quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Sete notícias de outros meses de agosto...


1848 – Por meio de um Aviso do Ministério da Fazenda do Império do Brasil, foram nomeadas as seguintes pessoas para a Agência dos Correios da Vila de Monte Alegre, no Pará: Pedro Coelho de Abreo, agente e Raymundo Mariano de Lemos, ajudante.

1863 – Em 10 de Agosto, o Bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, solicita que o Ministro da Fazenda do Império conceda isenção de impostos na Alfandega do Pará sobre diversos objetos para o culto divino, entre os quais um Sacrário para a Igreja Matriz de Santa Ana, em Óbidos, que foi comprado por subscrição pública dos fiéis e que veio da França, via cidade de Nantes.

1929 – Durante o mês de agosto, no lugar denominado “Rocha Negra”, localizado próximo ao Cambuquira, a água do igarapé que desce da Serra do Piquiatuba apresentou um raro fenômeno de possuir cheiro e gosto de querosene. O fato chamou a atenção das pessoas. Haveria petróleo junto à cachoeira da “Rocha Negra”?

1935 – Em Assembleia Geral realizada no dia 03 de agosto é eleito como novo presidente do Centro Recreativo, em Santarém, o dr. Paulo Cabral. Uma de suas primeiras sugestões como presidente foi sugerir a mudança da sede social para os vastos salões existentes nos altos da casa “A Pernambucana”.

1948 – Na noite do dia 02 de agosto, o Governador do Estado do Pará, Moura de Carvalho, visita a Escola Técnica de Comércio, mantida pela Associação Comercial de Santarém. Na ocasião, o governador foi saudado pelo aluno Manoel Raimundo Azevedo. Hoje a Escola Técnica se chama Colégio Rodrigues dos Santos.

1969 – Na noite do dia 10 de agosto, é reinaugurada, no Bairro da Aldeia, em Santarém, a Praça do Centenário (foto). A mesma sofreu uma reforma geral realizada pelo interventor federal Emanuel Moura. Foi a primeira grande reforma sofrida por aquele logradouro público desde sua inauguração, em 1948.


1982 – Falece, no hospital das Forças Armadas, em Brasília, no dia 26 de agosto, o juiz, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT da 8ª Região, o obidense Raymundo de Souza Moura. O extinto foi vítima de infarto do miocárdio.


NOTAS:
1848 – Correio Mercantil de 24 de agosto.
1863 – A Estrella do Norte de 11 de outubro.
1929 – Jornal A Cidade de 17 de agosto.
1935 – O Momento de 10 de agosto.
1948 – Jornal de Santarém de 07 de agosto.
1969 – Jornal de Santarém de 16 de agosto.
1982 – Diário do Pará de 27 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário