segunda-feira, 29 de março de 2021

Uma breve história de Vila Franca em 1874

Está situada defronte da peninsula Arapichuna, à margem direita do rio Arapium, que abre-se em bahia antes de reunir-se ao Tapajoz, 7 legoas a Oeste de Santarem. Foi ao principio aldeia dos Arapiuns, missionada pelos Jesuitas que a governaram até 1757, em que foi creada villa com o nome de Villa Franca.

Está quasi abandonada: o numero de seus moradores não excede de 80. O município contém 4:272 habitantes.

Edificios publicos não existem, pois que as obras que se começou a construir há 20 annos para a matriz, cadêa e casa da Camara, nunca chegaram a meio.

A Camara Municipal tem pedido por vezes a conclusão d'estas obras e menciona como a de maior necessidade a abertura um canal de 10 a 12 braças de extensão, no lugar denominado – Ecuipiranga – que ponha em prompta communicação as agoas de um lago da margem do Arapiun com o Amazonas e facilitar assim o transito da villa para o Lago Grande das campinas. Esta obra será de alto interesse para Villa Franca.

Há alli 3 escolas para ensino da infancia; mas, tanto a do sexo feminino como as do masculino, estão quasi desertas de alumnos, negando-se os habitantes a mandar seus filhos á escola.

Villa-Franca importa diversos generos, inclusive a farinha, para sustento dos habitantes. Sua exportação é insignificante, constando sómente de um pouco de borracha, carne e peixe secco e ás vezes alguns bois e cavalos.

Seu commercio é pobrissimo. À agricultura está extincta nos districtos da Villa e nos visinhos, e apenas apparece em alguns sitios da margem meridional do Lago Grande, nos quaes se cultiva algum cacáo, arroz e mandioca para consumo dos proprietarios. Nas campinas do Lago ha diversas fazendas de creação de gado vaccum. A industria da pesca é geral.

Os meios de transporte são canôas pequenas e um vapor que de mez em mez faz escala pela vila.

O estado sanitario foi pessimo em 1873 pela invasão de febres diversas. Hoje tem melhorado muito, posto que as febres não tenham desapparecido.

 

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, Pedro Vicente de Azevedo, de 17 de janeiro de 1875.

Nenhum comentário:

Postar um comentário