quarta-feira, 1 de março de 2017

Março na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Ordenação Presbiteral do Padre Matheus Augusto da Silva Franco, em Belém, por Dom José Afonso de Moraes Torres. Padre Matheus foi pároco de Aveiro e da paróquia de Sant’Ana, em Itaituba. Em 1890, foi nomeado Intendente de Itaituba, cargo que recusou aceitar (1857).
02 – O santareno João dos Santos Braga Júnior, assume vaga no Senado Federal, pelo Estado do Amazonas, onde fez carreira política (1977).
03 – Inauguração da Escola Nossa Senhora da Conceição em Almeirim, entregue aos cuidados das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (1960).
04 – Começa a funcionar na Escola da Colônia São José, em Santarém, o Curso Normal/Regional, autorizado em 21 de fevereiro. Muitas professoras foram formadas por este curso, muitas delas lecionando nas comunidades do planalto e também em Santarém e municípios vizinhos (1962).
05 – Monsenhor Theodoro Gabriel Thauby é nomeado Vigário Geral do Baixo Amazonas pelo Bispo do Pará, Dom Jerônimo Tomé da Silva. Deve-se a Monsenhor Thauby o incentivo para a criação e fortalecimento de novas povoações no Tapajós e Lago Grande do Curuai (1891).
06 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Alter do Chão, no lugar da antiga Aldeia dos Borari, extinguindo assim a Missão dos Jesuítas e criando a Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora da Purificação, também chamada da Saúde (1758).
07 – A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, dá início, na cidade de Santarém, ao curso de Serrador-Laminador, para capacitar mão de obra para as serrarias locais (1977).
08 – Após a apreensão da edição semanal do jornal O MOMENTO, em Santarém, o seu diretor, Augusto Montenegro, apela ao governo do Estado contra as ameaças que vem sofrendo do delegado de polícia local (1937).
09 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Boim, no lugar da antiga Aldeia dos Tubinambarana do rio Tapajós. Esta Missão de Santo Inácio de Loyola fora fundada pelo jesuíta Padre José Lopes em 1737. Com a extinção da Missão neste mesmo dia foi criada a Paróquia de Santo Inácio de Loyola (1758).
10 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Pinhel. E cria a paróquia de São José. Naquela época a maioria da população de Pinhel era constituída por índios Maués, que mais tarde também foram aldeados no lugar onde hoje se acha a cidade de Itaituba (1758).
11 – Após passar por um período de reforma, é reinaugurada neste dia a Casa de Cultura de Santarém que passou a se chamar Casa de Cultura Historiador João Santos. Que hoje abriga além do auditório, a Biblioteca Municipal e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca (1987).
12 – O delegado de polícia de Santarém, Luiz Guides de Barros, determina a expulsão dos invasores da fazenda denominada “Taperinha”, no Ituqui, então propriedade do senhor Godofredo Hagmann.
13 – É inaugurado, no Bosque Municipal 06 de Outubro, em Santarém, um “Carrossel”, adquirido pela prefeitura municipal e instalado naquele logradouro com a presença do prefeito Ildefonso Almeida e animação pela banda “Euterpe Jazz”.
14 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Santarém. Neste dia é feito o levantamento do Pelourinho (um tronco de madeira com as “armas portuguesas”) e nomeado a Primeira Câmara da Vila: Paulo de Azevedo e Brito e André Antonio de Siqueira, como juízes ordinários, Manoel Correa Picanço, Domingos Jorge Furtado e José de Sousa e Silva, como oficiais; e Domingos Rabelo na qualidade de procurador. Ao contrário do que os nomes possam sugerir, a maioria destes líderes eram indígenas da própria Aldeia e não portugueses (1758).
15 – É inaugurada na Colônia Saubal, em Santarém, a Escola Capitão Almeida. A iniciativa partiu do “Cruzeiro Sport Club”, daquela localidade, destinada aos filhos dos jogadores. A escola funcionava na sede social do clube (1932).
16 – Instalação da Escola Técnica de Comércio do Baixo Amazonas. Hoje Colégio Rodrigues dos Santos. Foi a primeira Escola Pública do gênero em Santarém e pelas suas salas de aula passaram notórias figuras da terra santarena e das localidades vizinhas (1948).
17 – É fundada a Sociedade Beneficente de São Sebastião que tem por objetivo a construção do primeiro hospital em Santarém. A ideia da construção do hospital, contudo, se alastrou por mais anos ainda até que Dom Amando inaugurasse, após a extinção da dita Sociedade, o Hospital São José, onde atualmente funciona o Colégio Dom Amando (1912).
18 – O Governador do Pará, Dom Francisco de Sousa Coutinho, ordena a reconstrução da Fortaleza do Tapajós que então se encontrava em ruínas (1803).
19 – Dom Frederico Benício de Sousa Costa é sagrado Bispo em Roma, sendo sagrante principal o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde e co-sagrantes: Dom Francisco do Rego Maia e Dom Xisto Albano (1907).
20 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala o “Lugar” Alenquer e cria a Paróquia de Santo Antônio (1758).
21 – É instalada na Prelazia de Santarém a Comissão de Justiça e Paz, tendo como coordenador o senhor Raimundo Arinos Pereira e como advogado o Dr. Amando Homem de Siqueira Cavalcanti (1972).
22 – O Tenente Felipe José Pereira Leal e sua guarnição militar (da escuna Riograndense) derrotam os cabanos que tentavam retomar a vida de Santarém. Os líderes cabanos esperavam a ajuda dos Mundurucus, mas estes não os ajudaram mais na luta. Resultado da tentativa de retomada da Vila foi a morte de 248 cabanos e de nenhum membro da legalidade (1837).
23 – Através da Lei Estadual número 684, o Governo do Estado do Pará determina a elevação da Vila de Itaituba ao predicamento de cidade (1900).
24 – Falece em Belém, o maestro santareno Wilson Dias da Fonseca. Era um Domingo de Ramos. Depois de ter sido velado na Academia Paraense de Letras, seu corpo veio para Santarém, sua terra natal, onde, após velório e missa de corpo presente na Catedral, saiu o cortejo fúnebre para o sepultamento no cemitério Nossa Senhora dos Mártires (2002).
25 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Óbidos (onde havia chegado em 22 do mesmo mês) e cria a paróquia de Sant’Ana em um dia de Sábado de Aleluia (1758).
26 – Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o deputado Silvio Braga pede abertura de um inquérito contra o diretor do Instituto Agronômico do Norte – IAN, Felisberto C. de Camargo, pela derrubada de mais de 1.500.000 seringueiras plantadas em Fordlândia (1951).
27 – Falece em Santarém o Padre Raimundo Vieira do Santos. Nascido em Belterra, Padre Raimundo Vieira foi o primeiro padre Diocesano, formado pelo Seminário São Pio X, a falecer na Diocese. Foi enterrado no dia seguinte no cemitério da cidade onde nasceu (2002).
28 – Inaugurada a estação telegráfica da cidade de Alenquer. O preço por palavra entre Belém e Alenquer era inicialmente de 1$000 (mil réis). O primeiro telegrama foi enviado para o Governador Lauro Sodré, pelo Intendente do município dizia: “Municipio agradecido sauda-vos vg como escudo invencível vg progresso Amazonia vg inauguração hoje telegrapho pt” (1896).
29 – Começa a funcionar em Santarém uma Escola de Música, dirigida pelo professor Jerônimo Emiliano de França. Essa escola de música funcionava na Rua da Santa Cruz, em casa do senhor Miguel José da Paixão (1856).
30 – Foram nomeados 1º, 2º e 3º suplentes de juiz substituto do 1º Distrito de Monte Alegre, respectivamente os cidadãos: Antônio José Vieira da Costa, Antero Carneiro Pinto Guimarães e João Valente do Couto (1896).
31 – Dom Amando Bahlmann, atendo a pedido dos frades missionários do Cururu, autoriza a construção de uma residência das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição entre os índios Mundurucus (1912).


Nenhum comentário:

Postar um comentário