terça-feira, 6 de junho de 2017

O Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT) em Santarém – 1971

Os alunos do Ginásio Orientado para o Trabalho, “Álvaro Adolfo da Silveira”, visando a perspectiva do seu ensino estão procurando cada vez mais, elevar seus conhecimentos, para que mais tarde não encontrem barreiras no decorrer de seus ensinamentos. Para isso é que cada dia que se passa, procuram fazer visitas nos órgãos competentes num sintoma de pesquisas proveitosas, para que em suas atividades práticas na oficina sejam bem sucedidos.
Entretanto, queremos ressaltar que essas visitas têm sido uma maneira acolhedora por parte daqueles que nos recebem em suas entidades, nos dando cobertura, para que cresçam os nossos entusiasmos.

O primeiro exemplo dessa natureza, citamos a visita que fizemos na SUDAM, no dia 12 próximo passado. Lá fomos recebidos pelo dr. Nadir da Silva Castro, engenheiro florestal, ora lotado aqui no escritório regional, donde proferiu uma palestra bastante satisfatória e que depois dela, saímos com mais entusiasmo para enfrentar as barreiras que poderão surgir.
Lá na SUDAM, o nosso cicerone, dr. Nadir da Silva Castro, procurou nos mostrar os setores de: Tecnologia, Laminação, Marcenaria, Serraria, enfim, todos os órgãos lá existentes; depois de sua honrada hospitalidade, nos deu a possibilidade de repetirmos o que antes fizemos.
No segundo exemplo, citamos com muito orgulho e prazer a visita que fizemos neste modesto e acolhedor Jornal, no dia 20 p. p. com maior brilhantismo e entusiasmo, colhemos dados de suma importância, pois bem sabemos que dentro em breve estaremos entrando na área de Artes Gráficas, uma das áreas do Sistema Orientado para o Trabalho. Em “O Jornal de Santarém”, tivemos oportunidade de conhecer a fundo o seu funcionamento e enfim, tudo de vital importância que possui o Jornal. Mas, entretanto, queremos ressaltar, que foi muito bem elevado o que pretendíamos fazer e principalmente conseguimos, uma faceta de suas partes para que possamos divulgar, fatos de suma importância para a publicidade de nossos artigos e esperamos sempre contar com o apoio de seus dirigentes.
Agora passamos a falar um pouco do G.O.T.
O Ginásio Orientado para o Trabalho, com a coordenação geral da Fundação Educacional do Pará (FEP), na pessoa do ilustre professor José Maria da Silva Chaves, onde procura cada vez mais dar assistência para que cresça aqui em nossa cidade e de modo geral em todo o Estado.
O G.O.T. aqui em Santarém é orientado pelo nosso tão esforçado professor Manuel Luiz Gomes dos Santos, recentemente formado em Artes Industriais. Pois bem, veio com a finalidade de implantar em nossa região o Sistema Orientado, que é uma nova filosofia do ensino secundário. Mas, para que seja na realidade implantado, precisa que o povo, de modo geral, dê a sua parcela de colaboração no sentido de incentivar essa grande parte da educação, que é na certeza uma Educação Industrial. Esperamos ainda contar com o apoio da imprensa escrita e falada, a indústria, o comércio e as entidades públicas, para que nos concedam licenças par fazermos as nossas visitas.
Agradecem os alunos!


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 05 de junho de 1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário