segunda-feira, 29 de março de 2021

Sobre os Mundurucus do Tapajós e a guerra aos Mocambos do Trombetas

Os Mundurucús, isto é notorio, foram, ha pouco mais de cem annos, terríveis inimigos dos brancos ou colonos europeus e chegaram mesmo a ir atacar a fortaleza de Santarem.

Repellidos a custo, retiraram-se; pouco tempo depois fizeram as pazes com os brancos de quem desde então têm, sido alliados fieis e amigos leaes, tendo ás vezes prestado bons serviços ao paiz e fazendo guerra de exterminio a todas as tribus selvagens que são inimigas dos brancos ou que accidentalmente lhes fazem mal.

Em 1856 ou 1857 não tendo o governo meios faceis de bater os mocambos do Trombetas, que faziam tropelias e todo o mal possivel aos negociantes e á quem podiam surprender, recorreu aos Mundurucús que promptamente marcharam com pequena força armada, que as autoridades poderam reunir e surprenderam elles sós e prenderam grande numero de escravos; resultado que ainda uma força respeitavel de policia ou de linha não poderia jamais obter.

Desde muitos annos entreteem cites um commercio util e valioso com os negociantes de Santarem e Itaituba. A grande quantidade de castanhas, salsa, borracha, guaraná, etc., procedentes do Tapajos é quasi exclusivamente fornecida pelos Mundurucús.

Esta nação tem !eu quartel general nas, vastas campinas que existem entre o Tapajós e o Xingú e muitas das suas famílias se acham estabelecidas ao longo do mesmo Tapajós acima e abaixo de, ltaituba, Cury, Uxituba, e Santa Cruz, são, logarejos habitados quasi exclusivamente por elles e o mesmo succede em varios outros pontos acima da missão actual das cachoeiras.

 

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, Pedro Vicente de Azevedo, de 17 de janeiro de 1875.

Nenhum comentário:

Postar um comentário