terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Cartão de natal do ano de 1963



A família de Audálio Corrêa Campos mandou preparar este cartão de Natal no ano de 1963, com uma bonita foto aérea da cidade de Santarém, para distribuir entre os familiares e amigos. Acervo familiar de Hélcio Amaral.

Um cartão postal de Santarém na década de 1960



Cartão postal retratando três exemplos da arquitetura do centro da cidade de Santarém: a Catedral, o Cinema Olímpia e a Garapeira Ypiranga. Acervo familiar de Hélcio Amaral.

Uma descrição do rio Tapajós em 1863


Tapajós. Rio igual em grandesa ao Tocantins, desce das cordilheiras dos Parecis no rumo de S. O. a N. E., atravessando terras montanhosas, formando grandes cachoeiras, e terminando seu curso com uma largura consideravel. E' habitado na parte superior pelos indios Apiacás e outros; na media pela guerreira e industriosa tribu dos Mundurucús, e pelos Mauès na margem esquerda, na parte inferior n'uma extensaõ de 50 leguas.
Saõ suas margens povoadas por gente civilisada, encontrando-se n'ellas as povoações seguintes: Villa de Itaituba, Aveiros, Boim, Alter do Chaõ, Villa Franca e cidade de Santarem. Este rio é o mais rico e mais poderoso de todos, quanto aos productos naturaes, abundando extraordinariamente em suas margens a borracha, tabaco, salsa, guaraná, castanhas, breu, estopa, cumarú, e outros muitos productos.

Uma descrição do rio Jamundá em 1863


Jamundá. Rio que desce das montanhas da Guyanna no rumo de N. a S.; em sua parte inferior forma um espaçoso lago em cujas margens está a decadente villa de Faro; e dividindo-se depois em varias ilhas e outros tantos braços, entra no Amazonas por muitas boccas, das quaes a mais occidental, é o limite do Pará com a provincia do Amazonas. A parte superior d'este rio é habitada por indios de diversas tribus antigas e a inferior por população civilisada.
As suas producções naturaes são cacáo, breu, castanhas, cravo, cumarú, estôpa, jutahysica, oleo de cupahyba, tabaco, e borracha. 

Uma descrição do rio Trombetas em 1863


Trombetas. Rio notavel por sua extensão e pela falta de sinuosidade na parte inferior do seu curso; desce da cordilheira da Guyanna, tendo por confluente principal Cumiahú do lado oriental. As terras de suas margens sito baixas e ás vezes alagadiças até a barra do mesmo Cumiahú, da qual naõ muito longe se ahaõ as primeiras cachoeiras, e começaõ as terras altas e montanhosas, habitando esta ultima parte além d'outras tribus, uma muito pacifica, cujos costumes, physionomia, caracter e indole comercial indicaõ que pertence á famosa naçaõ dos Caribas; a parte inferior é pouco habitada, havendo todavia alguns estabelecimentos civilizados e algumas cabanas de escravos fugidos. O rio offerece navegaçaõ desimpedida para vapores, até as primeiras cachoeiras. Os productos naturaes d'este rio saõ abundantes, distinguindo-se entre elles-castanha, cacáo, borracha, cravo, cumarú e salsa, assim como excellentes madeiras de construcçaõ civil e naval. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Uma descrição do rio Surubiú em 1863


Surnbiú. Rio procedente das montanhas da Guyanna; é pouco extenso e pouco navegavel; abre-se em lago junto da villa de Alemquer, depois entra no Paraná-mirim de Obidos para sahir no Amazonas. Em suas margens se encontraõ excellente castanha, cacáo, borracha, estopa e cumarú, abundando no Parana-mirim, os mesmos generos e tabaco.

Uma descrição do rio Gurupatuba em 1863


Gurupatuba. Rio pouco extenso procedente dos montes da Guyanna junto á montanha, sobre que está a villa de Monte-Alegre. É habitado na parte inferior por alguns sitios e fazenda de cultura e creaçaõ. As producções naturaes nas suas terras saõ: castanha, cacáo, oleo de cupahiba e estôpa; nas suas margens se encontra excellente pedra conhecida pelo nome de pedra de amollar, que serve para edificaçaõ. 

Uma descrição do rio Parú em 1863


Parú. Um dos rios mais notaveis da Guyanna Brasileira, donde desce para o Amazonas, onde tem sua barra com pouca largura; é navegavel 30 legoas, além das quaes ha numerosas cachoeiras, e acima da primeira destas, alarga-se muito o rio, enchendo-se de numerosas ilhas todas de terra firme. Habitaõ na parte superior somente indios, cujas tribus principaes saõ a Aparahy, que habita no logar chamado Arimatapurú e Urucúianna, que habita na parte superior.
Na sua barra se aha a povoaçaõ de Almeirim; os seus productos naturaes saõ cacáo, salsa, borracha, castanhas, tabaco e baunilha. 

Uma descrição do rio Jari em 1863


Jary. Rio consideravel procedente da Guyanna Brazileira e affluindo de N. a S. para o Amasonas; tem curso muito extenso, é navegavel mais de 30 legoas, seguindo-se depois as cachoeiras, margens baixas, e alagadiças em geral, na parte navegavel, e montuosas na media e superior. N'estas ha as tribus seguintes: Cuceaxim; Uacupi; Oyapi, com a qual foi fundada em 1839 a povoação, hoje em ruinas, chamada-Tujújú-maiti; japuruhi, Atamancum, e Arenaibú.
Estas duas tribus vivem concentradas no matto, mas communicam-se com as do Parú pelas suas cabeceiras. Os productos naturaes nas mattas deste rio são: borracha e salsa em abundancia, cacáo, castanhas cumarú, cravo, breu e baunilha. 

domingo, 15 de dezembro de 2019

Coral de Santarém em apresentação de Natal – 1983



Registro fotográfico feito na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, quando o Coral de Santarém cantava a “Missa do Galo”, celebrada no sobredito templo, à meia noite do dia 24 de dezembro. A apresentação era feita com a roupa de gala do conjunto vocal, que tinha como regente o maestro Wilde Dias da Fonseca. Ao fundo, pode-se ver o "Presépio", montado junto à imagem de Jesus Crucificado, ofertada por "Von Martius". Foto cedida ao blog pelo amigo Paulo Dias.


Recepção ao Papai Noel em Santarém



Nestas duas fotografias, momentos da recepção do Papai Noel, em Santarém, na primeira metade da década de 1980, em evento realizado no Anfiteatro Joaquim Toscano, na Praça de São Sebastião. Na ocasião, o prefeito municipal, Ronan Liberal, fazia entrega da chave da cidade ao personagem natalino. Fotografia cedida ao blog pela senhora Neide Lira.

Papai Noel no Estádio Elinaldo Barbosa



Cerimônia de recepção ao Papai Noel, realizada no antigo Estádio Elinaldo Barbosa no início da década de 1980. Na ocasião, o prefeito municipal de Santarém, Ronan Liberal, acolheu o “Bom Velhinho” entregando a chave da cidade. Fotografia cedida ao blog pela senhora Neide Lira.

Grupo de frades franciscanos da Prelazia de Santarém



Tendo ao centro o Prelado de Santarém, Monsenhor Anselmo Pietrulla, um grupo de frades franciscanos, em sua maioria alemães, que trabalhavam na Prelazia de Santarém, durante o período da Segunda Grande Guerra Mundial, na primeira metade da década de 1940. Foto cedida ao blog pela professora “Ida Marinho”.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Notícias sobre o quilombo do rio Curuá em 1863


Assim tambem, mediante os esforços do coronel Miguel Antonio Pinto Guimarães, que se encarregou de coadjuvar-me em igual empenho, foi devassado o quilombo do Rio Curuá, que não deixava de ser fatal aos povoados da sua visinhança.
Forão capturados 26 escravos, para cujo fim mandei abonar a quantia de 1:200$000.
D'est'arte, senhores. conto ir pouco a pouco extinguindo esses focos, onde impera o vicio, e o crime encontra seguro azilo.

Sobre a Estrada do Tapajós – 1863


Estrada do Tapajoz. No intuito de remover os obstáculos que muito concorreraõ para o enfraquecimento do interessante commercio que outr'ora se fazia entre Santarém e Cuiabá pelo rio Tapajoz, tive o pensamento de tentar uma communicaçaõ por terra, que evitando os tropeços, que offerecem as invenciveis cachoeiras daquelle rio a contar da denominada – Maranhaõsinho – em diante pozesse em contacto comnosco as fronteiras d'aquella provincia.
Tradições antigas davaõ noticia da vinda de habitantes d'aquella provincia em busca d'ouro em pontos que saõ hoje conhecidos.
Os indigenas pacificos que habitaõ no valle d'aquelle rio indicaõ tambem que acompanhando-se o rio Paraná-tinga que é um dos maiores affluentes do Tapajoz chega-se a campos onde existem habitações e bastante gado.

Sobre a mudança da sede paroquial de Juruti – 1863


Remoção da séde da freguesia de Juruty. Em virtude das disposições da lei provincial de 03 de desembro de 1859 encarreguei ao engenheiro 1º tenente Joaquim Rodrigues de Moraes Jardim de escolher e demarcar na margem do Amazonas entre a ponta do Maracauassú e a bocca do igarapé Balaio o lugar mais azado para assento daquella povoação, levando o plano das ruas, e praças, de maneira a começar o seu estabelecimento com regularidade.
A séde actual d'aquella freguezia existe no centro do lago Juruty, a seis legoas de distancia da margem do Amazonas.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A desobstrução do Lago Pauxis em 1862


No pequeno valle formado pelo morro da Escama e pela terra alta, em que está assentada a cidade de Obidos, existe um pequeno lago que desagua no Amasonas, quasi immediatamente, pois que muito proximo á margem do rio é que elle estreitando forma um pequeno Igarapé. Esta garganta que o liga ao Amasonas tem sido obstruida já por plantas, já por cascos de canôas velhas que ali se achão a apodrecer, obstaculos estes que tem facilitado a accumulação de arêas que impedem os escoamentos do mesmo lago, logo que o Amasonas desce abaixo de certo nivel, o que acontece annualmente, tornando-se as aguas do lago estagnadas e assim urna fonte perene de exhalações paludosas.

Produção industrial do município de Itaituba em 1862


Município de Itaituba. Existem 4 engenhos que produziraõ 200 frasqueiras de aguardente, movidos por animaes com 32 braços empregados no serviço.
Os principaes artigos de producçaõ agricola e industrial exportados do município foraõ os seguintes:
Breu – 114 arrobas – 114$000
Café – 410 arrobas – 2:000$000
Cacáo – 600 arrobas – 2:400$000
Castanha – 120 alqueires – 240$000
Cravo – 87 arrobas – 582$000
Estopa – 65 arrobas – 65$000
Farinha – 350 alqueires – 1:024$000

Produção industrial no município de Faro em 1862


Municipio de Faro – Dos principaes generos de producçaõ agrícola e industrial foraõ exportados:
Azeite – 100 potes – 600$000
Breu – 100 arrobas – 200$000
Café – 100 arrobas – 400$000
Cacáo – 2,000 arrobas – 8:000$000
Castanha – 800 alqueires – 1:600$000
Cumaru – 120 libras – 19$200
Estopa – 150 arrobas – 300$000
Farinha – 100 alqueires – 400$000
Feijão – 50 alqueires – 100$000
Jutaissica – 10 arrobas – 20$000
Mel – 100 potes – 400$000
Milho – 1,000 mãos – 200$000

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

A Colônia de Pescadores de Santarém e a Educação em 1926


No dia 15 de dezembro do corrente, a Colônia de Pescadores desta cidade fez inaugurar mais uma escola para os filhos de pescadores, no núcleo denominado Igararé Assú, contendo presentemente o referido estabelecimento de ensino que tomou o nome de Comandante Burlamarqui, cerca de cinquenta crianças matriculadas.
A solenidade foi presidida pelo presidente da Colônia, sr. Raimundo Blair Maciel, com a assistência do agente da Capitania dos Portos, sr. Portilho Bentes e de grande número de associados. Cogita ainda a Colônia Z 11 inaugurar, no próximo ano, outra escola no lugar Saracura, preenchendo assim nobremente os seus fins. Disseminar a instrução primária é o maior ato de patriotismo que se faz a este país. 

Futebol em prol da reforma da Catedral em 1926


Magnifica foi sem duvida a tarde esportiva de 15 de novembro do corrente em que as turmas principais do Santarém Sport Club e Santa Cruz Sport Club se encontraram em amistoso match em beneficio das futuras obras da Catedral.
Perante numerosa assistência a pugna se desenrolou empolgante, arrancando dos espectadores fortes aplausos e incessantes incentivos.
Mais treinado que o adversário, o Santa Cruz conseguiu abater o Santarém que, não obstante menos preparado, vendeu caro a derrota após uma luta brilhante e renhida.
Arbitrou a partida o sr. Francisco Moreira, ainda que mostrasse desejos de acertar, andou muito indeciso, prejudicando em grande parte os players do Santarém.

Dados econômicos de Monte Alegre em 1862


Municipio de Monte-Alegre. Existe uma olaria com 4 braços empregados no serviço, que exportou alguns tijollos e potes no valor de 300$000 rs.
Dos principaes artigos de producçaõ agricola e industrial foraõ exportados:
Cacáo – 4,000 arrobas – 20:000$000
Peixe salgado – 6,000 arrobas – 18:000$000
Existem 49 fasendas de creaçaõ de gado vaccum e cavallar com 72 braços livres e 15 escravos, contendo 18,357 cabeças de gado comprehendidas ambas as especies. 

Dados sobre a Economia na cidade de Óbidos em 1862


Município de Obidos. Os principaes artigos de producçaõ agricola e industrial exportados foraõ os segnintes:
Cacáo – 82,128 arrobas – 410:640$000
Castanha – [peso não identificado] – 2:400$000
Peixe – 4,200 arrobas – 12:600$000
Existem 44 fasendas de creaçaõ de gado vaccum e cavallar e 320 de cultura de cacáo e de café, contendo as primeiras 4,000 cabeças de gado vaccum e 145 do cavallar, com 120 braços livres e 88 escravos empregados no serviço, e as segundas 1,380 livres e 960 escravos.

Alguns dados da Economia em Alenquer em 1862


Municipio de Alemquer. – Dos principaes artigos de producçaõ agricola e industrial do municipio foras exportados.
Cacáo – 16,000 arrobas – 80:000$000
Castanha – 12,000 alqueires – 30:000$000
Dita sapucaia – 1,300 alqueires – 15:600$000
Peixe salgado – 8,000 arrobas – 24:000$000
Existem 55 fasendas de creaçaõ de gado vaccum e cavallar com 80 braços livres e 30 escravos empregados no serviço, e 12 mil cabeças de gado de uma e outra especie, e 300 de cultura com 300 braços livres e 100 escravos. 

Um relato sobre a Economia em Santarém em 1862


Municipio de Santarem. – Existem n'este municipio 1 engenho de fazer agoardente e assucar movido por agoa com 30 braços empregados no serviço e 1 fabrica de fazer vinho de cajú.
O engenho produzio 600 frasqueiras de agoardente e 400 arrobas de assucar.
Dos principaes artigos de producçaõ agricola e industrial foraõ exportados:
Cacáo – 40,000 arrobas – 200:000$000
Castanha – 10,000 alqueires – 20:000$000
Feijaõ – 200 alqueires – 1:200$000
Oleo de cupahiba – 80 canadas – 800$000
Peixe salgado – 4,000 arrobas – 20:000$000
Salsa – 100 arrobas – 900$000

domingo, 8 de dezembro de 2019

Notícias sobre indígenas em Itaituba em 1862

Municipio de Itaituba. Na parte do rio Tapajós pertencente a este município contão-se 3 aldeas de Mondurucús á baixo da villa, e á margem do rio. E á cima da mesma villa 10 malocas á beira do rio, e 19 outras nas campinas ali existentes, todas compostas de indios da tribu Mondurucú, a saber:
As 3 aldeias existentes – contendo 853 almas;
As 10 malocas abeira do rio – 1738 almas;
As 19 malocas nas campinas centraes – 7315 almas;
[Total de] 9907 [indígenas Mondurucús].
Na mesma margem do rio ha 4 malocas da tribu Maués com 278 pessoas, e nas terras centraes 28 malocas com 5379 almas, o que dá uma população de 5657 índios Maués.

Turma de Primeira Eucaristia em Óbidos



Fotografia de fins da década de 1930 ou início da década de 1940, mostrando uma turma de primeira eucaristia posando para uma foto na frente da Capela de Bom Jesus, tendo, em destaque o alpendre do templo, com suas colunas e escadaria de acesso que foram retiradas em reformas posteriores. Acervo cedido ao blog pela amiga “Ida” Marinho.

Confrarias religiosas em Óbidos na década de 1940



Representantes das quatro confrarias de leigos existentes na paróquia de Santa Anna, em Óbidos, na década de 1940. Marianos, Filhas de Maria, Apostolado de Oração e Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, posam com suas bandeiras ou estandartes juntamente com o pároco: Frei Floriano Loewenau, que mais tarde viria a ser o primeiro Bispo da Prelazia de Óbidos. Acervo cedido ao blog pela amiga “Ida” Marinho.


Notícias sobre indígenas em Óbidos em 1862


Municipio de Obidos – Naõ ha aldeias de indios neste municipio, nem consta a existencia de malócas em lugar sabido. Asseguraõ-me, porém, algumas informações recebidas, que existe no rio Trombetas grande numero de índios selvagens, que vagueiaõ nas matas acima das cachoeiras d'aquelle rio.
Segundo o testemunho de um explorador de nome Thomaz Antonio d'Aquino, que na supposiçaõ de encontrar riquezas n'aquelle rio, subio pelo seu principal ramo denominado Camiuá até encontrar as cachoeiras, e deste ponto em diante seguio caminho por terra por espaço de 13 dias consecutivos; encontrou n'esta paragem uma grande tribu selvagem de côr quasi branca, e semelhante ao typo que nesta provincia se chama vulgarmente mameluco.
Refere este individuo, que os homens desta tribu usavaõ apenas um cinto de embira trançada, e compridos os cabellos do meio da cabeça para traz, tendo por adorno urna delicada trança de palha nos delgados dos braços e das pernas.

Sobre a Colônia Militar de Óbidos em 1862


OB1DOS. Esta colonia situada a uma legua de distancia da cidade deste nome, e na margem direita do Amasonas, em vez de progredir, tem definhado consideravelmente.
A sua população compõe-se somente dos respectivos empregados, e suas familias, e das praças ali destacadas.
Dos 224 colonos, que para ali forão enviados no anmo de 1855, nem um existe, nem outros se tem estabelecido.
Assim a encontrei, quando a visitei, reconhecendo por mim mesmo o atraso, em que se acha, e o pouco proveito, que resultou das enormes despesas, que se tem feito com sua criação e conservação.

Sobre as condições de saúde em Santarém em 1862


As febres intennittentes paludosas com a entrada do verão, reappareceram na comarca de Santarem com indole menos grave e funesta, e affectando os indios em menor escala.
Pelas ultimas noticias, que recebi, existiam 35 enfermos accommettidos das mesmas febres, tendo já fallecido 6.
Declarando a camara municipal não ter meios sufficientes para o tratamento das pessoas pobres e desvallidas, que fossem affectadas deste mal, resolvi abrir um credito de 1:000$000 reis, nos termos do decreto n. 2884 de 1.º de fevereiro do corrente anno e auctorisei a camara a fazer estas despesas.

Notícias da Comarca de Santarém em 1840


O Baixo Amazonas constitue uma outra Comarca, tendo oito termos, e reunindo-se o Jury taõ somente em quatro, o que dá em resultado oito reunioens annuaes nas quatro cabeças de termos, alem das vizitas áos outros Municipios, e das correiçoens extraordinarias. Decidí, Senhores, se é possivel á um Juiz de Direito fazer um semelhante giro de Pauxis á Macapá no espaço de um anno! Cumpre observar-vos, que cada um termo tem o direito de possuir um Conselho de Jurados, tendo para isso o numero de Juizes competente, e, ainda quando o Governo se convença da necessidade de declarar qualquer outro Municipio com direito áo Jury, naõ reformará de certo o que foi á tal respeito deliberado em 25 de Janeiro de 1833, visto que á impossiveis ninguem pode ser obrigado. Esta consideraçaõ é applicada áos termos de todas as Comarcas, á Comarca da Cidade tambem cabe o, que expendí acerca dos inconvenientes resultantes da extensaõ e multiplicidade de termos.

Notícias da Vila de Tapajós (Santarém) e Monte Alegre em 1840


Tapajoz necessita reparar a sua Igreja Matriz: ella foi erecta com esmollas dos fieis, porem hoje suas contribuiçoens naõ podem chegar para os indispensaveis concertos. Essa importante Villa exige uma Casa de Camara e uma Cadeia. Alli bebe-se agua insalubre por falta de poços, ou chafarizes, e a construcçaõ de um Cimiterio constitue urna de suas primeiras necessidades. A sua Camara pede, que se extenda áos fasendeiros de seo municipio a disposição da Lei n.° 19.

Notícias de Santarém e Tapajós em 1850


Cabe aquí mencionar, que por participações recebidas do Commandante Militar de Santarern, e do Missionado do rio Tapajós ou rio Preto, datadas do mêz de Junho deste anno, constou alí grassar uma epidemia de febres, que tem produzido grande mortandade nos Indios das tres Missões de Cury, Santa Cruz, Ixituba, e no posto Militar de Itaituba. Pela Presidencia se ordenou já a remessa de medicamentos e de dinheiro para dietas, e até para mantimentos, pois no estado desgraçado daquellas povoações, a epidemia trouxe como conquencia a fome. 

Uma tentativa de assassinato em Santarém – 1850


Bastante sensivel me he ter de relatar que o Delegado de Policia de Santarem me participou, por officio de 04 de Agosto proximo passado, que no dia 2 do mesmo mêz, fôra gravemente ferido hum negociante Inglez residente n'aquella Cidade chamada John Heslops. Hum ladraõ, tendo-se-lhe introduzido em caza para o roubar, foi o autor de semelhante attentado, atirando-lhe huma facada a fim de poder evadir-se a seu salvo,, como de feito evadio--se. As autoridades policiaes fazem as possiveis diligencias para captura-lo. 

sábado, 7 de dezembro de 2019

Notícias da Câmara Municipal de Faro


Tendo a Camara municipal da villa de Faro solicitado desta presidência a necessaria autorisação para effectuar a permuta proposta pelo cidadão José Pinto Ribeiro, de uma casa de sua propriedade com a do edificio da referida camara, que se acha em pessimo estado de mina, dando a dita camara de torna áquelle cidadão a quantia de 3:500$000, submetto a vossa consideração o officio abaixo transcripto, que por ella me foi dirigido.
Tendo esta assembléa já votado uma verba para a reedificação do respectivo Paço Municipal, me parece que, em vista das allegações feitas pela referida camara, é de toda a conveniencia a adopção da medida por ella proposta, uma vez que, examinada a casa que a camara pretende adquirir, verifique-se estar em condições de servir ao fim a que é destinada. 

Notícias da Câmara Municipal de Óbidos em 1889


Attendendo ao que me solicitou a Camara Municipal de Obidos, resolvi, por acto de 19 de Novembro, approvar o contracto feito com o cidadão Ravmundo Antonio da Silva, para os reparos do muro e gradil da frente do respectivo cemiterio publico, pela quantia de 600$000.
Em 09 de Janeiro deste anno approvei igualmente o contracto feito com Antonio Caetano de Moraes, para o serviço da limpesa das ruas, praças, travessas, marinhas e cemiterio d'aquella cidade, como consta da copia do respectivo termo, que me foi enviada pela Camara.

Notícias da Câmara Municipal de Alenquer em 1888


Tendo a Camara Municipal de Alemquer representado a esta presidência sobre a conveniencia de ser suspensa a execução da lei provincial n. 1335 de 19 de Abril ultimo, que dividio em dois districtos de paz da cidade de Obidos, declarei a mesma Camara que, na hypothese figurada na alludida representação, não havia fundamento para que fosse suspensa a execução da referida lei, e nem eram procedentes as allegações contidas na mesma representação, em vista das disposições dos arts. 212 e 214 do Decreto Nº 8213, de 13 de Agosto de 1881, mas que, entretanto, levaria ao vosso conhecimento a supradita representação, a qual é do theor seguinte: 

Um panfleto de Elias Pinto sobre a Tecejuta



Datado de 07 de julho de 1964, este panfleto de Elias Pinto faz menção da importância da TECEJUTA para Santarém. A empresa fechou suas portas anos atrás e, em seu lugar, hoje se constrói um terminal de passageiros de transportes fluviais. Acervo ICBS.

Um panfleto político sobre a disputa política em Santarém



Aproveitando o panfleto escrito por Frei Rogério Voges (veja postagem anterior), o Partido Liberal em Santarém fez este outro, aproveitando-se das palavras do padre para defender o “católico” Magalhães Barata, contra o maçom Lauro Sodré. Acervo ICBS.

Um panfleto de Frei Rogério Voges com orientações políticas



O conhecido construtor de prédios da Igreja Católica em Santarém (inclusive das torres da atual Catedral), Frei Rogério Voges também apresenta suas orientações políticas para os eleitores católicos da cidade de Santarém através deste panfleto. Acervo ICBS.

Um panfleto político dos “sindicatos” de Santarém



Escrito em 24 de outubro de 1978, este panfleto político, assinado por diversos sindicatos de classes operárias de Santarém, defende a candidatura política de Ubaldo Campos Corrêa para deputado federal. Acervo ICBS.

Um panfleto político feito por mulheres santarenas



Um documento raro, do ano de 1950, feito pela “Ala Feminina Zacarias de Assunção”, com letras poéticas de músicas cantadas pelas mulheres santarenas que apoiavam a candidatura de Zacarias de Assunção, do Partido Social Progressista, que saiu vitoriosa naquele preito. Acervo ICBS.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Panfleto de propaganda política na década de 1930



Assinado por Anysio Chaves, este panfleto foi distribuído durante a campanha para eleição de prefeito de Santarém, na década de 1930, quando Borges Leal era candidato. O pedido foi atendido, pois o mesmo foi eleito para administrar o município. Acervo ICBS.

Panfleto integralista distribuído em Santarém em 1935



Distribuído a partir de 24 de dezembro de 1935, este panfleto faz propaganda do movimento Integralista (os camisas verdes), responsável pela propagação dos ideais do nacionalistas/fascistas no Brasil antes da Segunda Grande Guerra. Acervo ICBS.


Panfleto anônimo criticando um prefeito em Santarém



Um panfleto anônimo que foi distribuído na cidade de Santarém em período de tensão política, acusando um “prefeito baratista” do mal daqueles traídos em seu casamento. Acervo ICBS.

Programa Musical do Arraial da Padroeira em 1926


Programa que a corporação musical “3 de Junho” levou a efeito na noite de 07 de dezembro do corrente, véspera da Festa, no coreto central da Praça Monsenhor José Gregório.

1ª Parte
Ouverture – Santarém Sport Club. Dobrado – Raimundo Fona.
1º. – Somnanbala, finale 1º. – Bellini.
2º. – Tout en Rose. Grande Valsa – Waldteafel.
3º. – Quando o Sultão Sonha. Fox-trot.
4º. – La Grauvia, Côro e Mazurka. 

Bisbilhotices no Arraial da Padroeira


Saída da Matriz, após a novena, Mademoiselle procurava, tão preocupada, a criatura dos seus meigos olhos...
A “Sinphonia Franciscana”, nesse momento, ataca o sensacional sambinha “Meu Periquito” e mlle. ansiosa por encontrar aquilo que procurava, suspirou tristonha e abancou-se para melhor sentir o amargor de uma ausência dolorosa...
Passa uma sirigaita conhecida de mlle. e, ao reconhece-la, senta-se ao seu lado a indagar o motivo de tanta tristeza em uma noite tão cheia de encantos: música, flores, almofadinhas e melindrosas a gozarem docemente o prazer da vida...
Ei-lo que passa! Oh! Santo Deus! O coração de quem muito sofre, se transforma rapidamente! E mlle. que momentos antes era toda tristeza, agora treme de júbilo e ninguém mais do que ela sente a verdadeira sensação do amor...

Notícias de Curuai do Lago Grande em 1926


O verão deste ano foi um dos maiores dos últimos tempos.
O imenso volume de água que banha as costas da terra firme e que, no tempo da cheia, qual Mediterrâneo, vai até a outra borda, tornando acessível a navegação mesmo de embarcações de calados regulares, está agora, transformado num verdejante amanzal.
O transporte de carga de passageiros, em razão disso, há muito que vem sendo feito quase que inteiramente a pé, entre uma e outra margem do lago, ora por sobre os duros tijolinhos da terra partida, ora por sobre o lençol, por vezes grande, do lamaçal que se formou. Somente do Itacominin para a Boca do Lago é que este serviço tem-se feito por meio por meio de pequenas montarias.

Um editorial sobre a morte do intendente Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos – 1926

Com a devida vênia, transcrevemos do “Correio do Pará”, o belíssimo artigo que, sob o título “Dorme, amigo!”... publicou o ilustrado desembargador Manoel Buarque:
Causou profunda consternação a todos que se interessam pela preponderância do Pará, no norte do país do Cruzeiro, a morte do dr. Rodrigues dos Santos, ultimamente ocorrida em Paris, onde foi buscar alívio à enfermidade terrível que lhe minava a existência.
O paraense ilustre, que ora desaparece do cenário do mundo, era estimado de todos que o conheciam, pela simplicidade fidalga de seus tratos; respeitado, pela inquebrantabilidade de suas ideias políticas; digno de veneração pública, pela honestidade com que desempenhava os cargos que lhe eram confiados; e querido do povo, pelo desinteresse com que exercia a nobre profissão de médico, que transformava em balsamo consolador para suavizar as dores do pobre.

Momento Poético: Soneto


Por Franco de Almeida

Ai, quem me dera, em sonho ou fantasia
Ver-te ensaiar, numa infantil candura,
O mágico sorriso de ternura
Que nos teus lábios vi bailar um dia!

Tendo nos olhos cor de noite escura,
Na voz tens pizzicatos e harmonia...
Vênus, por certo, ao ver-te, invejaria
Esse conjunto ideal de formosura... 

Visita das Princesas Imperiais em Santarém – 1939


Pelo “Baependy”, que passou em nosso porto segunda-feira, 06 de novembro, viajam para o Sul as princesas Maria Francisca e Teresa Maria de Orleans e Bragança. As ilustres e distintas viajantes foram cumprimentadas, á bordo, pelo sr. Mário Guimarães e esposa, sr. Natalino Brito, presidente do Centro Recreativo que, em nome desse grêmio, ofereceu as fotografias apanhadas na festas de 24 de outubro, à qual as Princesas compareceram. “O Momento” cumprimentou-as. 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Turma de alunos do Seminário São Pio X



Grupo de seminaristas, alunos do Seminário São Pio X, em Santarém, acompanhados de um grupo de frades franciscanos que trabalhavam na formação de novos padres, na década de 1970.

Instalação da Diocese de Santarém - 1980



Celebração Eucarística de Instalação da Diocese de Santarém realizada na frente da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e presidida pelo arcebispo metropolita de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos. Na ocasião, Dom Tiago Ryan tomou posse como primeiro Bispo Diocesano de Santarém. A Prelazia de Santarém foi elevada à categoria de Diocese em 1979.

Missa campal na frente da Catedral de Santarém



Vista de uma celebração eucarística realizada na frente da Catedral de Santarém, antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, no início da década de 1960.

Construção da Escola São Francisco



Obra realizada por Frei Vianney Miller, OFM, a foto apresenta a construção de parte de um dos pavilhões da Escola Paroquial São Francisco, em Santarém, na década de 1960.

Obras do Forte de Óbidos em 1861


N'esta fortalesa fizerão-se no decurso do 1.º semestre do corrente anno diversas obras, sob a administração do respectivo commandante, que importarão na quantia de 4:896$905, sendo com materiaes a importancia de 1:044$310 e com o pessoal de operarios e serventes a de 3:852$594.
Essas obras forão a continuação da edificação do armazem da pólvora, assoalho d'este, e um telheiro sobre os alicerces do mesmo, para se poder trabalhar na força do inverno, cabides para o quartel, extracção de pedras de cantaria no rio Trombetas e lavragem d'estas pedras.

Informações sobre Saúde Pública em 1861


Não temos, graças á protecção divina, a lamentar epidemias n'esta provincia; nem por isso, porém, se pode considerar lisongeiro o estado de sanidade. Com effeito, nos municipios de Monte-Alegre, Alemquer e Obidos apparecerão em maio algumas catharraes ligeiras e febres, ora intermittentes e benignas, ora de máo caracter, degenerando esta muitas vezes em febre amarella.
Estas diversas molestias acommetterão a quasi todos os moradores da povoação da Prainha, cujo numero é avaliado em 150 pessoas, tendo fallecido de maio até 28 de julho cerca de 17.

Quadro geral das embarcações existentes na Comarca de Santarém em 1860/1861


Notícias da Câmara Municipal de Vila Franca em 1879


Pede com instancia que sejam marcados os seus limites com os da cidade de Obidos, afim de evitar os repetidos conflictos que se dão entre as respectivas autoridades e mesmo entre particulares.
Pede que no projecto de seu orçamento de 1879-1880 o imposto do § 11, art. 18, cap. 2.º, tit. 1.º da lei municipal em vigor, seja diminuido de 5$000 para 2$000. attenta a dificuldade da cobrança d'essa renda, visto affectar á população menos favorecida da fortuna; e bem assim que seja ali consignada a verba de 500$000 para concertos e reparos do proprio nacional que lhe foi cedido para celebração de suas sessões e augmentada a do § 9.º, art. 38, cap. 3.º, tit. 2.º das despezas municipaes, attendendo-se ao accrescimo que se deu no exercicio findo.

Notícias da Câmara Municipal de Faro em 1879


Allega a camara d'esta vila que até ao presente não foi ainda possivel reedificar o antigo paço municipal, em razão de não haver apparecido concorrente algum á arrematação da obra, visto a diminuta quantia em que foi orçada, continuando por isso a celebrar as suas sessões em um prédio particular alugado, que não dispõe das accommodações precisas.
Chama a attenção do governo para o estado de ruina em que se acha a sua matriz e reitera o pedido feito da creação de uma agencia de correio e de uma viagem de paquete pelo porto da villa, attentas as incontestaveis vantagens que d'isso resultam para o commercio em geral e para os seus municipes em particular.

Notícias da Câmara Municipal de Itaituba em 1879


Resente-se igualmente da necessidade de um prédio para suas sessões, com accommodaçes para cadeia publica e pede a decretação do imposto de 50 rs. por kilogramma de guaraná exportado do municipio, bem como o de 1$000 por estrada de fabrico de borracha, aberta em terrenos nacionaes.
Julga de necessidade ser elevada a 800$000 a verba de limpeza das ruas, praças e cemiterios, e iguálmente a autorisação no seu orçamento para despender a quantia precisa com a collocação e despezas subsequentes de doze lampeões para a illuminação publica.

Notícias da Câmara Municipal de Alenquer em 1879


Esta camara pede igualmente um codigo de posturas especiaes para o seu município e solicita os seguintes melhoramentos, que considera de primeira necessidade:
A construcção de um edifício proprio para suas sessões e para as do jury e que sirva tambem para as audiencias das autoridades locaes e para cadeia pública, vendendo-se o prédio actual e applicando-se o producto d'esta venda em auxilio d’aquella despeza;
O supprimento de alfaias e paramentos, de cuja falta continúa a resentir-se a respectiva matriz;

Notícias sobre a primeira Colônia de cearenses em Santarém – 1879


Nucleo de Santarem intitulado Bom Gosto. Este nucleo, que é o de menor numero de emigrantes, pois não excederá o seu numero a 500, é o que tem marchado mais desassombrado de difficuldades, graças á boa direcção que desde sua installação lhe deu o seu primeiro director, Adriano Xavier de Oliveira Pimentel, e que o seu successor, o dr. José Luiz Coelho, tem continuado: todos os emigrantes têm lótes seus e já muitos colhem os fructos de seu trabalho, que são promessas de uma nascente prosperidade. Apenas os recem-chegados não estão n'este caso. 

Posicionamento do Presidente da Província do Pará sobre a Colônia norte-americana em Santarém – 1869


Felizmente v. exc. conhece perfeitamente o estado dessa colonia, por ter sido encarregado de inspeccional-a. Não me parece acertada a excessiva liberalidade em se entregar a estrangeiros, alias sem grandes recursos, muitas leguas de terras, que elles pedem mais por ambição, do que por intenção de cultival-as.
Em minha humilde opinião dar pouca terra, em lugar de muita, é vantagem não só para quem a toma, porque póde amanhal-a e cultivar, em vez de derribar as mattas para entregal-as ao fogo, como tambem para o Estado, que, poupando o patrimonio nacional, aufere mais lucro d'aquelles que semeião a terra, sem destruir-lhe as riquesas naturaes. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Visita do time do Flamengo em Santarém – 1966



Uma das mais antigas visitas oficias do time do Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro, à cidade de Santarém. O time carioca, com seu elenco de 1966 jogou contra time do São Raimundo no campo do antigo Estádio Municipal. Acervo familiar do dr. Everaldo Martins.

Inauguração da Boate do Centro Recreativo – 1966



Animado pelo “Conjunto de Guiães de Barros” (na foto acima juntamente com o prefeito Everaldo Martins), a noite festiva da Boate do Centro Recreativo contou com a presença do governador do Estado do Pará, Alacid Nunes. Acervo familiar do dr. Everaldo Martins.

Um discurso do prefeito Everaldo Martins – 1965



Momento em que o dr. Everaldo Martins, prefeito de Santarém, discursava como paraninfo na colação de grau da turma de professoras do Ginásio Normal São Raimundo. Acervo familiar do dr. Everaldo Martins.

Notícias da Câmara Municipal de Vila Franca em 1859


Esta Vila está em vesperas de mudança para as margens do Amasonas no logar chamado Ecuipiranga (no que ultimamente mandei sobrestar).
No seu municipio ha uma só estrada; vae da Villa ao logar denominado Mattá, na margem do Arapium.
Si a Villa fizer sua mudança, esta estrada torna-se superflua. No caso contrario, torna-se então indispensavel.

Notícias da Câmara Municipal de Alenquer em 1859


Ha uma unica estrada, a qual parte da Villa e vae terminar no Lago Curumú.
Está em pessimo estado, e seu reparo ou melhoramento demanda grande despesa, o que seria superfluo, visto que tambem não ha necessidade de estradas.
No municipio não ha pontes nem delas se precisa. Todo o Commercio e communicação é feito por agua.
O que é preciso e util ao Commercio e a agricultura é o seguinte:

Notícias da Câmara Municipal de Óbidos em 1859


N'este Municipio não ha estradas nem pontes. Essas vias de communicação são inteiramente superfluas, pois que estando situados a margem dos rios os terrenos cultivados e Fasendas, todas as communicações se fasem por agua em canôas e barcos.
Não são pois as estradas e pontes necessarias á agricultura e commercio do Municipio; o maior embaraço que se oppoem ao desenvolvimento d'esses ramos de riqueza publica é a escacêz de braços.

A revolta pela mudança da sede de Vila Franca para Ecuipiranga – 1859


Tendo recebido informações officiaes e verbaes de que reinava em Villa Franca certa effervecencia, motivada pela mudança que se tratava de realisar, da séde d'essa Freguezia para o logar denominado Icuipiranga, receiando-se que a ordem publica fosse alterada por parte dos indios que em grande quantidade ali habitão, tendo-se dado mesmo alguns factos de insubordinação, mandei sobrestar em qualquer acto relativo á semelhante mudança, criei no logar um destacamento de Guarda Nacional para tornar respeitada a autoridade e dar-lhe meios de occorrer a qualquer eventualidade, e fiz seguir para o mesmo ponto uma força de linha commandada pelo Alferes João José Ferreira da Fonseca, com as instrucções e ordens precisas ao bom exito d'estas medidas as quaes espero que surtirão o desejado effeito. 

Notícias da Igreja de Santa Anna em Óbidos – 1849


A Igreja Matriz da Villa de Obidos possue um patrimonio proveniente, de antigos legados, constante de um cacôal de 10 mil pés de cacoeiros, que rende 2:300$000, arrendado por triennio, e 17 escravos. Constando-me, que o estado da Igreja naõ correspondia ao que devera ser á vista de um rendimento continuado por tantos annos, que a administraçaõ deste patrimonio, e o emprego das rendas naõ eraõ convenientemente fiscalisados, e que haviaõ omissões de tomadas de contas, resolvi depois de exigir informações das autoridades locaes, adoptar medidas proprias para pôr em ordem a administraçaõ e fiscalisaçaõ deste patrimonio o que fiz por um Regulamento datado de 7 de Maio do corrente anno. 

Sobre as missões indígenas no Rio Tapajós – 1849


Missaõ do Tapajós ou Rio Preto. Está confiada esta missaõ ao Religiozo Capuchinho Fr. Egidio de Gavezio. Comprehende ella 3 Aldêas indios Mondurucús, a saber:
Aldêa de Santa Cruz. Situada a 4 dias de viagem da Cidade de Santarem. Contem 47 cazas cobertas de palha, e paredes de barro. O ultimo recenceamento feito pelo missionario dêo 262 homens, e 245 mulheres, ao todo 507. Havia uma igreja nova em construcçaõ, coberta de telha, a que faltava o arco cruzeiro, e parede da frente. No dia 28 de Janeiro deste anno um incendio cazual a reduzio completamente a cinzas, bem como a igreja velha, e mais 5 cazas. Era um dia de festividade, os indios achavaõ-se embriagados, e presenciáraõ impassiveis este desastre, sem acudirem ao incendio, e alguns escapando-se para o matto; o missionario com muito risco pôde apenas salvar as imagens. No dia seguinte voltaraõ os indios submissos e arrependidos, protestando ao missionario que estavaõ promptos para levantar nova Igreja.

O Início da construção da Igreja Matriz de Vila Franca – 1849


No mez de Julho deste anno abriraõ-se os alicerces da nova Igreja; Mas apezar das boas disposições dos habitantes, consta-me, que 2 dos membros da Commissaõ, um delles o Vigario, mostraraõ-se pouco empenhados. Eu fiz dispensar de todo o serviço as praças da companhia de trabalhadores, q trabalhassem na obra da Igreja, medida esta de que tenho lançado mão com proveito em varios outros lugares. 

Sete notícias de outros meses de dezembro...


1846 – Em 09 de dezembro o governo imperial nomeia o padre Raimundo Antônio Fernandes, Vigário Geral do Baixo Amazonas e pároco da Matriz de Santarém, como cônego honorário da Catedral do Pará (Belém).

1858 – Em 31 de dezembro, o vigário capitular da Diocese do Pará comunica ao governo da Província a nomeação do novo coadjutor para a Paróquia de Santa Anna em Óbidos, o religioso Frei Joaquim do Espírito Santo.

1859 – Por meio da Lei Provincial de Nº 351, de 12 de dezembro, promulgada pelo presidente da Província do Grão-Pará, Antônio Coelho de Sá e Albuquerque, é destinada a quantia de 3:000$000 (três contos de réis) para que a Câmara de Santarém providencie a iluminação da cidade de sua sede.

1923 – O intendente municipal do município de Santarém dá início a construção da “Estrada Souza Castro”, de 54 km, visando ligar a sede do município com as colônias localizadas ao sul, principalmente as da região do “Mujú e Curuá-Una”.

1926 – Falece, em Santarém, na noite do dia 13 de dezembro, a senhora Emilia Vila Lobos Rodrigues dos Santos. Nascida na cidade de Óbidos, PA, em 07 de agosto de 1868, filha de Gabriel Vila Lobos e Maria Almeida Vila Lobos. Dona Miloca, como era conhecida, casou-se com o coronel Carmelino Rodrigues dos Santos, sendo mãe dos santarenos: Gabriel Rodrigues dos Santos, Paulo Rodrigues dos Santos, Helia Rodrigues dos Santos, Maria Rodrigues dos Santos Vila Lobos, Justo Rodrigues dos Santos, Carmelita Rodrigues dos Santos, Anita Rodrigues dos Santos, Flora Rodrigues dos Santos e Dalila Rodrigues dos Santos.

1935 – Na manhã do dia 07 de dezembro, em cerimônia presidida pelo juiz da Comarca de Santarém, dr. Climério de Mendonça, toma posse no cargo de Prefeita de Santarém, a senhora Violeta Moreira Sirotheau. A ilustre gestora foi nomeada para substituir o prefeito major João Nogueira da Silva, que faleceu dias antes na capital do Estado.

1969 – A Rádio Clube de Santarém realiza, no Salão do Ginásio Normal São Raimundo Nonato, uma festa para homenagear os “melhores do ano”. O principal homenageado do evento, acontecido a 21 de dezembro, foi o interventor federal em Santarém, capitão Elmano Moura, que recebeu a homenagem de “O HOMEM DO ANO”.