quarta-feira, 15 de março de 2017

A Vagabundagem de Menores em Santarém – 1926

Mais de uma vez, destas colunas, convictos de prestarmos um inestimável benefício à nossa terra, temos chamado a atenção dos poderes competentes para essa récua de menores vagabundos que, infestando as ruas e praças de nossa pacata “urbs”, se pervertem na jogatina e outros divertimentos prejudiciais, quase sempre acompanhados de palavrões que fazem corar até um frade de pedra.

A polícia, atendendo ao nosso reclamo, põem-se em campo e consegue por algum tempo sanar esse mal de funestas consequências; acontece, porém, que, passados alguns meses, volvem os futuros cidadãos à vida desregrada sem que os por eles responsáveis procurem dar-lhes o necessário corretivo.
Atualmente é o jogo de dados e botões, quando não é o “papagaio” que os prende à rua, com prejuízo não só do seu futuro, como também dos patrões ou pais que os mandam a serviço de compras e recado.
Grande serviço faria o senhor prefeito se, de uma vez para sempre conseguisse afastar esses menores dessa vagabundagem desenfreada. Com ele não só lucrariam os próprios transviados de seus deveres, mas também esta terra que, pelo seu progresso, não mais comporta essas manchas que a deprimem.


NOTA: Publicado no jornal A Cidade, de 06 de fevereiro de 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário