domingo, 4 de novembro de 2018

Prefeitura de Santarém recebe o patrimônio do Antigo Aeroporto – 1978


O prefeito Antônio Guerreiro que, recentemente, havia retornado de Belém, embarcou novamente na segunda-feira passada, juntamente com o governador Morais Rego, que se encontrava em Santarém. O objetivo principal da viagem do chefe do executivo municipal foi a assinatura da escritura de devolução da área do Antigo Aeroporto de Santarém à Prefeitura. O pedido fora feito ao Presidente da República, Ernesto Geisel, quando de sua primeira viagem a Santarém. O assunto passou, em seguida, para discussão e análise de um grupo de trabalho, composto por técnicos do Ministério da Aeronáutica, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Santarém.

O projeto foi aprovado após ser submetido ao Congresso Nacional, cujo relator da matéria foi o deputado Alacid Nunes. Em seguida, o assunto foi transferido para a órbita do Serviço de Patrimônio da União que, finalmente, transferiu, de fato e de direito, a área à Prefeitura de Santarém. Dos 241 hectares que compõem a área, o Ministério da Aeronáutica ficou com aproximadamente 40 hectares, onde está a Vila, sendo o restante transferido à Prefeitura, inclusive com as benfeitorias.
O prefeito municipal já determinou severas providências no sentido de preservar a área, enquanto discute junto à SUDAM e ao Governo do Estado a forma mais adequada de aproveitamento desse valioso patrimônio público. Nas suas várias viagens que o Presidente Geisel fez à Santarém, e mesmo da última, perguntava sempre, ao chegar, se a área já havia sido entregue à Prefeitura, e os motivos do atraso, o que por certo acelerou o andamento do processo.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 04 de novembro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário