quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ginásio Dom Amando: Encerramento das aulas ginasiais de 1943


Quinta Feira, dia 9, o ginásio encerrou as aulas ginasiais de seu primeiro ano de funcionamento. Ao ato solene compareceram as autoridades e distintas famílias, tendo sido presidido por S. Excia. Revma. Monsenhor Anselmo Pietrulla, digníssimo diretor do educandário. Aberta a sessão solene de encerramento das aulas, S. Excia Revma. convidou os professores Orlando Ladislau e Ana Otília Seiffert para fazerem a entrega dos boletins aos alunos que passaram para a 2ª série ginasial, e depois S, Revma. deu a palavra ao professor Orlando, professor de Português, que fez de improviso uma bela oração de despedida. Assim que terminou, os assistentes palmaram-lhe longamente, e S. Excia Revma. agradeceu-lhe a feliz oração proferida. Em seguida, foi dada a palavra a um ginasiano para falar pela turma, sendo o designado ginasiano Manoel Loureiro, que demonstrou seus pendores oratórios, graças ao gosto ganho nos trabalhos literários que por diversas vezes apresentou às reuniões do Centro Cívico no decorrer do Ano Letivo. Findo o seu discurso, foi muito aplaudido. Não havendo quem quisesse ainda falar, S. Excia. Revma. com palavras amigas e eloquentes dirigiu-se aos seus alunos, pedindo-lhes que enrijecessem nas férias que iam gozar, para no próximo ano  retornarem aos estudos com mais disposição e gosto.

Fez ver que mesmo em férias nunca será sem proveito de vez em quando correr a vista sobre as lições que lhes são dadas nos livros didáticos oficiais do ensino secundário. Agradeceu aos pais dos alunos os grandes esforços que fizeram para manterem seus filhos no ginásio e a grande confiança que depositaram nos abalizados mestres que integram o selecionado corpo docente do educandário. Após as muitas palmas que S. Excia. Revma. mereceu pela sua ótima alocução, agradeceu a presença de todos ali presentes encerrou a sessão solene.
Logo após, num pequeno palco improvisado antes, foram apresentados dez pequenos números de canção, declamação, dialogo, etc.
Destes números os que mais se sobressaíram foram a canção “A araponga” cantada por Isaltino Barbosa, esforçado aluno promovido para a 1ª série com a mais alta nota de toda a turma; a declamação da poesia “O livro e a cruz” pelo ginasiano J. Batista Miléo Filho, o diálogo “O trombone” pelos aplicados ginasianos José Maria Frota Rôla e Raul Tavares e a embolada sertaneja “Cabra Safado” pelo aluno Edenor Machado. Todos esses simples números foram bem aplaudidos pela numerosa assistência”.


NOTA: Publicado originalmente no “O Mariano”, Nº 102 de dezembro de 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário