terça-feira, 14 de julho de 2020

Uma conferência saúde em Santarém – 1923


Perante seleta e regular assistência, o dr. H. C. de Sousa Araújo, ilustre chefe da Profilaxia Rural do Pará, realizou, quinta-feira à noite, nos salões do “Tapajós Yole Club”, uma conferência sobre assuntos sanitários e profiláticos, ilustrada com projeções luminosas.
Nítida e claramente explicadas, as lições do ilustre conferencista foram grandemente apreciadas e perfeitamente compreendidas pelo auditório que lhe não regateou aplausos.

Cheios de ufania, nós, santarenses, tivemos o grato ensejo de ouvir da boca do autorizado e competentíssimo mestre, a declaração categórica da supremacia de salubridade que Santarém leva sobre todas as cidades paraenses. Até então julgava o conferencista que a localidade mais salubre do Estado fosse Salinas. Agora, porém, reconhece que essa primazia pertence a Santarém.
Nos serviços já efetuados pela profilaxia, nesta cidade, tem verificado que a quase totalidade dos doentes de paludismo, ancilostomia, feridas, etc., vem dos municípios vizinhos e do Alto Amazonas.
Fez a apresentação do conferencista o dr. Olympio Dantas, Juiz de Direito da Comarca.
O dr. Sousa Araújo tomará passagem no paquete “João Alfredo”, com destino a Belém, donde voltará acompanhando a Missão Norte-Americana que vai percorrer a Amazônia.

NOTA: Texto extraído do jornal “A Cidade” de 28 de julho de 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário