quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sete notícias de outros meses de maio...


1827 – Nasce, a 17 de maio, nas margens do Lago de Juruti (atual Juruti Velho) o Conselheiro Romualdo Paes de Andrade, filho do capitão de milícias Romualdo de Souza Paes de Andrade e de dona Felisbella Maria de Souza. Foi juiz, desembargador e político, exercendo funções não somente no Pará, como também na Província do Amazonas.

1859 – Por meio de um ofício datado de 16 de maio, o presidente da Província do Pará, ordena ao comandante superior da Guarda Nacional em Santarém, que dispense os destacamentos de Santarém, Óbidos e Itaituba para que os mesmos possam acorrer aos seus sítios e fazendas e tentar salvar as mesmas da grande cheia que aflige a região do Baixo Amazonas.

1894 – No final do mês de maio deste ano, o Governo do Estado do Pará nomeia o capitão Ignacio Moreira da Rocha para reger, de forma interina, a Escola Elementar existente no Paraná de Baixo, no município de Óbidos.

1955 – No dia 05 de maio, visita a cidade de Santarém o candidato à presidência da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Veio em companhia dos também políticos: Magalhães Barata, candidato ao Governo do Estado do Pará, e os deputados federais Lameira Bittencourt, Coaracy Nunes e Armando Corrêa.

1972 – Em Santarém, as comemorações do dia primeiro de maio, começaram com alvorada de fogos (apesar da chuva). A programação também constou de: gincana, sessão solene, competições esportivas e missa campal celebrada pelo bispo Dom Tiago Ryan.

1982 – A grande enchente dos rios da Amazônia, leva o prefeito de Santarém, Ronan Liberal, a decretar o “Estado de Emergência” em todo o município. A maior das perdas econômicas desse ano, em decorrência da enchente, foi com a produção de juta, na região da várzea da região.

1983 – Com a participação de cerca de 5.000 pessoas, uma procissão, seguida da santa missa (foto abaixo) presidida pelo padre verbita Atílio Zamim, SVD, é encerrada, na tarde do dia 13 de maio, a festividade de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém.



NOTAS:
1827 – Jornal Correio Paraense de 10 de novembro de 1892.
1859 – Jornal A Epocha de 20 de maio.
1894 – Jornal Correio Paraense de 01 de junho.
1955 – Jornal de Santarém de 30 de abril.
1972 – Jornal de Santarém de 06 de maio.
1982 – Jornal de Santarém de 08 de maio.
1983 – Jornal de Santarém de 21 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário