quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Sobre o primeiro núcleo colonial dos cearenses em Santarém – 1880


Este nucleo fundado em maio de 1878, está estabelecido em terras do Murutytuba a 12 e meio kilometros de Santarem.
Entre todos os nucleos da provincia foi aquele para o qual foram enviados em menor numero os retirantes cearenses.
O seu primeiro director o dr. Adriano Xavier de Oliveira Pimentel, bem como o seu successor João Antonio Luiz Coelho, deram-lhe desde o principio uma feliz direcção, tratando immediatamente do serviço de preparar e distribuir lotes aos retirantes, conseguiram que de 278 pessoas que para aquelle nucleo foram remettidas em julho de 1879, já estivessem emancipadas 86, e sendo ainda collocadas posteriormente outras em circumstancias de o ser, até que em 31 de outubro de 1879 foram suspendidos todos os recursos que o governo dava á colonia.

N'este, como em todos os nucleos coloniaes, a diminuição primeiro e depois a suspensão de auxilios do governo, deram em resultado, que os retirantes que, ou por preguiçosos, ou por confiarem em queas circunstancias do Ceará melhorariam rapidamente, não tinham querido cultivar a terra, se acharam em más circumstancias, e não se podendo sustentar no nucleo, procuraram os povoados, abandonando aquelle, de onde resultou, que os que residem presentemente no nucleo são pouco mais de 100.

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, Dr. José Coelho da Gama e Abreu, de 15 de fevereiro de 1880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário