domingo, 4 de julho de 2021

A escola noturna de Alenquer – 1874

No dia 3 deste mês (novembro), a patriótica Câmara Municipal de Alenquer, à expensas suas, fez instalar uma escola noturna para distribuir pelo povo o pão eucarístico do espírito.

Foi nomeado professor da mesma escola o jovem Fulgêncio Firmino Irmão, o qual possui instrução superior adquirida no muito esperançoso Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Santarém.

Em 3 anos que o jovem Irmão frequentou como interno o colégio, obteve plena aprovação em gramática filosófica, aritmética e álgebra, francês e geografia, e por sua morigeração, aplicação ao estudo e exemplar completamente soube conquistar a estima de seus professores e diretores.

É de crer que a regência da escola noturna de Alenquer será muito proveitosa aos que nela forem matriculados.

Louvamos a Câmara pela acertada escolha que fez do professor e com este nos congratulamos pela confiança que soube inspirar à 1ª corporação da patriótica vila de Alenquer vai em caminho de progresso: já tem foro próprio e foi criado para lá o lugar de juiz municipal e de órfãos e provido devidamente.

Não desanimem os homens que se tem esforçado por seu adiantamento moral e material que, em breve tempo, as bençãos de um povo moralizado e instruído os recomendarão às Graças do Eterno e ao reconhecimento dos seus concidadãos.

 

NOTA: Texto extraído do “Jornal do Pará”, de 28 de novembro de 1874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário