quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Documentos históricos: Alistamento militar em Monte Alegre – 1885

Transcrevemos abaixo o edital de convocação para o alistamento do serviço do exército e da armada, para os paroquianos de Monte Alegre.


O cidadão Manoel Joaquim da Cunha, 3º juiz de paz em exercício da freguesia de Monte Alegre, presidente da junta paroquial.

Faz saber aos que o presente Edital lerem, que no dia 1º de Agosto do corrente ano, se deve reunir a junta paroquial, para proceder ao alistamento dos cidadãos da Paróquia para o serviço do exército e armada, nas condições do art. 9º, § 1º do Reg. aprovado pelo decreto nº 5.884, de 27 de fevereiro de 1875, devendo essa reunião se celebrar no consistório da Matriz em 10 dias consecutivos, desde as 9 horas da manhã até as 3 da tarde. Convoca, pois, os interessados a comparecer nesse lugar, dias e horas, para apresentarem todos os esclarecimentos e reclamações a bem de seus direitos, a fim de que a Junta possa bem orientada ficar da verdade,  e habilitada a fazer as declarações, e dar as informações precisas a esclarecer o juízo da Junta Revisora, que tem de apurar esse alistamento. E para conhecimento de todos manda lavrar o presente edital que será fixado à porta da Matriz, publicado pela imprensa, e que vai por mim feito, e rubricado pelo Juiz de Paz. Eu, Joaquim Antônio Nunes, secretario da Junta. – O Juiz de Paz, Manoel Joaquim da Cunha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário