domingo, 26 de maio de 2019

Uma atitude do Interventor Federal em Santarém – 1969


Merece realmente o mais vivo aplauso essa medida que vem de ser tomada pela Prefeitura. Um movimento geral de simpatia a tem envolvido e acompanhado.
E, como se trata do interesse das classes mais desfavorecidas da fortuna, é-nos sumamente grato este registro.
Ao espírito empreendedor e adiantado do ilustre capitão Interventor Elmano de Moura Melo, atualmente na gestão de nossos negócios municipais, não escapou a necessidade de pôr quanto antes um paradeiro ao abuso que se vinha praticando no comércio de certos viveres.

Por via de regra, só raramente chegavam a ser expostos ao consumo público, no Mercado Municipal, o peixe, a farinha, as frutas e gêneros outros, trazidos dos arredores da cidade ou de pontos mais longínquos do município.
Açambarcava-os, ainda em caminho ou já na praia, o comércio ATRAVESSADOR que, se interpondo assim diretamente entre o produtor e o público, exigia os preços que lhes apraziam, nem sempre justos e proporcionais.
Era evidente o prejuízo que esse estado de coisas acarretava à nossa população pobre.
Visando dirimir tão penosa situação, o sr. Interventor Federal acaba de determinar que sejam todos os gêneros daquela natureza recolhidos ao mercado público e então expostos ao consumo.
Trata-se, pois, de uma providência que merece geral aprovação pelo nobre intuito que a determinou.
Nada mais justo, em verdade.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 26 de abril de 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário