terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lembranças santarenenses com Eunice Colares Vaz.


Lembro que cheguei em Santarém em 1948. Vim para casa de minha madrinha, Nilza Serique. Fiquei sete anos morando com ela, na rua 15 de Novembro. Íamos à missa na Matriz, era cinco horas da manhã. Naquele tempo, antes de chegar na matriz tinha a delegacia.
Eu estudei no Frei Ambrósio, no tempo da professora Tereza Miléo. O Frei Ambrósio tinha as casas lá dentro e tinha um quintal grande. Morávamos na 15 de novembro e tínhamos que subir aquela escada. Minha madrinha deixava a gente sair só com uns 15 minutos antes de começar a aula. Já imaginou a gente tinha que correr para chegar na aula. Tinha uma senhora, que era zeladora, que ficava no portão. Quando dava sete e meia, batia a campa e fechava o portão e ninguém podia entrar mais. Já pensou, a gente saía correndo e chegava lá estava fechando o portão. Até que um dia ela me perguntou porque sempre eu chegava na hora. Aí expliquei porque eu chegava sempre em cima da hora. Desse dia em diante ela me esperava e só fechava o portão quando eu chegava. Estudei no Frei Ambrósio até a quinta série. Depois eu voltei para Pinhel”.



Eunice Colares Vaz é professora. Nasceu no dia 14 de janeiro de 1936, na comunidade de Pinhel, no rio Tapajós.

Um comentário: