domingo, 10 de novembro de 2019

Memória do Círio em Santarém no ano de 1924


A população da cidade despertou ontem cedo, ao som das marchas musicais e ao estrepitar de girandolas, para prestar sua primeira homenagem a Imaculada Padroeira de Santarém.
Desde as primeiras horas da manhã desusado era o movimento de pessoas, que se encaminhavam para a Capela de São Raimundo, no bairro da Aldeia, de onde sairia o imponente cortejo do CÍRIO.
Eram 8 horas presumíveis quando, após a celebração da Santa Missa naquele orago, deu-se ordem de marcha à grandiosa procissão.
Na sua artística e bela BERLINDA, que uma multidão arrastava, a imagem da Virgem fez o seu passeio triunfal pelas ruas da urbs, acompanhada das associações e confrarias religiosas, dos colégios e escolas pias, de uma grande massa de fiéis, enfim, que plenos de fé rendiam seu culto de veneração à Gloriosa Stella Matutina.
Duas bandas musicais, a “Symphonia Franciscana” e a “3 de Junho”, revezando-se, executavam durante o trajeto do imponente préstito, alegres marchas, enquanto o espocar de foguetes anunciava que a Rainha dos Céus estava sendo glorificada pela sua querida cidade.
Chegada à Catedral a brilhante romaria, foi a imagem da Excelsa Padroeira recebida pelo Revmo. Vigário, entoando as alunas do Orfanato o majestoso hino sacro “Tota pulchra es Maria”!
NOVENÁRIO
À noite foi realizada a primeira novena, a que assistiram inúmeras pessoas.
O novenário prosseguirá até a noite de 7.
O ARRAIAL
Fartamente iluminado e galhardamente embandeirado, a praça monsenhor Gregório está transformada num verdadeiro arraial festivo com as suas barraquinhas de comes e bebes, casa de sorte, carrossel, etc.
O movimento ontem, apesar de ter sido a primeira noite, foi animado.
Duas bandas de música deram retreta, revezando-se. 

NOTA: Publicado no jornal A Cidade de 29 de novembro de 1924.

Nenhum comentário:

Postar um comentário