segunda-feira, 16 de julho de 2018

Relatório sobre a fortificação da cidade de Óbidos – 1858


Uma das obras, em que o governo emprega a sua maior atenção, é a das fortificações da cidade de Óbidos, na Província do Pará, e na margem esquerda do rio Amazonas. Foi esse o ponto o escolhido, como a chave das comunicações fluviais entre o Alto e Baixo Amazonas, e único prestável para impedir o passo à subida ou à descida, por ser onde o grande rio mais se estreita, tendo apenas aí 870 braças de uma a outra margem. Querendo saber ao certo o estado daquelas obras acerca de seu andamento, sua segurança e proficiência, o que se tem feito e despendido com elas, e se a obra feita corresponde à despesa verificada, nomeou o governo uma comissão especial para inspecionar as ditas obras, e agora acaba de ser-lhe apresentado o relatório dessa comissão.

Segundo o respectivo parecer, o ponto em que se está construindo o Forte Principal, na fralda e escarpa do morro da cidade, foi convenientemente escolhido, podendo ele cruzar vantajosamente os seus fogos com o de um outro indispensável, e projetado na margem oposta.
O terreno, porém, do primeiro é de má qualidade, consistente apenas no tempo enxuto, mas sem coesão o eminentemente esbroavel [sic] no tempo das águas que, consideravelmente, o saturam; para obviar esses inconvenientes, será preciso recorrer aos meios aconselhados pela arte, o que trará maior dispêndio. Além do Forte Principal da cidade, e do fronteiro na margem oposta (do rio Amazonas), terão de fazer-se algumas obras assessórias para tornar eficaz todo o sistema de fortificação ali projetado. Essas obras deverão ser nos morros da “Escama” e da “Capela”, que ficam a cavaleiro daquele forte, e o dominam completamente; devendo-se também fazer mais uma bateria ao lume d’água (1)
Segundo o relatório da comissão, a despesa até agora feita com o dito forte é de cerca de 72 contos. Nesta despesa entra a construção de armazéns, quartéis e paiol, que ainda alguns se não acham completamente acabados. No forte já há montada uma bateria com 12 bocas de fogo em plataformas de alvenaria, superiormente calçadas com lajedo.
Para a conclusão da despesa do forte está orçada a quantia de 11:300$ (2); para a bateria ao lume d’água 68:000$ (3); para a fortificação na margem fronteira 88:000$ (4); e para outras diferentes obras assessórias, inclusive as dos morros da “Escama” e da “Capela” 21:000$ (5). Haverá, pois, a despender, segundo os orçamentos, 188:000$ que, com os 72:000$ já despendidos, elevarão o total da despesa orçada a 260:000$.
A falta de operários muito tem concorrido para a morosidade destas obras, e notou a comissão inspetora que era excessivo o pessoal da administração, comparativamente ao número de operários efetivamente empregados, a esse respeito o presidente da Província passava a dar as precisas providências e o governo, pela sua parte, continuará a empregar todos os seus esforços para que estas obras se concluam com a maior brevidade possível, e compatível com as circunstâncias peculiares da Província, e, especialmente, com as da localidade em que tais obras se estão executando.

NOTAS: Trecho publicado no Relatório do Ministério da Guerra do Império de 1858.
(1) O “Forte Principal”, cuja construção havia sido iniciada em 1854, ainda existe. Não foi construído o forte na margem oposta do rio Amazonas, nem na serra da “Capela”. O fortim ao lume d’água e uma bateria na serra da “Escama” foram construídos. O fortim não existe mais, e a bateria está abandonada.
(2) Onze contos e trezentos mil réis.
(3) Sessenta e oito contos de réis.
(4) Oitenta e oito contos de réis.
(5) Vinte e um contos de réis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário