quinta-feira, 4 de março de 2021

10 Pensamentos do meu amigo Emir Bemerguy

Um dia eu estava na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o professor Emir chegou até mim carregando um envelope. Ele me disse: “Meu Padre (ele me chamava assim), tenho aqui alguns dos meus pobres escritos que, espero, lhe sejam úteis”. Guardei esses escritos com carinho e, hoje, passados quase 20 anos, retomei a leitura de alguns. Deles, retiro estes 10 pensamentos que compartilho com os leitores do blog:

 

1 – “Olho o mundo tentando descobrir novidades mais estimulantes, políticos menos indignos do que os nossos”.

 

2 – “Mesmo entre poças de sangue, a Amazônia cresce e aparece aos olhos do mundo. A médio prazo, talvez isto aqui deixe de ser a cozinha nacional, a casa da Mãe Tapuia onde todos mexem e ninguém manda. A pressão que vem de fora há de nos ajudar a fazer destas estrupadas paisagens o paraíso ecológico de nossos sonhos ainda suicidas”.

 

3 – “Precisamos abrir as janelas da Amazônia, deixando a Humanidade ver o que acontece no coração das matas, na alma dos rios”.

 

4 – “Para o médico, a morte é uma presença mais complicada e misteriosa do que parece ao cidadão de outras profissões”.

 

5 – Quem vive tentando entender o mundo e os homens encontra, cada vez mais facilmente, duas razões cardeais para tanta violência, tanto desamor: um egoísmo infernal e uma quase absoluta ausência de freios morais”.

 

6 – “Ajudem-nos a retirar da UTI o mais formoso rio do universo – o Tapajós. Deus sabe quanto me alegra a alma essa possibilidade de ressurreição do caminho azul que a garimpagem maluca transformou em venenosa calda barrenta”.

 

7 – “O jornalista não pode brincar com a opinião pública, esquecendo a sua responsabilidade arrepiante. A mentira impressa ou jogada no éter alastra-se como carapanã ao anoitecer nas várzeas. Mesmo que a vítima exerça o direito de resposta e tente restabelecer a verdade, o mal já foi feito. A desinformação, seja inocente ou perversa, costuma enraizar-se na mente do povo. Às vezes, de modo irreversível”.

 

8 – “A experiência humana é fascinante, acima de tudo, por ser bordada de imprevistos e espantos”.

 

9 – “Não sei de nenhuma arte mais difícil de que a de envelhecer com dignidade e sabedoria”.

 

10 – “Quando os palhaços resolvem ter acessos de seriedade, costumam divertir ainda mais as plateias gargalhantes. De vez em quando, tanto o governo como o Congresso assumem poses de emocionante austeridade, resolvendo mostrar algum serviço ao eleitorado que lhes custeia as mordomias de nababos”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário