quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sete notícias de outros meses de abril...


1872 – Por volta das 3 horas da madrugada de 25 de abril, um tronco abre um buraco no casco do navio a vapor peruano “Cecília”, em frente da fazenda “Cacual-grande”, próximo à Santarém, levando o mesmo a tomar o rumo da costa para evitar o naufrágio. O navio seguia de Belém para Iquitos e era comandado pelo capitão Timotheo Smith, do exército peruano.

1892 – Em uma fuga da Cadeia Municipal de Santarém (atual Centro Cultural João Fona), os presos Manoel Ramos de Souza e José Antônio Ribeiro se evadiram por meio de um buraco aberto no telhado da prisão, na noite do dia 21 para 22 de abril. Uma diligencia policial os recapturou em Urubuquara (atual cidade de Prainha), no dia 27 do mesmo mês.

1897 – A Coletoria da cidade de Óbidos foi habilitada com a quantia de dois contos de réis para auxiliar o médico da cidade, dr. Américo Campos, a socorrer com isolamento e tratamento aos doentes afetados pela epidemia de varíola que afligia o dito município.

1929 – A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade de Santarém pede falência. Um novo edital para a concorrência pública foi aberto para que outra empresa pudesse assumir a antiga usina de eletricidade (foto) e sanar a falta de energia, e que pudesse oferecer energia elétrica na cidade entre as 18h e as 6h da manhã.


1936 – Assume a prefeitura de Itaituba o coronel Francisco Corrêa Franco, eleito pela “Frente Única Paraense”. A posse do dito político se deu em abril deste ano, por motivo de tratamento de saúde que o mesmo fazia em Belém e que lhe forçou a adiar sua posse para esse mês.

1939 – A Prefeitura Municipal de Santarém abre concorrência pública para os serviços de roçagem e reparos na rodovia que liga Santarém à Colônia São José, bem como do ramal que liga a comunidade de Cipoal até Mojuí dos Campos.

1985 – Toma posse, a 10 de abril, o novo Prefeito de Santarém, Oti Santos. Apesar de o fazer de forma interina, o prefeito procurou enxugar a máquina administrativa. Foi substituído pelo também prefeito interino Adelerme Maués Cavalcante.


NOTAS:
1872 – Jornal Correio do Brazil de 21 de maio.
1892 – Jornal Novidades de 12 de maio.
1897 – Jornal Folha do Norte de 10 de abril.
1929 – Jornal A Cidade de 13 de abril.
1936 – Jornal O Momento de 04 de abril.
1939 – Jornal O Momento de 08 de abril.
1985 – Jornal Diário do Pará de 21 de abril.

Um comentário: