segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A festa das Debutantes em Óbidos em 1979


Teremos no próximo dia 14 de julho, nos salões da Assembleia Recreativa Pauxis, o clube que reúne a sociedade obidense, a tradicional festa das debutantes, que este ano será diferente dos outros anos. Para esta festa de beleza os organizadores convidaram o conjunto “Eles e Elas” para dar o brilho musical à realização. A apresentação das debutantes ficará por conta de Max Hamoy, homem de rádio e televisão de nossa região.

Notícias sobre a TV Sentinela em 1979


Na segunda-feira que passou, foi recebido em audiência especial, pelo prefeito, capitão Raimundo Nonato do Nascimento, o diretor superintendente da TV Sentinela da Amazônia, canal 07, Max Hamoy, que foi colocar os serviços do canal 07 à disposição da Prefeitura, tendo recebido congratulações pela implantação de uma estação de televisão na cidade.

Notícias dos Trabalhadores Rurais de Óbidos – 1979


O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Pará, acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Óbidos, sr. Raimundo Brito, e de Santarém, fundaram três sindicatos de Trabalhadores Rurais nas cidades de Oriximiná, Faro e Juruti, para a orientação e coordenação dos trabalhadores.

Notícias da Câmara Municipal de Óbidos em 1979


Em sessão solene realizada no sábado passado, precisamente às nove horas e trinta minutos, a Câmara Municipal de Óbidos encerrou a sua primeira etapa do terceiro período da nona legislatura contando, na oportunidade, com a presença de todos os vereadores, além da presença do prefeito municipal, capitão Raimundo Nonato do Nascimento, que teve a oportunidade de conhecer o relatório de atividades do Poder Legislativo obidense que, nesta etapa, apreciou os seguintes processos: 12 Leis; 02 Resoluções; 47 Requerimentos para diversas providências.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Usina Vitória em Santarém


Hospital do SESP em Santarém


Igreja de São Braz no Eixo Forte


Alunos de uma turma do Colégio Dom Amando


A dupla Emir Bemerguy e Machadinho em Emaús


A comunidade de Aritapera na década de 1950


Soldados do Quartel de Óbidos


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O aniversário da Escola Frei Othmar em 1979


A Escola Frei Othmar completou, no dia 24 de outubro, dez anos de funcionamento, fazendo cumprir, naquela data, uma programação especial. Houve desfile, cantos e poesias, além de um coquetel para os pais dos alunos. A Escola possui um contingente de mil setecentos e vinte alunos e cinquenta e dois professores. Sua atual diretora é a professora Benedita Pereira Brasil e o nome da Escola é uma homenagem ao seu fundador. 

Atletas santarenos competindo no iatismo


Carlos Meschede e Hilarinho Coimbra (vide foto) estão em preparativos para seguirem para o Recife (PE), onde vão disputar um campeonato na classe laser, no período e 11 a 15 de julho, na categoria Norte-Nordeste. Ambos estão muito otimistas e poderão trazer o título de campeão para Santarém. 

Atividades do SENAI em Santarém no ano de 1979


O diretor Wilson Calderaro, do Centro de Formação Profissional do SENAI, em Santarém, retornou de Belém onde foi participar da reunião semestral do órgão. O encontro foi presidido pelo vice-governador Gerson Peres e contou com a presença de representantes de Santarém, Macapá, Marabá, Altamira, Castanhal, Centro Getúlio Vargas, Centro Diesel da Amazônia e Centro Móvel. Por outro lado, Wilson Calderaro informa que o Centro recebeu na semana passada, um motor completo da marca Mercedes Bens OM 352, que possibilitará a realização de cursos de mecânica diesel. 

Falta de higiene na venda de pescado – 1979


Comerciantes inescrupulosos estão cometendo um tremendo crime contra a saúde pública, sem que nenhuma autoridade tenha tomado qualquer iniciativa para coibir o abuso. Eles estão colocando peixe para secar em cima de um esgoto localizado na praia em frente ao Mercado Municipal. A coisa está chamando a atenção de muitas donas de casa, que procuraram a coluna para registrarmos o fato. E assim foi feito (vide foto).

Visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em Santarém


Cenas da inauguração da Rádio Rural de Santarém


Vista parcial da orla de Óbidos em 1973


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Curso de atendentes de enfermagem – 1979


Sob a orientação da enfermeira Célia de Vasconcelos Wanghon, a Fundação SESP está promovendo, desde o dia 28 de maio, um Curso de Atendentes de Enfermagem, com a participação de 11 candidatos pertencentes às cidades da região. O referido curso terá a duração de cinco meses, devendo prolongar-se até o mês de outubro vindouro, visando aumentar o quadro funcional das unidades de Altamira, Oriximiná, Monte Alegre, Itaituba e Santarém. 

A viagem inaugural de Santarém a Cuiabá – 1979


Finalmente foi inaugurada uma linha de ônibus ligando Santarém até Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. A empresa “Maringá” inaugurou a linha no dia 25 de junho, segunda-feira passada, levando considerável número de passageiros, abrindo, assim, uma nova era em nosso meio de transporte interestadual.

Cursilhistas de Óbidos fazem hortas comunitárias – 1979


Um grupo de líderes cristãos cursilhistas, entre eles Dalcido Sarrazin, José Marinho, Urbano Iudice, com apoio dos industriais Issac Hamoy e Fortunato Chocron, juntamente com outros líderes da comunidade, lançaram, no bairro da Cidade Nova, a Campanha da Horta Comunitária. Vários canteiros já foram implantados com o objetivo de oferecer melhores condições de alimentação à população de baixa renda. 

Cruzamento da Barão com Floriano Peixoto – 1958


Procissão para a “Serra Piroca” em Alter do Chão


Uma homenagem ao Núncio Apostólico – 1966


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Três imagens do carnaval santareno na década de 1980

Preparativos para a quadra carnavalesca de 1979


Já é grande a movimentação de blocos e escolas de samba de Santarém, visando o desfile oficial do carnaval de 1979. Durante esta semana, o prefeito Antônio Guerreiro reuniu-se por duas vezes com representantes dos grupos carnavalescos e comissão organizadora do carnaval, para acertar os últimos detalhes. A primeira reunião foi na segunda-feira, com a presença de representantes das escolas Ases do Samba, Tatuzinho e Chapeuzinho Vermelho, além dos blocos Morenão, Cowboys do Samba, Pulga, Unidos das Acácias e Breguelhegue.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Recreação dominical na Coroa de Areia em 1980


Cenas de um domingo na praia do Pajuçara


Inauguração do Anfiteatro Joaquim Toscano


O Carnaval em Santarém no ano de 1980


O carnaval santareno entra na reta final neste fim de semana. Nas ruas, até mesmo independentemente da promoção oficial das Batalhas de Confetes, dezenas de blocos de sujos saíram por aí, jogando muita maisena e levando muita alegria. Amanhã será o primeiro grande desfile na Avenida Barão do Rio Branco, que somente hoje termina de ser completamente decorada. A grande ausência deste ano será a escola “Ases do Samba”, cujo passe foi comprado por Monte Alegre, onde a quadra momesca está recebendo bem mais incentivos. Mas a característica do carnaval deste ano é a espontaneidade popular, que não esperou muito das ajudas oficias para sair às ruas e brincar a valer. 

O Carnaval de 1980 na cidade de Óbidos


Na “Cidade Presépio”, a animação de rua fica por conta da escola “Unidos de Barreirão”, sob a batuta de Emanoel Aquino. A escola desfila pelas principais ruas da cidade, levando a alegria ao público que se reúne ao longo das avenidas para aplaudir a rapaziada. Também o Prefeito Raimundo Nonato colaborou com a festa.

O Carnaval de Alenquer no ano de 1980


O carnaval de rua na cidade Ximanga também começa a ganhar proporções grandiosas. Este ano, dois blocos organizados irão às ruas: o “Rancho do Aningal” (já tradicional) e o “Negrão”, do Rio Negro Atlético Clube. O Aningal mantém em verdadeiro segredo o tema de sua alegoria, mas sempre alcança o seu objetivo ao descer o bairro do Aningal em direção ao centro da cidade, acompanhado por pessoas de todas as classes sociais. O Negrão também trás muita novidade, em sua primeira apresentação ao público.

O polêmico Topless do carnaval de Monte Alegre, em 1980


Passado o susto, Monte Alegre reagiu severamente contra o topless praticado em seu desfile de carnaval no domingo gordo. A brincante, frente ao palanque, retirou o bustiê e ficou evoluindo diante de uma plateia surpresa. Depois veio o castigo: o diretor da escola que mandou a morena fazer a exibição foi cassado; a escola, no dia seguinte, trouxe uma faixa dizendo que o topless foi surpresa também para a escola, que já o punira. Depois, o castigo foi maior: o júri classificou em primeiro lugar a escola “Boêmios do Morro”, adversária da “Paitunaré”, que ousara, mesmo sem saber, praticar o topless. 

Vista interna da fábrica da TECEJUTA, em Santarém – 1966


Duas imagens da exploração de madeira no rio Tapajós em 1966


A construção da Usina de Curuá-Una em 1968


sábado, 16 de fevereiro de 2019

O tradicional Baile do Tigre em 1987


Pelo menos 2.500 pessoas lotaram as dependências do Sygnus Club, no último sábado, dia 14 de fevereiro, quando da realização do BAILE DO TIGRE, versão 1987. Foi um espetáculo de folia e muita descontração, destacando-se como uma das melhores festas carnavalescas da quadra momesca. O ponto alto da festa ficou por conta do desfile das TIGRESAS, que concorreram ao título de Tigresa – 1987. Sete lindas jovens desfilaram no palco da Sygnus, apresentadas pelo ator global, Osmar Prado, o “Tabaco” da novela Roda de Fogo.

O Baile das Bruxas em 1987


Misticismo, fantasia e muita folia num cenário de horror, aconteceu na noite de sexta-feira, 13 de fevereiro, no Centro Recreativo, o BAILE DAS BRUXAS, comandado por Eduardo Phebo, foi um dos mais animados da semana que passou. Muitos foliões encarnados de Dráculas, Franksteins e outros personagens de horror, acompanhados de belas bruxas, comandaram a folia quente do salão, e a fantasia mais original ganhou uma passagem ida e volta a Fortaleza. Foi, sem dúvida nenhuma, uma noite de muito “horror”. 

Os idosos na folia no ano de 1987


A primeira dama do município, senhora Rosilda Campos, promoveu na tarde do sábado que passou (14 de fevereiro), um animado baile carnavalesco, na sede social do São Francisco, onde os foliões que fizeram a festa foram os idosos de Santarém, Alter do Chão e Mojuí dos Campos.

A rainha do carnaval de rua de 1987


As agremiações carnavalescas que disputam o título do carnaval este ano (1987), apresentaram na madrugada de sábado, na sede do Fluminense Atlético Clube, suas candidatas ao título de RAINHA DAS RAINHAS DO CARNAVAL DE RUA – 1987, uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura. Foram bonitas jovens e garotas que disputaram o cobiçado título, sendo, no final, premiadas as seguintes concorrentes:

O prédio da loja “O Castello” na década de 1960


O Coreto do Aritapera na década de 1950


O trio musical dos irmãos “Machado”


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Uma estação meteorológica em Santarém


Momento de reflexão do Encontro de Santarém – 1972


Missão de São Francisco do Cururu


Vista panorâmica de Óbidos em 1928


Marechal Cândido Rondon na Serra da Escama – 1928


Bateria da Serra da Escama – 1928


Óbidos vista da Serra da Escama – 1928


Marechal Cândido Rondon em Óbidos – 1928


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Vila de Boim na década de 1970


Turma do Ginásio Sagrado Coração de Jesus em Fordlândia


O Barracão do Bairro de Aparecida


Procissão do Padroeiro da Aldeia em Santarém


Vista aérea do Seminário São Pio X


Convento franciscano em Itaituba


Celebração de Crisma em Itaituba


Casa paroquial de Belterra na década de 1950


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Carnaval Santareno 1982: Chapeuzinho Vermelho, a Escola campeã.


Apresentando um tema que agradou em cheio ao público, a escola de samba “Chapeuzinho Vermelho” sagrou-se a grande campeã do carnaval de 1982. “A Festa do Sairé” foi o tema apresentado com muita criatividade, com um samba enredo defendido pelo médico Telmo Moreira Alves (foto). A escola desfilou à frente de sua concorrente, “Ases do Samba”, que também foi muito aplaudida pelo público.

Carnaval Santareno 1982: Pulga, o bloco campeão.


O tradicional Bloco da Pulga recebeu do júri a primeira colocação em sua categoria, lugar merecido pela sua extraordinária apresentação no asfalto da avenida Barão do Rio Branco. O tema do grupo, denominado “Bendelack, 30 anos de carnaval”, foi uma homenagem ao fundador do bloco, o popular Bendelack, que deu um verdadeiro show no desfile, com aquela categoria de quem sabe fazer um carnaval de verdade. O público não regateou aplausos ao velho carnavalesco santareno, criador de tantos outros grupos.

Carnaval de 1988: Império Figueirense homenageia “Cartola”.


O arrojo e o entusiasmo de um grupo de abnegados carnavalescos, tendo à frente o presidente Paulo Pimentel, levaram a rapaziada do bloco “Império Figueirense” pelo quinto ano consecutivo a desfilar no carnaval de rua da cidade. Ano passado o bloco ficou em quinto lugar, mas sua bateria alcançou o invejável terceiro lugar.

O Reinado de Momo em Santarém em 1973


Tem hoje, oficialmente, início o reinado do soberano da pandengologia, sua majestade, o Rei Momo, Primeiro e Único.
Em todos os clubes da cidade, onde a preparação já apresentava grande movimento, a alegria ganha maiores proporções, com seus associados e frequentadores entregando-se de corpo inteiro ao reinado da folia, como fiéis súditos do grande soberano.