sábado, 3 de novembro de 2018

As ameaças de erosão em Vila Curuai – 1978


O vereador Raimundo Barbosa Pacheco vem defendendo na tribuna da Câmara a construção do Cais de Saneamento da Vila de Curuai, na região do Lago Grande de Vila Franca. As duzentas e sessenta famílias residentes ali, estão preocupadas com o destino da Rua Barão do Tapajós, a “Rua da Frente” como é conhecida. A erosão provocada pelas enchentes já destruiu grande parte do seu leito que está quase intransitável. Segundo o líder comunitário, José de Almeida Campos, várias gestões já foram feitas para conseguir um cais de saneamento. Ele mesmo, quando vereador na legislatura passada, teve requerimento aprovado, pedindo que fossem feitos estudos nesse sentido. O deputado Everaldo Martins, na Assembleia Legislativa, pediu o cais para Curuai, mas até agora os trabalhos não foram iniciados.

No início de 1976, uma equipe de topografia do DNOS esteve na Vila, fez estudos do terreno, deixou a população alegre, “mas tudo deve ter ficado só em projeto”, afirma José Campos.
Recentemente, o deputado Ubaldo Corrêa, em campanha política, voltou a visitar a Vila. Os moradores, na ocasião, pediram que o parlamentar interferisse junto aos órgãos competentes para a construção do cais e recuperação da Rua Barão do Tapajós, pois, além disso, aquela artéria tem o nome do seu bisavô.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 22 de outubro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário