quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O centenário da Adesão de Santarém à Independência do Brasil

Aproxima-se o jubiloso e ansiado dia em que, dando asas ao nosso entusiasmo patriótico, iremos comemorar a adesão de Santarém ao movimento libertário.

A Municipalidade, coadjuvada pela classe comercial, pelas associações locais, pelos colégios e escolas e por grande número de cavalheiros de representação social, em regozijo pelo evento da grandiosa data, promoverá deslumbrantes festas que terão início a 19 e prolongar-se-ão até a noite de 20 de outubro.

É de esperar-se, para o maior brilhantismo da comemoração, que aqueles que estiverem em condições façam iluminar as fachadas de suas habitações em as noites de 19 e 20. Trata-se de uma festa nossa, duma festa de Santarém e aos bons santarenenses cumpre concorrer à medida de suas forças para o seu completo êxito.

O programa dos festejos é o seguinte:

– O raiar do da 19 será alegremente saudado percorrendo as bandas musicais as principais ruas da cidade, em alvorada.

– Às 6 horas será iniciada no Mercado Municipal, farta distribuição de carne verde e peixe fresco aos pobres – o peixe gentilmente oferecido pela briosa Colônia de Pescadores Z 11.

– Às 8 horas terá lugar a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional, no Palacete da Intendência.

– Às 9 horas será aberta a Sessão Solene do Conselho Municipal, convocado extraordinariamente para esse dia.

– Às 4 horas da tarde terá princípio uma vesperal nos salões da Intendência, oferecida pelo sr. Coronel Intendente Municipal, e para qual haverá convites especiais.

– Às 6 horas da tarde descimento da bandeira com as honras de estilo.

– No dia 20, pela manhã, alvorada e hasteamento da bandeira em todas as repartições públicas.

– Às 8 horas Missa Solene na Catedral em ação de graças ao Todo Poderoso, para a qual são convidados as exmas. Famílias, autoridades, escolas, associações religiosas, beneficente e esportivas e o povo em geral.

– Às 3 horas da tarde haverá a Praça Barão de Santarém atraente festa esportiva na qual tomarão parte diversas senhoritas, rapazes e crianças, e cujo programa será publicado em nosso número especial de 19. Haverá prêmios pra os vencedores dos diferentes páreos.

– À noite, concerto ao ar livre na Praça Monsenhor José Gregório.

 

NOTA: Texto extraído do jornal “A Cidade” de 13 de outubro de 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário