terça-feira, 20 de junho de 2017

Inaugurada a Rádio Rural Educadora de Santarém – 1964


Nos últimos dias uma série de melhoramentos vem recebendo o nosso município, o que confirma a posição de vanguarda que ele desfruta como líder do Baixo Amazonas. É uma agência de Banco que se instala, uma rua que se pavimenta, um edifício colegial que recebe radical transformação; tudo testemunha o progresso da “Pérola do Tapajós”.
Domingo passado a cidade e todo o interior do município, foram sacudidos por um desses acontecimentos marcantes a que podemos denominar de grande realização – a inauguração da “Rádio Educadora de Santarém Limitada”.

Encurtando as distâncias e facilitando os meios de comunicação levando a instrução aos mais afastados rincões interioranos, será uma alavanca propulsora do desenvolvimento sócio-econômico da região.
Já cedinho, a voz vibrante de Osman Simões, rasgava o espaço e chegava a todos os lares, através das ondas médias da potente emissora.
Às sete horas, como ato inicial da inauguração, foi celebrada solene pontifical em frente à Catedral da Imaculada Conceição, não somente pelo grande acontecimento, como também pela passagem do 25º aniversário de vida sacerdotal de Dom Alberto Gaudêncio Ramos e Dom João de Souza Lima, Arcebispos do Pará e Amazonas, respectivamente. O ato foi assistido por grande número de fiéis e entre as autoridades anotamos a presença de Dom Tiago Ryan o celebrante, Dom Jaime (de Tefé), Dr. Everaldo Martins, diversos sacerdotes e do comendador Mário Imbiriba. Pontualmente às 10 horas, Dom Alberto deu a benção solene da inauguração, seguindo-se os discursos alusivos à cerimônia. Falaram os oradores seguintes: Dom Alberto Ramos, orador sacro de inegáveis méritos, Dr. Everaldo, Dom João Lima, Dom Jaime, Irmã Izabel e, para finalizar, ouvimos a voz de nosso prezado Bispo Dom Tiago.
Enquanto era servido refrigerantes para as autoridades presentes, Osmar Simões passou a colher impressões e tivemos oportunidade de ouvir a palavra do comendador Mário Imbiriba, do radialista Orlando Borba e do nosso distinto colaborador Antônio Pereira.
As transmissões do estúdio prolongaram-se até as 12 horas, encerrando-se assim o programa com que a Prelazia entregou oficialmente ao povo desta terra mais este vultuoso melhoramento. Parabéns a Dom Tiago e todos os seus coadjutores e parabéns a Santarém pelo presente que recebeu.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 11 de julho de 1964. O fato de que fala a nota aconteceu no dia 05 de julho do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário