domingo, 8 de dezembro de 2019

Notícias sobre indígenas em Óbidos em 1862


Municipio de Obidos – Naõ ha aldeias de indios neste municipio, nem consta a existencia de malócas em lugar sabido. Asseguraõ-me, porém, algumas informações recebidas, que existe no rio Trombetas grande numero de índios selvagens, que vagueiaõ nas matas acima das cachoeiras d'aquelle rio.
Segundo o testemunho de um explorador de nome Thomaz Antonio d'Aquino, que na supposiçaõ de encontrar riquezas n'aquelle rio, subio pelo seu principal ramo denominado Camiuá até encontrar as cachoeiras, e deste ponto em diante seguio caminho por terra por espaço de 13 dias consecutivos; encontrou n'esta paragem uma grande tribu selvagem de côr quasi branca, e semelhante ao typo que nesta provincia se chama vulgarmente mameluco.
Refere este individuo, que os homens desta tribu usavaõ apenas um cinto de embira trançada, e compridos os cabellos do meio da cabeça para traz, tendo por adorno urna delicada trança de palha nos delgados dos braços e das pernas.

As mulheres estavaõ simi-nuas, tendo apenas uma grossa faxa pendente da cintura, adornada de missangas e pequenos guisos, enfeites estes, que denotaõ ter tido seguramente esta tribo alguma communicaçaõ com homens civilisados, que lhes fornecerão esses adornos, e saõ por certo os Hollandezes.
Affirma ainda aquelle explorador ter conseguido saber destes indigenas, que n'aquelles desertos outras tribus existem, para nós desconhecidas.
Tenho por verdadeiras estas noticias, confirmadas tambem por alguns escravos, que, tendo fugido da companhia de seus senhores, forão expulsos d'aquella longiqua localidade, onde forão occultar-se, pelas hordas selvagens, que ali appareeerào, referindo em seu regresso á Obidos estes mesmos factos.

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque, em 01 de setembro de 1862.

Nenhum comentário:

Postar um comentário