tal, lhes poderiam prejudicar seriamente; daí uma série de perseguições, a que não escapou o próprio presidente da sociedade, que é também uma autoridade judiciária do município.

As exéquias solenes da princesa D. Leopoldina em Santarém – 1871

Em Santarém, tiveram lugar no dia 12 de maio, as exéquias por alma da sereníssima princesa a sra. D. Leopoldina, de saudosíssima memória, mandada celebrar pela Câmara Municipal, de acordo com o muito reverendo cônego arcediago e Vigário Geral do Baixo Amazonas, o sr. dr. José Gregório Coelho, que não poupou esforços para que o ato correspondesse à magnitude do objeto dessas piedosas demonstrações.

No centro da bela Matriz erguia-se um soberbo mausoléu, e o referido sr. Vigário Geral proferiu um belo discurso, que foi ouvido com religiosa atenção por um concurso imenso de senhoras e cavalheiros, que foram ao templo do Rei que não morre, e que é sempre grande em todos os tempos, render a última homenagem às virtudes da excelsa princesa que se finou.

sábado, 10 de julho de 2021

Delegacia de Polícia em Óbidos – 1971

 


Prédio da Delegacia de Polícia da cidade de Óbidos, também construído na gestão do governador do Estado do Pará, Alacid Nunes, como o mesmo prédio se apresentava no ano de 1971.

Grupo Escolar Inglês de Souza em 1971

 


Nesta imagem podemos ver a fachada principal do Grupo Escolar Inglês de Souza, na cidade de Óbidos, construído na gestão estadual do governador Alacid Nunes, como se apresentava no ano de 1971.

Almoxarifado do D.E.R em Óbidos – 1971

 


Assim como a sede do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, o almoxarifado, visto nesta imagem, também foi construído na gestão estadual do governador Alacid Nunes, como se apresentava no ano de 1971.

Sede do D.E.R em Óbidos em 1971

 


Imagem da sede do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, na cidade de Óbidos, construído na gestão estadual do governador Alacid Nunes, como se apresentava no ano de 1971.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Conflitos em Óbidos em 1871

São gravíssimas as notícias que o vapor Belém trouxe de Óbidos. Perturbou-se ali a ordem pública, o lar do cidadão foi invadido, a vida da autoridade foi ameaçada. Eis as informações que do acontecimento dá-nos uma testemunha ocular:

“Suscitou-se em a noite de 23 de setembro uma pequena rixa entre quatro praças de infantaria 11, de que um destacamento faz a guarnição daquela cidadela e alguns paisanos, entre os quais alguns portugueses, no lugar chamado Juretepáo [sic]. Da rixa saíram feridos uma praça do 11 e alguns paisanos. As autoridades civis procederam aos respectivos corpos de delito e instauraram o processo.

Fuga do coletor de rendas de Óbidos

Da comarca de Óbidos fugiu o coletor das rendas provinciais, Theodoro José de Brito, verificando-se um desfalque superior a 14:000$ (quatorze contos de réis).

Tendo sido requisitada a sua prisão administrativa, e depois de realizada pelo juiz municipal de Óbidos, o juiz de direito interino concedeu a soltura por HABEAS CORPUS.

Sobre a educação pública em Óbidos – 1871

Tendo o major José da Gama Bentes, da cidade de Óbidos, ofertado 17 braças de terreno que possui na Rua da Alegria, para nele ser assentado um edifício que se destina as escolas de ensino primário, assim o comunico a vmc. prevenindo-o de que vou mandar medir e tirar a planta desse terreno, para ser considerado próprio provincial.

Sobre batizado de indígenas em Óbidos – 1871

Ao governador do bispado – A Câmara Municipal de Óbidos acaba de trazer ao conhecimento desta presidência o fato de haverem chegado ultimamente àquela cidade 5 índios, descidos do rio Trombetas, com propósito de receberem o Sacramento do Batismo, a três dos quais, por serem adultos, não se prestara o vigário da respectiva paróquia a ministrar o dito Sacramento, alegando não ter para isso faculdade do Prelado Diocesano.

Sobre a compra da Casa da Câmara de Óbidos

Tendo sido autorizado esta presidência pelo art. 1º § 3º da lei provincial Nº 668, de 10 de novembro do ano p. p. a efetuar a compra da casa do cidadão José da Gama Bentes, destinada ao Paço da Câmara Municipal da cidade de Óbidos, remeto-lhe junto, por cópia, o ofício do engenheiro da repartição de obras públicas, dando conta da avaliação da mesma casa, a que procedeu por ordem desta presidência, e recomendo-lhe que mande realizar a compra da referida casa, pela quantia de dezoito contos de réis, em que foi avaliada, depois de pronta; devendo o proprietário receber já a metade da dita quantia e o resto depois de concluir ele as obras que faltam.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Inauguração da Rádio Rural de Santarém – 1964

 


Nestas cinco fotos podemos ver parte do que foi o evento de inauguração da Rádio Rural de Santarém, no dia 05 de julho de 1964. Presentes diversos Bispos da Amazônia, acolhidos por Dom Tiago Ryan, o prefeito Everaldo de Sousa Martins, frades franciscanos, seminaristas e acompanhamento do povo santareno.

Atendimento de saúde em Santarém


 

Nestas três fotografias podemos ver alguns dos atendimentos feitos pela Maternidade Sagrada Família, mantida pelas Irmãs Franciscanas Filhas do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, em fins da década de 1960.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Iluminação pública da cidade de Santarém em 1872

Vai ser restabelecida a iluminação desta cidade. S. Ex. o presidente da Província atendendo à reclamação da Câmara Municipal, autorizou a esta para fazer a iluminação da cidade.

Tendo os depósitos antigos, que eram de gasogênio, de serem alterados para querosene, espera-se que fique concluído este trabalho para então ter começo.

Baile oferecido ao médico e deputado da Comarca de Santarém

Na noite de hoje terá lugar um baile de despedida, oferecido ao deputado Dr. Antônio Joaquim Gomes de Amaral, pelos seus mais dedicados amigos, em sinal do apreço e cordial amizade que lhe tributam, e por verem realizada a sua eleição a deputado geral por esta província. Convencemo-nos que será bem concorrido e animado porque a pessoa a quem é oferecido goza nesta cidade de verdadeira simpatia e influência política, que tem sabido granjear não só como médico caridoso e dedicado, mas também como bom amigo.

Escolas noturnas de Santarém em 1872

Nesta cidade há duas escolas noturnas dirigidas pelos senhores professores João Pereira Gomes, estipendiado pela Província, e Manoel Sebastião de Moraes Sarmento, pelo cofre da nossa municipalidade. Frequentam esta (Escola Municipal) mais de setenta alunos entre adultos e menores, livres e escravos. Nesta cidade vai-se derramando largamente a instrução pública, por todas as classes e mais tarde serão colhidos os resultados de tão salutar medida.

domingo, 4 de julho de 2021

Manumissão de escravas em Óbidos – 1877

No município de Óbidos foram libertadas por conta do fundo de emancipação as seguintes escravas:

Benedicta Pascoa, de Manoel Olímpio Trigoso de Almeida, por 1:100$ (um conto e cem mil) réis, tendo de pecúlio 300$000 (trezentos mil) réis.

Marinha, de Delfino José Ferreira Pará, por 760$000 (setecentos e sessenta mil) réis, tendo de pecúlio 250$000 (duzentos e cinquenta mil) réis.

Resultado dos Exames do Colégio N. S. da Conceição – 1877

Nos dias 16 e 18 de Junho útimo tiveram lugar no Collegio de N. S da Conceição de Santarem os exames de sufficiencia do 1º semestre, presididos pelo Revm. Sr. Arcediago Dr. José Gregorio Coelho; foram examinadores das materias d’Instrução secundaria os Illms. Srs. Drs. Innocencio Pinheiro Corrêa e Adriano Xavier d'Oliveira Pimentel. Das respectivas actas extrahimos o seguinte: 

A escola noturna de Alenquer – 1874

No dia 3 deste mês (novembro), a patriótica Câmara Municipal de Alenquer, à expensas suas, fez instalar uma escola noturna para distribuir pelo povo o pão eucarístico do espírito.

Foi nomeado professor da mesma escola o jovem Fulgêncio Firmino Irmão, o qual possui instrução superior adquirida no muito esperançoso Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Santarém.

Vice-diretor do Colégio de Santarém – 1877

Foi mandado declarar ao empresário e diretor do Colégio de Nossa Senhora da Conceição, estabelecido na cidade de Santarém, que fica aprovada a nomeação para o mesmo feita do cidadão Benedicto Antônio de Oliveira Cotta, para vice-diretor do mencionado Colégio, podendo substituí-lo nos seus impedimentos.

sábado, 3 de julho de 2021

Edital para concurso público de professores – 1845

 


Um edital do governo da Província do Pará, no ano de 1845, buscando o provimento de professores para as cadeiras das Escolas Públicas de Ensino Primário das vilas de Santarém, Cametá e Franca (no rio Arapiuns).

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Criação da Escola Pública do Bairro da Aldeia - 1873

EXPEDIENTE DO GOVERNO

Dia 1 de fevereiro de 1873

Portarias

O vice-presidente da província resolve crear uma escola elementar d’ensino primário para o sexo feminino na parte da cidade de Santarém denominada – Aldeia – e nomear para reger a mesma escola d. Lindolpha Teodolinda Gomes, que perceberá a gratificação de 600$000 réis annuais, marcada em portaria desta data.