quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Nossa gratidão a todos os leitores e leitoras do blog

O ano de 2020 está encerrando. Foi um ano de desafios, principalmente diante da epidemia de Covid-19 que afligiu grande parte da humanidade. O blog agradece o apoio dos colaboradores e também a todos os nossos leitores e leitoras que nos incentivam a continuar a luta pela preservação da nossa memória, história e cultura. Um feliz 2021 a todos!

O retorno de Elias Pinto à política regional

Pela condição de líder natural de toda a região do Baixo Amazonas, Santarém pode ter também, a prevalecer a ideia do ex-prefeito Elias Pinto, gozando, agora, dos seus direitos políticos, melhor participação no governo do Estado.

A ideia de Elias é muito simples: pretende apenas aglutinar as maiores forças políticas da área de modo a que se façam ouvir nas grandes decisões do Pará. Neste domingo, aliás, Elias Pinto chega à cidade para retornar as atividades políticas interrompidas pelo abominável AI-5, em 1969. Percorrendo toda a região do Baixo Amazonas, o ex-prefeito, e ainda grande líder, pretende sacudir suas forças políticas, e conscientizá-las de sua importância no quadro político estadual.

Sobre os magarefes de Óbidos

De acordo com entendimentos recentes entre o prefeito Raimundo Nonato Barbosa do Nascimento e o novo médico da FSESP, dr. Antônio Manoel de Sousa, todos os magarefes que atuam nos açougues do Mercado Municipal serão submetidos a exames de saúde, atendendo a uma medida do médico Antônio Manoel que realiza uma campanha preventiva no combate à doença.

A TV Sentinela em Oriximiná

O prefeito de Oriximiná, Raimundo Oliveira, entabulou conversações com a direção da TV Sentinela, desta cidade (de Óbidos), no sentido de que seja adquirido e instalado em Oriximiná uma estação repetidora das imagens da TV Sentinela. A referida repetidora melhorará as imagens que são geradas pela TV obidense e deverá entrar em funcionamento nos primeiros meses de 1980.

O Projeto Rondon em Óbidos

Universitários da Bahia, que fazem parte da operação anual do Projeto Rondon, deverão chegar a esta cidade (de Óbidos) no próximo dia 15 de janeiro, permanecendo durante 15 dias, com a finalidade de conhecer e estudar as realidades nas áreas da Educação, Saúde, Saneamento e Modernização Administrativa. No dia 21 de dezembro, o Governador do Estado enviou ao prefeito Raimundo Nonato um ofício no qual solicita todo o apoio necessário aos trabalhos que serão realizados pela equipe. Por seu lado o mandatário obidense afirmou que os universitários desenvolverão suas atividades nas regiões de Curumu, Flexal e Igarapé-açu, onde as condições apresentadas pelas comunidades são bastante precárias.

domingo, 20 de dezembro de 2020

Sobre as origens do Bairro do Uruará, em Santarém – 1978

A juíza Sidney Floracy Santana da Silva autorizou os oficiais de justiça para que efetuem a prisão de qualquer família que for encontrada na área de terra de 180 mil metros quadrados localizada no bairro do Uruará, onde mais de dois anos vem ocorrendo conflitos. O libanês Ibrahim Berro se diz proprietário da terra por possuir um título de aforamento fornecido pela Prefeitura Municipal de Santarém. Por outro lado, o prefeito Antônio Guerreiro já deu entrada como uma Ação de Anulação do Título de Berro. Também o advogado Rodolfo Hans Geller, que foi procurado por mais de quarenta famílias deu entrada no Cartório do segundo ofício com uma contestação contra a reintegração de posse de terra de Ibrahim, concedida pela juíza, baseada em documentos que o estrangeiro possuí.

Os mercados e a sujeira da cidade de Santarém – 1978

Entre tantas situações lamentáveis que a população de Santarém enfrenta, é de se destacar a falta de higiene que toma conta de nossos mercados. Apesar de esta sujeira não ser um problema só da nossa cidade, o fato é grave porque nossos mercados são cartão de visita da Pérola do Tapajós, um exemplo: o mercado central, que fica no centro da cidade, na avenida Tapajós, que apresenta total falta de higiene nas suas dependências internas; de fora, há barracas infectas tomando conta do passeio e mesmo do passeio da avenida. O fato exige uma medida urgente por parte da prefeitura.

Casos do futebol santareno: o bicho do “Pantera”

O São Raimundo ofereceu aos seus jogadores, antes do jogo, Cr$ 150,00 no caso de uma vitória contra o Flamengo. Terminou o primeiro tempo e o placar era de 0 X 0. Para estimular os atletas que estavam realmente muito mal na partida, a direção do clube ofereceu Cr$ 50,00 por diferença de gol. Não deu outra coisa. O São Raimundo enfiou meia dúzia e o bicho subiu para 450,00. A diretoria ponderou, achou que estava pesado e deu os 400, que já é uma gratificação e tanto no início do campeonato. 

Casos do futebol santareno: acordo de boca não vale

O Veterano ameaçou não entrar em campo para jogar com o Santarém, dia 28 de outubro passado, partida válida pelo campeonato santareno. A direção do Veteco alegava ter vetado o nome Ismaelino Santos para os seus jogos e estranhava a presença do referido apitador no campo, pois, segundo o presidente José Conceição, tudo ficou acertado com o Diretor do departamento de árbitros, para que o juiz fosse outro. Ocorre que nada havia escrito e o Veterano teve mesmo que jogar com o Ismaelino Santos apitando. E haja falta de experiência.

O Cinquentenário do São Francisco Futebol Clube

Os funcionários reuniram-se em sua sede, dia 30 de outubro passado para comemorar mais um aniversário do Clube. O São Francisco Futebol Clube comemora nessa data a entrada do seu cinquentenário. O historiador João Santos fez um resumo da história do Clube, relatando suas glórias e suas dificuldades. Na oportunidade foi empossada a nova diretoria tendo como presidente Otávio Pereira e como presidente da Assembleia Geral, Ednmar da Costa Machado. Constaram ainda da solenidade a entrega de três títulos de benemérito do Clube a: arquitetos Maria de Nazaré Bentes, Lucivaldo Leal e Raimundo Dias Brito pelos grandes e relevantes serviços prestados ao São Francisco.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Papai Noel chegando na Praça Barão de Santarém

 


Registro fotográfico da chegada do Papai Noel na Praça Barão de Santarém, na abertura dos festejos natalinos na cidade, no início da década de 1980, na administração do prefeito Ronan Liberal. Foto cedida ao blog pela senhora Neide Lira.

Recepção do Papai Noel no Estádio Elinaldo Barbosa

 


Evento natalino no Estádio Elinaldo Barbosa, em Santarém, no início da década de 1980, quando do momento em que o prefeito Ronan Liberal faz a entrega da chave da cidade ao ilustre Papai Noel santareno. Foto cedida ao blog pela senhora Neide Lira.

Escola Dom Floriano em Santarém

 


Momento da inauguração do prédio da Escola Dom Floriano, no Bairro do Maracanã, em Santarém, no dia 14 de agosto de 1984, com a participação da comunidade, do prefeito Ronan Liberal e do Secretário Municipal de Educação, David Pereira. Foto cedida ao blog pela senhora Neide Lira.

Festa de Natal no Estádio Elinaldo Barbosa

 


Natal santareno no ano de 1977, em festa realizada para recepção do “Papai Noel”, no Estádio Elinaldo Barbosa. Além da população pode-se ver na foto o prefeito e a primeira dama do município: Paulo e Socorro Lisboa. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Inauguração da Escola Santa Inês

 


Contando com a presença do prefeito Paulo Lisboa e do vereador Antônio Pereira, momento da inauguração da Escola Santa Inês, em Santarém, no ano de 1977. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Uma sessão na Câmara Municipal de Santarém

 


Momento de uma sessão na Câmara Municipal de Santarém, na década de 1960, presentes na foto os vereadores Paulo Lisboa (falando), Gonzaga Rufino e Isaías David Serique. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Inauguração na Praça do Centenário

 


Momento da Inauguração da Estátua do Jornaleiro, comemorativo ao centenário do jornal “A Província do Pará”, no ano de 1976. A estátua fica localizada na Praça do Centenário, no Bairro da Aldeia. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Abertura da Feira da Cultura Popular

 


Momento da abertura da Feira da Cultura Popular em Santarém, na segunda metade da década de 1970. Na foto aparecem o prefeito Paulo Lisboa, o Bispo Prelado de Santarém, Dom Tiago Ryan (quebrando a corrente de folhas) e os senhores Manuel Dutra e Haroldo Sena. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Chegada de Governador e Vice à Santarém

 


Registro do momento da chegada do Governador do Pará, Aloysio Chaves e do Vice-governador, Clóvis Morais Rêgo, à Santarém, em visita oficial para dar posse a Paulo Lisboa como Prefeito de Santarém. No antigo aeroporto de Santarém, registro da saudação feita pela guarda de honra da PM do Estado. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Inauguração da Ponte da Brilhosa

 


Momento em que o prefeito Paulo Lisboa, acompanhado de diversos comunitários da comunidade Brilhosa (atualmente no município de Mojuí dos Campos), inaugura ponte em madeira que dava acesso àquela comunidade, na foto, pode-se ver puxando a faixa, além do prefeito, a futura vereadora Núbia Angelino. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Uma colação de Grau do Colégio São José

Tendo como ponto alto das festividades a realização de missa às 17 horas, na Catedral de Nossa Senhora Sant’Ana, celebrada pelo Bispo Dom Martinho e em seguida entrega de diplomas e anéis de grau aos colandos, foi realizado dia 08 de dezembro próximo passado a colação de grau de 78 alunos da Escola de Segundo Grau São José, que tiveram como paraninfo o prefeito Raimundo Nonato. O patrono da turma foi o professor Otávio Simões, emérito educador obidense.

Sobre as obras do Porto de Óbidos em 1979

Com o objetivo de procederem a uma inspeção geral nas obras de construção o porto de Óbidos estiveram nesse município o chefe do departamento de engenharia da CDP, Moacir Araújo Corrêa, diretor de tráfego, José Barros Leite e do engenheiro Creso Demétrio dos Santos, diretor presidente da CEDAL, firma responsável pelas obras de construção do Cais do Porto. Os diretores da CDP levarão em mãos até o coronel Raul Moreira, presidente do órgão, um completo relatório das necessidades mais urgentes e que devem ser solucionadas para que haja um bom desenvolvimento dos trabalhos que diariamente se executam neste porto. Uma das reivindicações será a de equipar o cais do porto de equipamentos que agilizem os trabalhos de carga e descarga.

Novos equipamentos da TV Sentinela

O diretor superintendente Max Hamoy acaba de adquirir quatro novos VTs o que proporcionará aos lares dos municípios de Óbidos, Oriximiná, Juruti, Faro, Terra Santa, Porto Trombetas, Alenquer e Santarém, o recebimento de uma nova imagem da TV Sentinela. Vale ressaltar que a imagem será colorida. Os aparelhos adquiridos deverão entrar em funcionamento normal dentro de dez dias, tempo necessário para a aquisição de novos cassetes. Na opinião de Max Hamoy, o custo de obtenção de material foi caro, mas sua preocupação é de cada vez mais proporcionar aos telespectadores da TV Sentinela uma imagem perfeita.

O retorno dos voos da TABA para Óbidos

“A TABA voltará a operar em Óbidos pelo menos até o final de janeiro”. Essa afirmativa foi feita pelo presidente da Associação Comercial de Óbidos quando de seu regresso da capital do Estado onde esteve recentemente. Hilton Bentes, presidente da ACO, manteve contato com o diretor presidente da TABA, Gibson, que lhe informou que as aeronaves de sua companhia deverão estar operando novamente para Óbidos a partir do mês de janeiro.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A “Festa da Cumieira” da Capela de Nossa Senhora da Graças – 1950

Aos 12 de março deste ano realizou-se a Festa da Cumieira da nova Capela de Nossa Senhora das Graças.

Apenas iniciada no princípio deste ano ficou assim vencida a primeira etapa da construção deste santuário de Nossa Senhora. A generosidade do povo e o espírito de abnegação de um punhado de Marianos, entre os quais a família de Adalgiso Paixão ocupa o primeiro lugar, realizou-se este milagre.

Reabertura da Biblioteca Paroquial de Santarém

Estão quase concluídos os trabalhos de reorganização da BIBLIOTECA PAROQUIAL, que será reinaugurada no primeiro domingo de dezembro (02 de dezembro). Infelizmente faltam muitos livros que, conforme o antigo catálogo, pertencem à biblioteca organizada pelo Revmo. Frei Francisco José. Conhecemos os nomes de todos os que emprestaram livros e ainda não os devolveram. Pedimos a finesa de entregar os livros emprestados, quanto antes, na Secretaria da Prelatura.

Um concurso de prendas do Colégio Santa Clara

O Colégio Santa Clara tem o prazer de convidar todas as pessoas interessadas a virem assistir ao Concurso de Prendas Manuais que se realizará no Salão Nobre deste Educandário, nos dias 18 e 19 de novembro corrente, das 8 às 11 da manhã e das 2 às 5 da tarde. As prendas são apresentadas por alunas dos cursos Primário e Ginasial, e todas as pessoas que comparecerem são convidados a emitir o seu voto em favor dos trabalhos que considerarem mais perfeitos, sendo de um cruzeiro a taxa de cada voto, que reverterá em favor do Colégio.

O Barracão Catequético de São Francisco – 1951

Os congregados marianos de Santarém estão desenvolvendo um belíssimo e fecundo apostolado pelo ensino de catecismo.

Duas vezes semanalmente os catequistas marianos dirigem-se aos centros catequéticos funcionando em vários bairros da cidade, sacrificando as horas de folga para ensinar a doutrina cristão aos adultos e crianças. Com a abertura do novo centro catequético de São Francisco, no mês passado, os congregados de Santarém mantêm presentemente 4 centros de catecismo.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Homenagem ao Presidente Vargas em Santarém

 


Registro de um desfile cívico em homenagem à Getúlio Vargas, na década de 1940, em frente da Catedral de Santarém. Além de participação do povo e de estudantes (Santa Clara e Ginásio Dom Amando), pode-se ver diversas autoridades, entre as quais Dom Anselmo Pietrula, Bispo Prelado de Santarém. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Rua Lameira Bitencourt em Santarém

 


Vista de uma parte da rua Lameira Bitencourt, em Santarém, no trecho próximo à Praça do Pescador. Antiga “Rua do Comércio” e “João Pessoa”, assim se apresentava a via santarena na década de 1970. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Escola Frei Ambrósio: Certificado 1928

 


Certificado de “Estudos Elementares” emitido pela Diretoria de Instrução Pública do Estado do Pará à aluna Licia Campos Reça, aprovada em 24 de outubro de 1928, no Grupo Escolar de Santarém (atual Escola Frei Ambrósio). O documento foi assinado pela Diretora, Zelia Pinto de Souza Braga e pela Professora Maria Lúcia Bezerra. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Escola Frei Ambrósio: Certificado 1958

 


Certificado do “Curso Primário Elementar” prestados no Grupo Escolar Frei Ambrósio pelo aluno Miguel Antônio C. Reça, aprovado em 22 de novembro de 1957. O documento foi assinado pelo Secretário de Estado de Educação e Cultura, José Cardoso da Cunha Coimbra e pela Diretora do Grupo Escolar, professora Lucíola Pereira Freire. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O natal dos “Casulos” em Óbidos

Foi realizada ontem no Clipper do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Cidade Nova, o natal dos casulos da LBA para noventa e duas crianças. Edite Aquino e demais membros da diretoria do núcleo de voluntários da LBA, elaboraram com antecedência uma vasta programação que teve a participação de Papai Noel, que fez a entrega de brindes e brinquedos à garotada, além de inúmeras outras atrações infantis incluindo apresentação de shows e teatro.

Sobre a volta de Dom Floriano a Óbidos

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei Nº 24/79, de autoria do prefeito Raimundo Nonato, solicitando autorização do Legislativo para efetuar a trasladação dos restos mortais do bispo Dom Floriano, que se encontram em São Paulo. Essa remoção ainda não tem data determinada.

A ponte do “Quem Diria” de Óbidos

O vereador Pedro Matos da Silva, requereu na forma regimental, reiterando solicitação anterior, para que o município mande construir uma ponte de madeira de lei, na localidade “Quem Diria”, e ao mesmo tempo solicitando ao prefeito municipal que se desloque até aquela localidade, para verificar “in loco” essa necessidade.

Sobre a Telepará em Óbidos e Região

Esteve em Óbidos no dia 20 de novembro passado, o dr. Roberto Lamoglia, presidente da Telecomunicações do Pará, acompanhado de seus assessores, para uma inspeção geral na Agência da Telepará, ocasião em que reuniu com a agente local, Izabel Guimarães.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Primeiro Congresso Eucarístico: o “Carro Eucarístico”

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia vemos o “Carro Eucarístico” artisticamente decorado para conduzir o ostensório com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade na Procissão Eucarística.

Primeiro Congresso Eucarístico: o “Côro da Catedral”

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia vemos uma apresentação do “Côro da Catedral de Santarém” durante uma das cerimônias noturnas que aconteceram durante o Congresso.

Primeiro Congresso Eucarístico: os Coroinhas

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia registro de parte do grupo de coroinhas que auxiliavam a liturgia. Um fato digno de menção: entre eles está um jovem que entraria para o Seminário São Pio X poucos anos depois, sendo o primeiro padre ordenado em Santarém, formado por esta casa de formação.

Primeiro Congresso Eucarístico: a Comunhão

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia registra-se o momento em que o povo, presente na Praça do Congresso, participa da comunhão eucarística.

Primeiro Congresso Eucarístico: a Missa

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia uma das celebrações da Missa durante o Congresso, com massiva participação popular.

Primeiro Congresso Eucarístico: a Procissão

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia podemos ver coroinhas, religiosos e religiosas e grande massa de povo, na procissão em honra do Santíssimo Sacramento, pelas ruas de Santarém.

Primeiro Congresso Eucarístico: os Sacerdotes

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia podemos ver um grupo dos sacerdotes (em sua maioria frades franciscanos) percorrendo as ruas de Santarém em procissão.

Primeiro Congresso Eucarístico: Mensagem do Arcebispo

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia podemos ver o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, deixando sua mensagem ao povo, na frente da Catedral.

Primeiro Congresso Eucarístico: Saudação

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia podemos ver a saudação feita pelo então prefeito municipal de Santarém, Ubaldo Corrêa, ao Arcebispo de Belém e demais autoridades presentes.

Primeiro Congresso Eucarístico: o Altar

 


O primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia de Santarém (hoje Arquidiocese) foi realizado em dezembro de 1960 (sessenta anos atrás). Nesta fotografia podemos ver o imponente Altar Monumento construído na Praça Rodrigues dos Santos para acolher as celebrações, pregações e outros eventos do Congresso.

A disputa pela presidência da LES em 1979

Com o término do mandato do presidente Benedito Guimarães da LES (Liga Esportiva de Santarém), postulantes ao cargo a cada dia que passa continuam a desenvolver campanhas no sentido de angariarem a confiança e votos dos representantes dos clubes na LES. Antônio Cardoso, Argemiro do Vale, os mais sérios candidatos, juntamente com Abib Bechara, que também postula o cargo, são vistos constantemente em conversa com dirigentes dos clubes, no sentido de garantirem seus votos.

Alter do Chão pede transporte coletivo – 1979

A população de Alter do Chão pediu às autoridades da cidade que mantenham contato com os proprietários de coletivos para que os mesmos coloquem maior número desse transporte para aquela vila com a finalidade de facilitar o deslocamento de moradores daquela localidade para Santarém. Os moradores alegam que somente um coletivo faz linha para aquela vila e que nem sempre corresponde às ansiedades da população.

Os problemas de abastecimento de Água em Santarém, Faro e Juruti – 1979

Muito embora o serviço de abastecimento de água da cidade de Faro não seja encampado pela regional da Cosanpa-Santarém, mas de ordem do diretor-presidente da empresa em atendimento à solicitação do governador Alacid Nunes, esta regional está com uma equipe na cidade de Faro na tentativa de solucionar o problema de água, com a construção de uma bateria de ponteiras. Os trabalhos que lá estão sendo realizados partem da premissa de não ter a cidade de Faro um abastecimento de água condizente ao atendimento da população.

Um matadouro para Alenquer – 1979

O prefeito Edson Batista de Macedo, de Alenquer, viajou semana passada para a capital do Estado, onde foi assinar convênio com a Seplan para a construção do Matadouro Modelo daquela cidade. A obra deverá ser iniciada no princípio do ano vindouro, devendo se localizar à margem do rio Surubiú, um pouco abaixo da cidade, para evitar o problema de poluição em frente à cidade.

Sobre Filatelia em Santarém – 1979

Em reunião que contou com a presença do sr. Luiz Cláudio Jardim Alves, assessor técnico de Filatelia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Pará, foi implantado em Santarém no último dia 22 de novembro, o selo comemorativo ao “Dia Nacional de Ação de Graças”, o que coloca a Pérola do Tapajós inserida no contexto nacional de Filatelia. Da reunião que foi levada a efeito na sede da Associação Comercial, participaram algumas personalidades de destaque em Santarém.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Imagem da Padroeira no Círio de 1970

 


Conduzida sobre uma pick-up Ford, acompanhada de diversas crianças vestidas de anjos, a imagem de Nossa Senhora da Conceição percorreu as ruas no Círio de 1970. Acervo de Ednmar da Costa Machado.

Chegada do Círio na década de 1970

 


Momento em que a berlinda, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, chega à Catedral, vindo pela rua Siqueira Campos. Acervo de Ednmar da Costa Machado.

Berlinda em Círio da década de 1970

 


A berlinda de nossa Padroeira em um Círio da década de 1970. Como parte da ornamentação, uma cesta com flores, obra do artista plástico Laurimar Leal. Acervo de Ednmar da Costa Machado.

Imagem da Padroeira na década de 1940

 


A imagem de Nossa Senhora da Conceição que percorreu o Círio e a Festividade em 1947 e 1948, em seu andor ornamentado. Acervo de Ednmar da Costa Machado.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O fosso da Praça do Centenário

 


Um detalhe arquitetônico da Praça do Centenário, inaugurada em 1948, era o “fosso”, que possuía, durante muitos anos, a presença de jacarés e quelônios que encantavam a garotada de então. Hoje, não existem mais os animais supracitados, e os canhões da Fortaleza, que ornavam o fosso, foram realocados para um lugar à lateral do mesmo. Fotografia do fim da década de 1940. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Uma noite do “Theatro Victoria”

 


Uma noite elegante do “Theatro Victoria” em Santarém, mostrando seu interior (galerias e plateia). Além de teatro em si, o “Victoria” também acolhia sessões cívicas, espetáculos variados e, até mesmo, eventos de partidos políticos. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Excursão do “Euterpe Jazz”

 


Uma excursão do “Euterpe Jazz” pelo rio Tapajós na década de 1930. Uma das senhoras que fazia parte da viagem posa para a foto um exemplar do jornal “O Mariano” de 30 de abril de 1936, que foi uma edição especial sobre o falecimento de Frei Ambrósio Philipsemburg, OFM. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Rua João Pessoa em Santarém

 


Vista da antiga Rua João Pessoal (atual Lameira Bitencourt), em uma foto postal da década de 1930. Em primeiro plano se vê o cruzamento da rua com a Travessa Quinze de Novembro. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Uma vista do aeroporto de Óbidos

 


Momento do pouso de uma aeronave na pista do Aeroporto da cidade de Óbidos, na década de 1960. Acervo da amiga “Ida” Marinho.

Visita do Brigadeiro Protásio a Óbidos

 


Momento em que o brigadeiro Protásio de Oliveira visitava a cidade de Óbidos, sendo recebido pelo povo e autoridades, entre as quais Dom Floriano, Bispo Prelado de Óbidos. Acervo da amiga “Ida” Marinho.

Primeira Comunhão em Óbidos

 


Fotografia de uma turma de Primeira Comunhão na cidade de Óbidos. Além das crianças e suas catequistas, Frei Prudêncio também aparece na imagem. Acervo da amiga “Ida” Marinho.

O time do Flamengo (RJ) a Santarém – 1966

 


Registro da foto do time do Flamengo do Rio de Janeiro que veio até Santarém, no ano de 1966, para jogar contra o time santareno do São Raimundo, cujos jogadores também aparecem na mesma foto. Acervo familiar de Everaldo Martins.

Visita do time do América do Rio de Janeiro – 1966

 


Outro time carioca a visitar Santarém para jogar no ano de 1966, foi o América Futebol Clube, aqui posando para a foto oficial no gramado do Estádio Municipal. Acervo familiar de Everaldo Martins.

Visita da Miss do Futebol Brasileiro – 1966

 


Momento em que a Miss do Futebol Brasileiro, a belenense Sônia Maria Ohana (que também foi Miss Pará em 1967), chega ao Estádio Municipal de Santarém, acompanhada do Prefeito Municipal, Everaldo Martins, no ano de 1966. Acervo familiar de Everaldo Martins.

domingo, 29 de novembro de 2020

As novas torres da Catedral de Santarém – 1934

O povo de Santarém vai finalmente ter a satisfação de contemplar brevemente, as duas torres de nossa Matriz que num labor contínuo e eficiente se eleva aos céus, como dois braços súplices, que se dirigem a Deus, rendendo-lhe graças, rogando-lhe bênçãos.

É que além dos esforços dispendidos pela prelatura e povo, temos a contar com a dedicação e férrea força de vontade do nosso vigário, Frei Rogério, em cujos ombros pesa a responsabilidade da execução dessa grandiosa obra, que marcará de futuro, a passagem útil por esta Prelatura, de tão abnegado sacerdote.

Melhoramentos no Grupo Escolar de Santarém – 1949

Atendendo ao apelo do Conselho Escolar de Santarém, o governador do Estado, major Moura de Carvalho, autorizou os melhoramentos de que necessita o prédio do Grupo Escolar desta cidade.

Assim, dentro de curto espaço de tempo, terão início as obras, como sejam, pintura geral, construção de W C e lavatórios, como também o reajustamento das telhas com calçamento dos canais para melhor segurança da cobertura do majestoso edifício do nosso Grupo Escolar, que foi adquirido na interventoria do Cel. Magalhães Barata, o qual em breve estará inteiramente pintado com a aparência de quem veste uma roupa nova.

A pedra fundamental para o Hospital São José

Foi lançada hoje (04 de dezembro de 1926) a primeira pedra do futuro Hospital de São José, mandado edificar pelas comunidades católicas desta cidade.

A cerimônia da Benção foi celebrada por S. Exa. Revma. Dom Amando Bahlmann, Bispo Prelado de Santarém, com a presença de várias autoridades e grande número de pessoas gradas, hoje, às nove horas da manhã.

O novo edifício fará frente para a Travessa dos Mártires e rua São Sebastião.

Momento Poético: Misérias do Mundo

Por Daniel Rebouças Albuquerque

 

Tombei no campo da luta,

Com um ferimento profundo,

Para poder ver de perto

As misérias deste mundo.

 

Preconceitos, ilusões,

O predomínio e a maldade,

A esconder a nobreza

Atrás do véu da vaidade.

A Companhia de Comédia de Ítalo Curcio

Procedente de Belém e Macapá e de passagem para Manaus, encontra-se nesta cidade pela primeira vez a Cia. acima, que realizará na ZXR-9 uma série de 5 espetáculos de comédia.

As peças apresentadas serão as seguintes: “Ela se despe à meia noite”, “Rififi no Society”, “Adão e Eva sem paraíso”, “Mulheres proibidas” e “Rendez-vous para dois”, todas de autoria de Ítalo Cúrcio [sic]. O elenco é composto dos seguintes artistas: Ítalo Curcio, Célia Curcio, Rinauro Moreira, Lelia Verbena, Naisa Ney e Adail Viana. A Cia. viaja sob os auspícios do Serviço Nacional do Teatro.

O grupo pastoril “Camponesas Natalinas” de Santarém

O título acima (“Camponesas Natalinas”) traduz o nome de um bem ensaiado grupo pastoril, patrocinado pelas piedosas senhoras Tereza de Jesus Sarmento, Delfina de Jesus Amorim e Sebastiana de Jesus Amorim.

O singelo e bonito grupo das “Camponesas Natalinas” tem se exibido em várias casas de família, deixando sempre, em todos os corações bem formados, as mais santas alegrias da quadra natalina.

Um pedido sobre o lixo em Santarém – 1944

O Departamento da Limpeza Pública desta cidade pede aos habitantes que façam colocar os seus depósitos de lixo defronte das suas casas, a fim de evitar desperdício de tempo por parte dos auxiliares do serviço que, muitas vezes, tem de penetrar no interior das habitações para trazer o lixo a transportar.

Uma apresentação do “Circo Teatro Show” – 1944

Ao Povo Católico desta culta Cidade:

Muito raramente se nos oferece ocasião de assistir a uma representação perfeita do que foi a vida, paixão e morte do Divino Redentor do gênero humano. Geralmente as adaptações são deturpadas inconscientemente, as representações deixam muito a desejar e um grande número de senões não satisfazem os menos exigentes apreciadores da arte falada.

sábado, 28 de novembro de 2020

Um título de eleitor santareno na década de 1930

 


Pertencente ao português Antônio Felix de Araújo Reça, assim era o título de eleitor dos santarenos que votavam na década de 1930 (foto acima). O título era dobrado em quatro partes e, em uma delas, tinha o registro das votações (ver a foto abaixo). Neste caso, podemos ver que o mesmo votou nas eleições em 13 de maio de 1933, 14 de outubro de 1934 e 30 de novembro de 1935. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Presidente Ernesto Geisel em Santarém

 


Recepção do Presidente Ernesto Geisel durante uma de suas visitas a Santarém, na segunda metade da década de 1970. Presentes na foto estão presentes, além do Presidente, Antônio Pereira, Everaldo Martins, Ubaldo Corrêa, Paulo Lisboa e o Governador do Pará, Aloysio Chaves. Foto do acervo familiar de Paulo Lisboa.

Velório do prefeito Elinaldo Barbosa

 


Momento do velório do prefeito Elinaldo Barbosa, em 1969, na sede da Câmara Municipal de Santarém. Elinaldo foi um dos ocupantes da cadeira de prefeito municipal durante a crise do afastamento do prefeito Elias Pinto e um dos poucos a ser assassinado enquanto ocupava tal cargo. Foto do acervo familiar de Antônio Pereira.

O prefeito Jerônimo Diniz despachando em 1967

 


Um registro da passagem do prefeito Jerônimo Diniz pela prefeitura municipal de Santarém, quando o mesmo despachava, em 1967, tendo ao lado o professor Antônio Pereira. Jerônimo foi o sucessor do prefeito afastado Elias Pinto. Foto do acervo familiar de Antônio Pereira.

Um Círio da Padroeira na década de 1960

 


Aspecto da participação popular em um Círio do início da década de 1960. Pode-se ver parte da Praça da Matriz, do antigo Boulevard Frei Ambrósio (depois Praça da Bandeira) e a Barraca da Festa, montada junto ao Boulevard e não na frente da Igreja Matriz, como de costume. Foto cedida ao blog pela senhora Eunice Corrêa.

Uma homenagem do Colégio Rodrigues dos Santos

 


Registro de uma homenagem feita pelo Colégio Rodrigues dos Santos à professora Sofia Imbiriba, na década de 1970. Foto cedida ao blog pela senhora Eunice Corrêa.

Uma cheia em Santarém na década de 1970

 


Vista da Rua Lameira Bitencourt, no comércio santareno, alagada pela enchente do ano de 1976, no trecho próximo da antiga sede da Capitania dos Portos. Foto cedida ao blog pela senhora Eunice Corrêa.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O antigo “Curro Municipal” de Santarém

 


Aspecto do antigo “Curro Municipal” de Santarém, em fotografia de fins da década de 1930, ou início da década de 1940. Localizado no Bairro da Aldeia, era administrado pelo senhor Antônio Reça, aqui visto cavalgando ao lado de seu filho Eymar Reça, próximo ao curral das reses. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Coreto da Praça do Centenário

 


Inaugurada em 1948, por ocasião das comemorações do centenário de elevação de Santarém à categoria de cidade, a “Praça do Centenário”, no Bairro da Aldeia, possui um moderno coreto, em alvenaria, que lhe orna a arquitetura, como podemos ver nesta foto, da década de 1950. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça. 

A Praça Rodrigues dos Santos

 


Aspecto da Praça mais antiga da cidade de Santarém, logo após a reforma e colocação da estátua em homenagem ao brigadeiro Veloso, no início da década de 1970. Hoje, a estátua não está mais lá. Em seu lugar foi colocada uma outra estátua em homenagem ao fundador da Missão Religiosa de Nossa Senhora da Conceição, o padre Bettendorff. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

Visita do presidente Vargas em Santarém

 


No dia 14 de outubro de 1940, o presidente Getúlio Vargas desembarca em Santarém para uma breve visita à cidade. Quis o presidente conhecer a Catedral e a imagem do Cristo Crucificado, oferta do cientista Von Martius. Antes, porém, na escadaria, foi saudado por autoridades e falou ao povo santareno que o acolheu. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.

A orla e o Trapiche de Santarém...

 


Vista do antigo Trapiche Municipal de Santarém a partir da orla da Avenida Adriano Pimentel. Pode-se ver os ladrilhos originais da construção, realizada na década de 1960. Posteriormente parte da praia foi aterrada apara a construção do atual “Mascotinho”. Acervo familiar de Miguel A. L. Reça.