quarta-feira, 3 de março de 2021

Os muiraquitãs de Alter do Chão – 1872

Em maio de 1872, chegando eu à cidade de Santarém, no rio Tapajós, e informando-me das diversas localidades do mesmo rio, desejei saber se conheciam a origem do nome Borary ou Puérary, com que era conhecida a antiga Missão, hoje vila do Alter do Chão.

Na Aldeia de Santarém ainda existem descendentes dos índios missionados em Puêrary, que me afirmaram ter a extinta missão esse nome, devido as contas verdes ou amarelas, que então se encontravam no Lago Verde e nas margens de um ribeirão que por essa circunstância tomou esse nome, que pela língua tupy significa Rio das Contas ou Água das Contas. A tradição é que essas contas eram para ali levadas anualmente pelos Tapayunas, que as iam buscar no rio Jamundá, entre os Uaboys e Cunurys, que as recolhiam de outros índios ou das Amazonas.

O uso do muirakitan ou pedras verdes, que a tradição quer que fosse introduzido pelas Amazonas, originou o nome inglês Amazonstone e o alemão Amazonsteine.

A informação que obtive em Santarém, despertou-me o desejo de conhecer essas contas. Para isso mandei emissários a Alter do Chão, gastei dinheiro e abusei de amizades, mas, felizmente, não foram improfícuas as minhas diligências.

Do Lago Verde recebi uma. Qual não foi a minha estupefação vendo, que a rocha de era feita (jade), não tinha por pátria o solo brasileiro! A natureza da rocha, a forma do ornamento, o seu trabalho artístico, tudo levou-me a não abandonar as minhas pesquisas, porque via que estava com um objeto pré-histórico de valor, que muita luz podia me dar sobre a civilização que ele denotava. A importância que logo lhe liguei, levou-me a mandar encastoa-lo em ouro e a trazer como um breloque na minha corrente de relógio. Outro, por não achar nada de mais valor no Amazonas, ofereci como tributo de gratidão, à Sua Alteza e Sereníssima Princesa Imperial.

 

NOTA: Texto escrito por João Barbosa Rodrigues, extraído da Revista Amazônica, Ano II, Tomo II, 1884.

Nenhum comentário:

Postar um comentário