terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Rádio Rural inaugura potência de 10 KW - 1979


A Rádio Rural de Santarém iniciou, no último dia 03 de janeiro, as transmissões em caráter experimental de sua nova estação de Onda Tropical. A montagem da estação foi concluída nos últimos dias de dezembro, apenas nove meses depois de haver conseguido a aprovação das características técnicas do sistema irradiante, tempo esse considerado recorde, de vez que o prazo máximo concedido para a instalação é de 18 meses.

A comunicação foi feita pelo diretor Regional do Departamento Nacional de Telecomunicação – DENTEL, coronel Nahilton Madruga, à direção da Emissora, permitindo assim que a estação entrasse no ar. Atualmente a Rádio transmite em onda Média e Tropical, sendo que a última que teve aumentada sua potência de 1 KW para 10 KW, constituindo-se assim na mais potente estação do interior da Amazônia. Seu raio de cobertura atingirá todo o Médio e Baixo Amazonas, onde estão, além do município de Santarém, os municípios de Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Prainha, Almerim, Juruti, Faro, Itaituba, Aveiro, Altamira, Porto de Moz e vários outros. Esses municípios já eram cobertos pela antiga estação de 1 KW, porém agora receberão o som com nitidez e fidelidade. Também diversos municípios do Estado do Amazonas, atualmente cobertos, receberão um som melhor.
A nova estação da Rádio Rural dará também cobertura tranquila às áreas das rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá. Também serão grandemente beneficiados os garimpos do Alto Tapajós, regiões de garimpagem dentro do Estado do Amazonas e áreas do Mato Grosso. Ainda no Pará será bastante melhorada a audiência atual nos municípios das Ilhas do Pará além de melhorar o potencial de som que atualmente chega a Belém e Manaus e adjacências.
O projeto do novo Sistema Irradiante da emissora santarena foi elaborado pelo engenheiro Antônio Carlos Malcher Cardoso Pereira, de Belém a sua execução esteve a cargo do técnico Fernando Guarany, sob a supervisão do engenheiro Abílio Franco, que assinará o Laudo Técnico da estação. A frequência continuará mesma da estação de 1 KW: 4.765 KHZ. O novo sistema está instalado no bairro Livramento.
Segundo disse o gerente da Rádio Rural, Manuel Dutra, “esta ampliação de nossa atenção, autorizada pelo DENTEL, nos permitirá prosseguir o trabalho iniciado há quase 15 anos aqui na Amazônia, tirando do isolamento milhares de comunidades do nosso interior e bem servindo à cidade de Santarém e os municípios da região, através da informação sadia do entretenimento e, sobretudo, animando nosso povo nesta arrancada do desenvolvimento brasileiro”.

Nota: Publicado no Jornal Baixo Amazonas de 06 de janeiro de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário