quinta-feira, 20 de abril de 2017

Informações sobre a saúde pública em Santarém – 1934

Regressou do Ituqui a comissão sanitária que para ali seguiu no motor “São Francisco”, fretado pela Prefeitura Municipal, chefiada pelo dr. Aleixo Simões, Inspetor Sanitário Regional.
Com o médico seguiram os guardas sanitários, João C. Araújo Pinto e Guilherme Portilho Bentes, este designado pela Prefeitura.

De fato, a zona estava atacada pelo paludismo, tendo a comissão agido energicamente, percorrendo os lugares: Paraná-miri, Lago da Terra Firme, Igarapé do Santíssimo, São Jorge, Fé em Deus, Cavado, margens e interior da zona do Ituqui.
Foram feitas 4.325 medicações curativas contra o paludismo e 1.697 medicações preventivas, além de 30 medicações contra vermes.
O que reina também ali é extrema penúria.
O estado sanitário ficou lisonjeiro, tendo sido providos vários pontos de medicamentos, a serem distribuídos pelos que necessitarem.
A comissão recebeu muitas gentilezas dos estabelecimentos comerciais do dr. Anísio Chaves, de que são gerentes os senhores Amir e Ernesto Chaves, no Cavado e São Jorge, respectivamente, os quais tudo facilitaram para que nada faltasse à comitiva, de conforto ou condução ali.
Um batelão do comerciante Acilino Bastos, gentilmente cedido pelo seu proprietário, trouxe para esta cidade, depois dos trabalhos, a comissão sanitária.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 03 de fevereiro de 1934

Nenhum comentário:

Postar um comentário