sábado, 1 de dezembro de 2018

O mês de dezembro em nossa história regional...



01 de dezembro – O Governo da Província do Pará destina a Santarém, por meio de portaria, a quantia de dois contos e setenta e seis mil réis, destinado ao fundo de resgate dos escravos. Tanto a Câmara Municipal como Governo Provincial compravam escravos a fim de lhes dar a “alforria”. Consta que, neste ano, Santarém ainda possuía 1.147 escravos (1875).
02 de dezembro – Neste dia, marcado para ser o “Dia Oficial” do início das obras da construção da BR 163 (Rodovia Santarém-Cuiabá), acontece o inusitado fato do trator principal não funcionar, fazendo com que as obras iniciem de fato somente no mês seguinte (1970).
03 de dezembro – É criada, por Lei desta data, a função de juízes municipais e de órfãos. No ano seguinte a Comarca de Santarém teria seu primeiro juiz municipal e de órfãos nomeado na pessoa do senhor Antônio José Lopes Damasceno (1841).
04 de dezembro – Parte da cidade de Cuiabá, na então Província do Mato Grosso, a expedição de Langsdorff, que se dirige em direção à Amazônia. Parte desta expedição desce o rio Tapajós, chegando a Santarém no ano seguinte (1827).
05 de dezembro – Ao se dirigir para tomar posse na paróquia de São João Batista, em Faro, PA, falece vítima de um naufrágio o Padre Alípio Ribeiro da Paixão (1899).
06 de dezembro – Em carta dirigida ao Diretor da Vila de Arraiolos, o Governador do Pará Martinho de Sousa e Albuquerque, manda que o Cabo da canoa da dita vila se dirija até a vila de Macapá para La receber das mãos do comandante as telhas e a cal necessária para a construção da Igreja de Arraiolos (1787).
07 de dezembro – A diplomacia inglesa consegue do Governo Imperial Brasileiro a publicação de um Decreto que diz, em seu artigo primeiro: “Ficará aberta, desde o dia 7 de setembro de 1867, aos navios mercantes de todas as nações a navegação do rio Amazonas, até a fronteira do Brasil, do rio Tocantins até Cametá, do rio Tapajós até Santarém, do rio Madeira até Borba, do rio Negro até Manaus”. Era tudo que os ingleses queriam para intensificar a exploração da borracha na região amazônica. Mais ainda, fez vir a Santarém um inglês de nome Henry Wickman, que do porto desta cidade, às margens do rio Tapajós, fez embarcar para a Inglaterra as mudas e sementes da “Hevea Brasiliensis” no ano de 1872, que depois de cultivadas nas estufas do “Kew Gardem” foram enviadas para a Ásia em 1876, de onde posteriormente os ingleses colheram seu produto fazendo despencar o preço da Borracha, levando à miséria muitos amazônidas (1866).
08 de dezembro – É oficialmente inaugurada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (atual Catedral), cuja obra havia sido iniciada por volta de 1754 e se arrastado por esses longos anos (1819).
09 de dezembro – Mons. Frederico Costa inicia a visita pastoral ao Tapajós. Visitou as paróquias e os seringuais até a altura das cachoeiras próximas a Vila Nova, no Alto Tapajós (1904).
10 de dezembro – Por meio de Carta Régia, é concedida aos religiosos Franciscanos da Província da Piedade o pleno direito de usar o que deixou em testamento Hilário de Sousa Azevedo, uma ermida às proximidades de Belém para servir de enfermaria e a construção de um hospício junto ao forte de Gurupá (1697).
11 de dezembro – Em Ordem Régia dirigida a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, o Rei de Portugal ordena que se criem dois regimentos de infantaria na Capitania do Grão-Pará. Um em Belém e outro em Macapá. A Fortaleza do Tapajós fica subordinada ao regimento de Macapá, conforme escreve o Rei na citada Ordem: “Em todas as Fortalezas e mais postos adjacentes a essa Cidade (Belém) ordeno se ponham daqui em diante guarnições destacadas do regimento dela, e que para as Fortalezas do Parú, Gurupá, Pauxis, Tapajós e Rio Negro, e para a que de novo mando erigir no Rio Branco, vão guarnições destacadas do regimento do Macapá, com os oficiais e soldados que julgardes necessários, conforme a importância dos postos” (1752).
12 de dezembro – Dom Tiago Ryan, através de uma “Carta Pastoral” convida o Povo da Prelazia a participar da primeira “Assembleia Pastoral do Povo de Deus”, fato esse que seria realizado no ano seguinte (1978).
13 de dezembro – Falece em Munique (Alemanha), o naturalista Carlos Frederico Felipe Von Martius, doador da famosa imagem do “Cristo Crucificado” da Catedral (1868).
14 de dezembro – Chegam a Prelazia de Santarém, oriundos da Diocese de Providence, nos Estados Unidos, os Padres Daniel Mc Carthy e Carlos Maynard. Os padres de Providence trabalharam na comunidade de São Sebastião, Nossa Senhora das Graças e no Arapixuna (1963).
15 de dezembro – Por decreto do Governo Provincial é transferida a sede da Paróquia de Santa Ana, até então localizada em Brasília Legal, para sua nova sede, doravante localizada na nova vila de Itaituba (1856).
16 de dezembro – Monsenhor Anselmo Pietrulla, Prelado de Santarém, é nomeado Bispo titular de Conan. Foi ordenado bispo em fevereiro do ano seguinte (1947).
17 de dezembro – Ingressa na Companhia de Jesus, o padre João Daniel, que mais tarde seria missionário na Missão de Nossa Senhora da Assunção, no rio Arapiuns, hoje Vila Franca (1739).
18 de dezembro – Realiza-se em Santarém o encerramento do primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia. Iniciado no dia 14 deste mesmo mês, o Congresso foi presidido por Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1960).
19 de dezembro – Uma portaria do presidente da Província do Pará nomeia a Comissão encarregada das obras de construção de uma nova igreja Matriz para a paróquia de Aveiro, composta pelo padre Clementino José Rodrigues de Souza, pároco de Aveiro, juntamente com os cidadãos Paulo José Lopes de Christo e Antônio Fernandes da Silva Mato Grosso (1866).
20 de dezembro – Dom Frei João de São José e Queiroz, Bispo do Pará, deixa a paróquia e vila de Santarém em direção às paróquias do rio Tapajós, chegando até a freguesia e vila de Pinhel. É o primeiro Bispo a visitar o rio Tapajós (1762).
21 de dezembro – O presidente da Província do Pará, por meio da Lei de Nº 233, extingue a antiga freguesia (paróquia) de São José, em Pinhel, no rio Tapajós, anexando seu território à freguesia de Boim (1853).
22 de dezembro – Chegando a Vila Franca no dia anterior (não sem antes ter passado certo sufoco na atracação, em virtude das pedras do porto da referida vila), o Bispo do Pará, Dom Frei João de São José e Queiroz dá início à sua Visita Pastoral. Um fato interessante, relatado pelo Bispo é uma dança de índias que “ao seu modo dançaram muito honestamente, tendo cinco em fileira um semi-círculo ou meio arco de pau; em que pegavam todas sustentando-o na base que do círculo inteiro seria o diâmetro, governando uma índia a dança, e sustentando com um listão preso ao mesmo arco, alargando-o ou recolhendo quando retrocediam ou quando ganhavam mais terreiro avançando com o dito arco , a que chamam sayré”, um dos mais antigos relatos desta tradição (1762).
23 de dezembro – O capitão Joaquim Barata, Interventor Federal no Estado, faz seguir para Boa Vista, em hidroplano, o sr. Tenente Ismaelino Castro, seu assistente militar, em cuja companhia viajou o sr. Kanedy, chefe da empresa Companhia Ford no Brasil, para averiguar os acontecimentos da revolta conhecida hoje como “quebra panelas” (1930).
24 de dezembro – Durante a solene “Missa do Galo”, celebrada na Catedral por Dom Tiago Ryan, e cantada pelo “Coro da Catedral” foi inaugurado um novo “Órgão da Catedral”, fabricado pela empresa norte americana “Hamond Organ Company”, doação de uma incógnita senhora católica dos Estados Unidos (1958).
25 de dezembro – Com a celebração da Santa Missa de Natal é inaugurada a nova casa das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição na Missão Cururu (1922).
26 de dezembro – Três praças da guarda local de Santarém: Zeferino, Manoel do Carmo Ferreira e outro, cujo nome ignoramos, provocando desordens na praia que fica em frente à Igreja Matriz desta cidade, feriram os índios Manoel Pedro, agregado de Bernardo José dos Santos Braga; Hygino, agregado de D. Dionizia Maria da Silva Pinto; e o mulato Florêncio, escravo do major Maurício José Pereira Macambira (1875).
27 de dezembro – Frei Francisco de Madalena instala a Vila e a Freguesia (Paróquia) de Faro, no lugar da antiga Missão de São João Batista dos indígenas Nhamundá (1768).
28 de dezembro – Dom Lino Vombömmel cria a paróquia da Sagrada Família, no bairro do Aeroporto Velho e dá posse ao primeiro pároco, o Padre Antônio Jorge Cruz Mesquita (2003).
29 de dezembro – Por causa da epidemia de gripe reinante na cidade de Monte Alegre (a gripe espanhola), a Sociedade Beneficente “União de Monte Alegre” teve que, pela primeira vez, adiar as eleições estatutárias para a presidência da mesma, que só foi realizada neste dia, tendo sido reeleito para a presidência da mesma o sr. Leocádio da Costa Macedo (1918).
30 de dezembro – Em visita oficial pela Amazônia, chega à Santarém o ilustre diplomata nipônico, senhor Kinjiro Hayachi, embaixador do Japão no Brasil, que visitou a zona agrícola de Santarém, indo até a Colônia São José, tendo uma recepção social no Theatro Victoria (1933).
31 de dezembro – O Cônego Frederico Benício de Sousa Costa, natural da Vila de Boim, é nomeado pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Exerceria essa função até sua nomeação para Prelado da Prelazia de Santarém (1902).

Nenhum comentário:

Postar um comentário