domingo, 10 de novembro de 2019

Sobre os Alcoólicos Anônimos


Os 15 homens e 5 mulheres que atualmente frequentam as reuniões da Associação dos Alcoólicos Anônimos na igreja de São Sebastião, mantiveram encontro na noite de 29 de dezembro passando e na ocasião confraternizaram-se pelos progressos que conseguiram fazer na abstinência do vício de embriaguez. Na noite de 31 de dezembro eles voltaram a reunir-se para realizar estudos sobre as doze tradições daquela irmandade.

A Associação dos Alcoólicos Anônimos chegou em Santarém no ano de 1975 e, desde então, começou a atuar na recuperação de pessoas viciadas. Segundo um dos seus pioneiros em Santarém, centenas de pessoas já conseguiram recuperação e voltaram a viver normalmente.
As reuniões geralmente são feitas em ambiente muito informal e cada participante que quiser pode contar suas experiências e muitas vezes revelam até as frustrações que os levaram a procurar o álcool. Isso serve como um desabafo e pode se transformar no início da cura, pois daí todos partem para uma ajuda mutua sempre evidenciando um espírito de solidariedade total, buscando mais apoio no estudo daquilo que eles chamam de as doze tradições e os doze passos que são frutos da experiência de alcoólicos anônimos no mundo inteiro.
Existem dois tipos de reuniões: as reuniões abertas que podem ser frequentadas por quaisquer pessoas. Nessas sempre estão presentes esposas ou maridos de candidatos a recuperação, e as reuniões fechadas, onde são feitos estudos aprofundados sobre a psicologia do viciado e feitas as buscas de soluções para seus problemas.
Em Santarém, segundo depoimento de membros desta Irmandade, ela foi muito bem aceita e recentemente mais um grupo foi fundado. As reuniões desse grupo são realizadas no barracão ao lado da Igreja São Raimundo às noites de quarta-feira e a frequência é bem grande. Atualmente 35 candidatos ali comparecem e segundo um deles, o índice de recuperação é muito bom.
Santarém, uma cidade onde o alcoolismo assume proporções destacadas, onde a juventude e até adolescentes procuram no álcool motivo para diversões a associação de alcoólicos anônimos chegou em boa hora.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 6 de janeiro de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário