segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A construção da Praça da Bandeira em Santarém


Na construção de um largo programa administrativo, vem a Prefeitura levando a efeito uma série de trabalhos de vulto, que visam melhorar a estética da nossa cidade, construindo logradouros públicos e embelezando os que já existem.
A transformação da fisionomia urbanística da cidade se processa por todos os recantos, com obras que, depois de concluídas, representam a expressão do bom gosto e amor à terra por parte de quem as mandou executar.

Na quarta-feira (18 de julho), começaram as picaretas dos trabalhadores da Prefeitura escavar a terra, removendo pedras, abrindo galerias no solo duro, para o calçamento e arborização da Praça da Bandeira, área que está situada entre a Praça da Matriz e a Usina de Eletricidade.
O sr. Santino Sirotheau Correa, na ânsia que o empolga de processar a transformação urbana de nossa linda cidade, determinou a construção da Praça da Bandeira, que receberá calçamento em toda a sua extensão, passeios de mosaico, jardins meio fio, banquinhos de marmorite e um lindo obelisco ao centro, em homenagem ao símbolo da Pátria.
Assim, dentro de poucas semanas, aquele areial desagradável, desaparecerá para surgir então um moderno e aprazível logradouro, que virá de certo dar melhor aspecto, embelezando esse pedaço de Santarém que já reclamava tal melhoramento, por isso que estava tardando.
Não podemos silenciar diante desses fatos concretos que os nossos olhos estão enxergando e eis porque nos apressamos em apresentar ao operoso Chefe da Comuna as nossas congratulações pela feliz iniciativa.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 21 de julho de 1951.


Nenhum comentário:

Postar um comentário