segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Memórias do Carnaval em Santarém: uma fantasia da “Justiça”

 


A foto acima ilustra uma fantasia do primeiro desfile de carnaval de rua em Santarém, cuja destaque é a jovem “Lilita” Reça. Este desfile foi promovido pelo então prefeito municipal, Ildefonso Almeida, no ano de 1932. O texto de memórias de Lycia (Lilita) e Rosa (Rosita) Irene Campos Reça, recolhidas por Miguel A. L. Reça, que diz o seguinte:

Meu pai havia dado a sua palavra, pela qual eu iria desfilar fantasiada de “JUSTIÇA”. Meu pai mandou buscar fora, do Rio de Janeiro, o pano e a balança de prata da Justiça. Eu estava com raiva, pois não queria desfilar, mas meu pai já havia dado sua palavra. O prefeito Ildefonso Almeida mandava enfeitar as ruas da frente de nossa cidade, ou seja, do início da escadaria do Trapiche Municipal, as muradas do mesmo, os postes de luz, as esquinas ornamentadas com PIRIRI, enfeite confeccionado de palha. Um carro era alugado (e enfeitado) percorria as ruas da nossa cidade até onde aconteciam os grandes bailes de carnaval, com batalhas de confete e serpentina”.

NOTA: Fotografia tirada por Apolônio Fona e que faz parte do acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário