sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Sobre a primeira linha de ônibus em Santarém – 1933

AUTO-ONIBUS PERSEVERANTE

Conforme era de esperar, no dia 12 de novembro, em regozijo ao terceiro aniversário da posse como governo do nosso Estado, do sr. major Magalhães Barata, depois da missa mandada celebrar na Matriz desta cidade pela Prefeitura Municipal, à frente de cujos destinos se acha o nosso companheiro Dr. Guiães de Barros, interinamente.

Terminada a Missa, Frei Rogério, ladeado pelo paraninfo, Dr. Guiães de Barros e pelo nosso companheiro, A. R. Nunes, lançou a benção ao novo transporte santareno, tomando lugares em seguida o Dr. Climério de Mendonça, Juiz de Direito, Dr. Guiães de Barros, Frei Rogério, Coronel Joaquim Braga, Senhores: Pedro Aires, tesoureiro da municipalidade, Miguel Campos, administrador do Trapiche Municipal, várias outras pessoas de destaque e o nosso companheiro A. R. Nunes. O possante veículo correu as ruas da Aldeia e depois foi a bairro da Prainha, desembarcando na volta na Praça da Matriz os convidados que se manifestaram satisfeitos com a excelência do carro e com a gentileza de seu proprietário, sr. Daniel Albuquerque.

É o seguinte o horário do ônibus, por ora:

MANHÃ

Saída da Latada 5, 6, 7 e 8 horas

Saídas do Curro 5,30, 6,30, 7,30 e 8,30

TARDE

Saídas da Latada de 15 em 15 minutos indo até a praça do Curro, até as 3 horas da tarde.

Sairá novamente às 5 horas (da tarde) da Latada, fazendo viagens de hora em hora, e que será aumentado se o movimento exigir, havendo lotação completa antes da hora marcada. O sr. Daniel Albuquerque mandou preparar carteiras de 10, 25 e 50 bilhetes de passagens que poderão ser adquiridas para facilidade dos senhores passageiros na Pharmacia Amazonas, Botequim Central, Café Rio Branco e nas mãos do proprietário, sr. Daniel Albuquerque.

Todas as passagens começam e findam na Praça da Matriz.

Com o tráfego do carro que se está aprontando, este horário será modificado para melhor servir ao público, que não tem regateado aplausos ao excelente serviço de locomoção.

 

NOTA: Texto extraído do “Jorna de Santarém” de 18 de novembro de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário