quinta-feira, 30 de julho de 2020

A Santa Missão Popular em Monte Alegre – 1951


O povo católico de Monte Alegre, ainda guarda bem viva, a lembrança dos felizes e saudosos dias da Santa Missão, pregada de modo tão brilhante pelos abnegados franciscanos Frei Marcos e Frei Cornélio, de 15 a 22 de julho próximo findo.
Confesso, sinceramente, não ter assistido ainda um movimento católico de tamanha envergadura e proporção, como o que me foi dado ver naqueles abençoados dias, que inegavelmente ficaram gravados com letras de ouro nos anais históricos desta cidade.
As procissões das penitências, as projeções dos instrutivos quadros luminosos, as Santas Missas e pregações, todas concorridíssimas, foram realmente uma demonstração bem patente do espírito religioso da população deste Município. Grande foi o número de fiéis que receberam Jesus Hóstia.

Espetáculo majestoso foi a Procissão das Velas, realizada somente pelos homens, à meia noite do dia 20 de julho, a qual teve por encerramento a ereção, na Praça da Matriz, do novo cruzeiro, lembrança imorredoura da Santa Missão. Após essa solenidade, teve lugar o Santo Sacrifício da Missa, na qual comungaram cerca de 480 homens.
No dia do encerramento, tive a oportunidade de ver reunida na ampla Praça da Matriz, a maior afluência popular e uma concentração pública, constituindo por isso, um acontecimento inédito na vida quer profana ou religiosa da cidade de Monte Alegre. Os integrantes daquela massa compacta prestaram suas homenagens a Cristo Rei, fazendo, de mãos para o alto, o juramento de fidelidade a Deus, à Igreja e ao Santo Padre.
Vale ressaltar aqui, o trabalho de Frei Mário, Vigário da Paróquia e Timóteo, Coadjutor, que com os seus esforços concorreram para o brilho da Santa Missão.
Entretanto, digna de elogios foi a ideia de nosso Bispo Prelado Dom Floriano, da realização das Santas Missões na vasta Prelazia de Santarém.
Oxalá, que esse entusiasmo nas missões seja duradouro, que não seja somente “fogo de palha”, como diz-se na gíria popular.
Nos dias atuais, em que as forças do Mal, tentam sobrepujar o Bem; em que Satanás e seus sequazes lançam seus ferozes ataques contra a Igreja Católica Apostólica Romana, é necessário que os verdadeiros filhos de Deus, os católicos, reforcem as suas convicções, procurando antes de mais nada salvar as suas almas, única finalidade de suas vidas neste mundo.
Justo Vieira dos Santos – Orador oficial da Congregação Mariana de Monte Alegre.

NOTA: Texto extraído do jornal “O Mariano” de 09 de setembro de 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário