terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Artigo: É preciso salvar este futebol.


Por José de Souza

A Liga Esportiva de Santarém tem sido, no decorrer dos últimos anos, um dos mais angustiantes problemas do futebol santareno. Os desmandos de que tem sido vítima superam qualquer expectativa. Poucas diretorias têm conseguido chegar até o final do mandato. Algumas intervenções foram decretadas, em decorrência dos problemas surgidos.

Desde que Benedito Guimarães assumiu a presidência desta especializada, muita coisa mudou para melhor. Ele próprio afirma: "A coisa mais difícil que encontrei ao assumir a presidência da Liga Esportiva de Santarém, foi a bagunça que os clubes filiados estavam acostumados a fazer na Liga. As determinações da Mentora não eram aceitas, os protestos entravam na Junta Disciplinar Desportiva com a maior graciosidade, sem motivo nenhum e os clubes se rebelavam contra as decisões da Liga. Afinal, não existia arquivo, formulários, documentação de caixa. Só existiam dividas e uma completa desorganização”.
Benedito continua: "Hoje temos um quadro diferente. Acabaram-se os tempos em que os jogos não terminavam, árbitros apanhavam em campo, atraso no início dos jogos e uma série de outras coisas. As rendas aumentaram assustadoramente. Renda de jogos entre S. Francisco X S. Raimundo que nunca ultrapassavam a casa dos dezoito mil cruzeiros, subiram para 64 mil. Às vezes, meu trabalho é interpretado como sendo ditatorial, mas o que pretendemos é colocar as coisas em seus devidos lugares".
Para o atual presidente da LES, a culpa por tudo o que tem acontecido de ruim no futebol santareno, cabe metade aos clubes filiados e metade aos presidentes que o precederam. Os primeiros por tentarem tumultuar e os outros por não terem pulso para contornar a situação.
Prosseguiu Benedito: "O ambiente hoje e bem outro. Existe respeito mútuo. Os desportistas já acreditam novamente no nosso esporte, porque aquilo que se marca é realizado, não se vendo mais aquela graciosidade da Liga marcar jogos e os clubes não comparecerem. Estou convicto de que, mesmo os clubes que foram meus adversários durante as eleições para a presidência desta casa, estão acreditando no trabalho que vimos realizando".
Finalizou o presidente da LES: "Muitas das nossas atitudes tem sido mal interpretadas, mas estas barreiras já eram, esperadas. O importante mesmo é supera-las. Até agora, tudo o que programamos foi feito, tudo o que dissemos foi cumprido e todas as determinações da Mentora foram obedecidas pelos filiados. Em suma, embora às vezes não tenhamos conseguido agradar a todos, acho que nosso objetivo este sendo cumprido. Uma coisa é certa: Só deixarei a presidência da Liga Esportiva de Santarém, no dia 15 de janeiro de 1980, data em que expira o mandato para o qual fui eleito e que cumprirei integralmente”.

NOTA: Publicado no jornal do Baixo Amazonas de 17 de setembro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário