Compreendendo os
problemas máximos de Santarém – viação e água – e não tendo recursos
suficientes para solucionar a ambos, conjuntamente, o sr. Cap. Ildefonso
Almeida, D.D. Prefeito Municipal, está curando de dotar este município, o mais
possível, de boas estradas de rodagem, que liguem esta cidade às colônias.
Foi neste
intuito que comissionou o engenheiro geográfico Benedicto Belém, do estudo dos
varadouros que comunicam o lugar Aramanahy, à margem direita do rio Tapajós,
com as colônias centrais do município, ligadas a esta cidade por estrada já
trafegada por caminhões e automóveis.
Aquele
profissional, partindo de Aramanahy a 14 de junho p.p., alcançou com o percurso
de 1.000 metros, mais o menos, o alto do planalto deste município, vindo por
ele de uma distância de 24 quilômetros, aproximadamente, até a colônia do
Tracoá, centro cultivado e que tem comércio com esta cidade. Dessa colônia
alcançou a de Lavras, ponta da estrada já em tráfego, com 12 quilômetros de
percurso, sendo este trecho o de mais difícil execução, pois nele se acham as
cabeceiras do Igarapé-assú, com diversas grotilhas. Todo o resto da estrada
será lançada sobre uma só terra com pequenas depressões, sem grandes serviços.
Nos seus estudos, informou-nos aquele profissional ter percorrido a extensão de
63 ½ quilômetros, gastando quatro dias.
NOTA: Publicado
no Jornal de Santarém de 01 de julho de 1933.
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