sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Sobre a reforma da Catedral em 1933

No domingo passado (12 de novembro) ficou organizada a nova Comissão encarregada de levar avante a construção das torres e demais melhoramentos a serem feitos em nossa velha e querida Igreja Matriz nesta cidade.

A nova Comissão que se vai esforçar por todos os meios para conseguir os fundos necessários a fim de trazer mais esses melhoramentos à nossa terra, pretende, entre outras ideias que em reunião de domingo foram ventiladas fazer um veemente apelo a todos os principais fazendeiros e criadores do nosso município para que, com o seu concurso, modesto embora, a auxiliem a levar a termo essa bela obra.

Sobre a primeira linha de ônibus em Santarém – 1933

AUTO-ONIBUS PERSEVERANTE

Conforme era de esperar, no dia 12 de novembro, em regozijo ao terceiro aniversário da posse como governo do nosso Estado, do sr. major Magalhães Barata, depois da missa mandada celebrar na Matriz desta cidade pela Prefeitura Municipal, à frente de cujos destinos se acha o nosso companheiro Dr. Guiães de Barros, interinamente.

Terminada a Missa, Frei Rogério, ladeado pelo paraninfo, Dr. Guiães de Barros e pelo nosso companheiro, A. R. Nunes, lançou a benção ao novo transporte santareno, tomando lugares em seguida o Dr. Climério de Mendonça, Juiz de Direito, Dr. Guiães de Barros, Frei Rogério, Coronel Joaquim Braga, Senhores: Pedro Aires, tesoureiro da municipalidade, Miguel Campos, administrador do Trapiche Municipal, várias outras pessoas de destaque e o nosso companheiro A. R. Nunes. O possante veículo correu as ruas da Aldeia e depois foi a bairro da Prainha, desembarcando na volta na Praça da Matriz os convidados que se manifestaram satisfeitos com a excelência do carro e com a gentileza de seu proprietário, sr. Daniel Albuquerque.

Uma sociedade para a elite santarena

Cogitam alguns cavalheiros, tendo à frente o espírito empreendedor de Ildefonso Almeida, fundar nesta cidade uma sociedade recreativa.

A iniciativa é digna de todo o apoio, merecendo por isso que os seus promotores não deixem ficar no esquecimento sua louvável ideia.

Mudanças no “Grupo Escolar” de Santarém

Acaba de pedir sua exoneração do cargo de Diretora do Grupo Escolar desta cidade a normalista Olympia Lima, que há longo tempo vinha exercendo interinamente esse cargo.

Foi nomeada em sua substituição a normalista Maria Lúcia Macambira.

Vida Esportiva em Santarém – 1933

Para enfrentar, em match de revanche, o treinadíssimo team do Júlio César, de Belém, quando de seu regresso da Capital Amazonense, preparam-se em treinos regulares os rapazes do combinado local composto de elementos do São Francisco Sport Clube e do Independência Futebol Clube, os dois rivais da cidade.

O Concurso de Gamão promovido pelo Prefeito de Santarém

Realizou-se domingo último (30 de julho), conforme fora anunciado, o concurso de gamão promovido pelo sr. Prefeito Ildefonso Almeida.

Para esse interessante certame inscreveram-se os seguintes jogadores: Prefeito Ildefonso Almeida, Sebastião Souza, Dr. Guiães de Barros, Dr. Aleixo Simões, Francisco Campos e Justiniano Moraes.

Os pares preliminares, eliminatórios, foram assim disputados:

Uma festa do “Independência Futebol Clube”

Constituiu uma nota chique pela concorrência e pela animação a festa dançante realizada a 30 de julho último, que associados e admiradores do “Independência Futebol Clube” ofereceram ao seu “onze” principal em regozijo pela estrondosa vitória alcançada no último prélio.

Os salões “Euterpe”, gentilmente cedidos pelo sr. Antônio Simões, apresentavam aspecto garrido, notando-se em lugares salientes, escudos e a flamula do azulino.

Inauguração do pavilhão do “Grupo Escolar”

Realiza-se amanhã (06 de agosto), às 10 horas da manhã, a inauguração oficial do novo pavilhão para o “Grupo Escolar” desta cidade.

O ato, que será presidido pelo sr. Prefeito Municipal e demais autoridades, revestir-se-á da maior simplicidade, estando organizado para o mesmo um pequeno programa.

“Ciências Ocultas” no Teatro Vitória

Encontra-se nesta cidade o sr. Adhemar Marques, professor em Ciências Ocultas, que se vem exibindo desde São Paulo até o Pará.

O jovem artista, que é abalizado na arte de Mesmer e em trabalhos de magnetismo, sonambulismo, hipnotismo, sugestão, magia e faquirismo, realiza hoje à noite no Theatro Victoria um espetáculo para o qual organizou variado programa.

Sobre a Saúde Pública em Santarém – 1933

O Sr. Dr. Inspetor Sanitário Regional prorrogou por mais oito dias o prazo para os vendedores de doces e outros comestíveis, conduzirem seus gêneros, ou tabuleiros, ou recipientes vedados à poeira e outras imundícies.

O mesmo prazo fica para os gêneros expostos nas mercearias, que devem ser protegidos da mesma maneira.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

O Governador e o Prefeito na Catedral

 


Ciceroneado pelo prefeito de Santarém, dr. Everaldo Martins, o governador do Estado do Pará faz uma visita à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém. Foto do acervo familiar de Everaldo Martins.

O Governador e o Prefeito em Alter do Chão

 


Momento de lazer do governador do Pará, Fernando Guilhon, nas águas do rio Tapajós, em conversa com o prefeito de Santarém, Everaldo Martins, tendo ao fundo uma outra perspectiva da “Serra Piroca”, em Alter do Chão. Foto do acervo familiar de Everaldo Martins.

Debutantes no ano de 1966

 


Registro fotográfico das jovens debutantes da cidade de Santarém, no ano de 1966, em baile realizado na sede do Centro Recreativo de Santarém. Foto do acervo familiar de Everaldo Martins.

Inauguração do Colégio Álvaro Adolfo

 


Registro das autoridades presentes na inauguração do prédio do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém. Entre os presentes se encontravam o governador Alacid Nunes, o prefeito Everaldo Martins, o deputado Ubaldo Corrêa. Foto do acervo familiar de Everaldo Martins.

Comunidade do Bom Remédio em Itaituba

 


Registro de uma atividade durante a festividade de Nossa Senhora do Bom Remédio, no bairro Bela Vista, na cidade de Itaituba, em 1978.

Visita Missionária em Pimental, rio Tapajós

 


Momento de uma visita missionária de religiosos da Igreja Católica na comunidade de Pimental, nas margens do rio Tapajós, município de Itaituba, em 1979.

Uma Semana Catequética na Transamazônica

 


Registro da saída de uma equipe para participar da Semana Catequética na Transamazônica, no ano de 1980, no município de Itaituba.

Escola Henry Ford em Belterra

 


Fotografia da primeira metade da década de 1960 mostrando a Escola Henry Ford, em Belterra.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Navegação aérea em Santarém – 1930

Procedente de Belém passou por esta cidade direto a Fordlândia, no dia 06 de janeiro corrente, o hidroavião “Sikorsky” “N D 304 N”, da Pan-American Airways.

O belo aparelho, que é dos mais modernos, tem como comandante o piloto Wallace Duncas Cutbertson, tendo ainda como tripulantes o 2º piloto Barner Boyd, o rádio-operador sr. W. W. Ehuur e um mecânico.

Sementes de seringueira para a Fordlândia – 1930

O vapor “Itahité”, procedente do Sul, trouxe para a Companhia Ford Industrial do Brasil vinte e duas caixas, contendo 1.364 quilos de sementes de seringueiras, embarcadas em Singapura e recebidas por baldeação do “Santos-Maru” no Rio de Janeiro.

O Réveillon de 31 de dezembro de 1929

Excedeu toda a expectativa o “reveillon” comemorativo da entrada do novo ano, efetuado no edifício do Grupo Escolar, a 31 de dezembro último, sob o patrocínio do “Tapajonia Sport Club”.

Quer pela concorrência, que foi seleta e numerosa, quer pela ornamentação interna do prédio, que obedeceu ao gosto “exquis” de competentes no assunto, quer ainda pela feérica iluminação e excelente jazz – a Festa do Tapajonia marcou uma nota distinta em nosso meio social.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Sobre a visita de Nilo Peçanha a Santarém e Óbidos – 1921

Ontem (08 de outubro), às 11 e ½ da manhã, o senador Nilo Peçanha, acompanhado de seu secretário particular, esteve na residência do deputado Rodrigues dos Santos, intendente de Santarém, onde também se encontrava o deputado Corrêa Pinto, intendente de Óbidos.

S. exa. foi ali agradecer-lhes a maneira carinhosa como foi recebido naquelas cidades, bem como seu companheiro de chapa, o dr. J. J. Seabra.

A vinda de colonos alemães para Santarém – 1921

Por iniciativa do Governo do Estado e do dr. Rodrigues dos Santos, esforçado intendente de Santarém, segue no vapor “Paes de Carvalho”, para aquele município, a família de agricultores alemães há pouco chegada do sul.

Segundo estamos informados, além dos cinco emigrantes que demandaram este Estado em busca de trabalho, outros muitos virão empregar a sua atividade na Amazônia, onde a Inspetoria Agrícola Federal e os poderes estaduais os assistirão para seu fácil estabelecimento na zona rural.

Navegação à vela para Santarém – 1921

Está em viagem do Porto para Santarém, com escala pelo Guajará, o lugre português “Adamastor”.

Vem carregar para a firma Marques Pinto e Cia., com casa naquela cidade portuguesa e em Santarém.

Outro lugre, o “Felisberta”, deverá proximamente ao nosso porto, indo também àquela cidade do Tapajós. Presentemente encontra-se em Cabo Verde.

Uma agressão ao Coletor de Rendas de Santarém – 1921

No dia 29 do mês findo (novembro), à noite, zarpou do nosso porto, com destino a Manaus, o vapor fluvial Adamastor, de propriedade da firma Ferreira Costa e Cia.

A seu bordo conduziu aquele navio, além de outros passageiros, o sr. Viriato Ferreira Costa, sócio da referida firma, que ia a Manaus a negócios da mesma.

A viagem, ao que nos consta, ocorreu sem incidente algum até o porto de Santarém, onde o Adamastor chegou ontem (05 de dezembro), pela manhã.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Pelotão do Quartel de Óbidos em Santarém

 


Pelotão da guarnição do Quartel de Óbidos em visita à Santarém na primeira metade da década de 1940. A mesma guarnição militar também esteve em visita a Belterra e Fordlândia. Foto do acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Comandante de Óbidos em Santarém

 


Ao centro, o comandante do Quartel Militar de Óbidos, em visita a Santarém, na primeira metade da década de 1940. Além das jovens santarenas que aparecem na foto, no início, à esquerda, está o militar santareno Wilton Campos Reça, que servia na guarnição do município obidense. Foto do acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Praça da Cadeia Pública de Faro em 1898

 


Vista do antigo “Largo da Cadeia” (que aparece muito parcialmente no lado direito) da cidade de Faro, como esta praça poderia ser visto no final do Século XIX.

Trapiche da cidade de Faro em 1898

 


No final do século XIX a antiga Vila de Faro era ornada com um Trapiche Municipal construído para receber as embarcações a vapor que buscavam aquele município.

Grupo de alunos da Escola Pública de Terra Santa em 1898

 


Grupo de meninos que estudavam na antiga Escola Pública da Vila de Terra Santa, posando juntamente com seu professor. A escola funcionava na casa do mesmo educador, uma modesta construção de taipa de mão, coberta de palha.