quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Notícias de Curuai do Lago Grande em 1926


O verão deste ano foi um dos maiores dos últimos tempos.
O imenso volume de água que banha as costas da terra firme e que, no tempo da cheia, qual Mediterrâneo, vai até a outra borda, tornando acessível a navegação mesmo de embarcações de calados regulares, está agora, transformado num verdejante amanzal.
O transporte de carga de passageiros, em razão disso, há muito que vem sendo feito quase que inteiramente a pé, entre uma e outra margem do lago, ora por sobre os duros tijolinhos da terra partida, ora por sobre o lençol, por vezes grande, do lamaçal que se formou. Somente do Itacominin para a Boca do Lago é que este serviço tem-se feito por meio por meio de pequenas montarias.

Por este motivo, muito sofreu a economia local. Além da grande mortandade de peixes, sobretudo pescadas, que se verificou nas margens do escasso regato dagua e lama que se escoa por entre a extensa “terroada”, foi enorme o estrago de tracajás que, à míngua do precioso líquido, morreram asfixiados pelos campos a fora, mal grado a boa vontade dos fiscais Bernardino Batista e Manoel de Castro Barroso, os quais, ajudados por outras pessoas se encarregaram da proteção aos pobres animais, pondo-os em lugares ao abrigo do rigor do verão.
Os lagos centrais secaram completamente e segundo afirmativa de moradores antigos desta vila há cerca de trinta anos que não se registrava uma seca de proporções tão grandiosas como a atual.
Felizmente, nestes últimos dias desabaram copiosas chuvas sobre esta região, acreditando-se que este estado de anormalidade pouco perdurará ainda.
Em virtude da grande seca tem-se tornado fácil a matança de jacarés.
Segundo cálculos aproximados já foram mortos mais de 8.000 destes terríveis anfíbios.
Para que os leitores de “A Cidade” possam fazer ideia da quantidade de jacarés existentes nestas paragens, damos aqui o resultado das batições promovidas ultimamente pelo fiscal Manoel de Castro Barroso, dentro da zona de sua jurisdição, no Alto Lago Grande: na enseada do Piracicaba, 248; na boca do Igarapé-assú, 743; no lago da Ilha da Preguiça, 508; no lago do Japá, 452; na boca do Igarapé do Campo, 624; e no igarapé Mari-mari, 701; num total de 3.276 jacarés.
Nos dias 20 e 24 de novembro do corrente realizaram-se nesta Vila os exames finais das escolas elementares estadual do sexo masculino, da regência do professor Antônio Emiliano da Silva, e municipal mista, da regência da professora Maximiana Vinhote Figueira.
Serviram de examinadores na primeira os senhores Genciano Marques, capitão Vicente Régis Batista e professora Maximiana Vinhote Figueira e, na segunda, os senhores Pedro Gomes de Moraes e professor Antônio Silva.
No dia 25 do corrente decorreu o natalício da prendada senhorita Elvira Diniz, filha do abastado fazendeiro, coronel Manoel Batista Diniz.
Comemorando este evento, a benquista família Diniz recepcionou naquele dia as pessoas de sua amizade.
O estado sanitário local é bom.

NOTA: Publicado no jornal A Cidade de 11 de dezembro de 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário