quarta-feira, 1 de março de 2017

Campanha pró-monumento Haroldo Velloso – 1970

O Coronel da Aeronáutica, Bravo Câmara, esteve nesta cidade no dia 28 do mês passado, e aqui levou dois dias coordenando um plano para a ereção de um monumento, em Santarém, que perpetue a memória, na Tapajônia, do brigadeiro Haroldo Coimbra Velloso, um dos precursores da Revolução de Março de 1964. Como deputado federal pelo Pará, teve como reduto eleitoral a Tapajônia.

E reconhecendo o valor do fabiano desaparecido, o digno Presidente Garrastazú Médici, agraciou com a condecoração do Mérito Aeronáutico à sua viúva, colocando ele próprio e bem perto do coração daquela que tanto o amou, a significava homenagem da Pátria agradecida.
Lembramos que a pista de pouso para aviões de médio porte no Garimpo do Crepori, recebeu o nome do referido oficial da FAB, bem como um livro sobre os garimpos do Tapajós, da lavra de nosso companheiro Evangelista Damasceno, e que já se encontra em uma editora de Belém (esperando dinheiro para ser publicado), homenageia o brigadeiro Velloso, e ele leu alguns de seus trechos quase dois anos antes de sua morte.
Prestigiar a campanha pró-monumento Haroldo Velloso, é ser grato para aquele que tanto amou a Tapajônia, e muito particularmente a terra mocoronga.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 07 de fevereiro de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário