domingo, 1 de outubro de 2017

Outubro na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – O Presidente da Província do Pará extingue a subdelegacia de polícia de Terra Santa incorporando o seu território à 1ª subdelegacia de Faro, na Comarca de Óbidos – PA (1885).
02 – É apresentada em sessão do Supremo Tribunal de Justiça do Império do Brasil, uma carta do bacharel João Batista Gonçalves Campos, juiz de direito da Comarca de Santarém, acompanhada da respectiva certidão de posse na dita Comarca (1846).
03 – Por meio de um decreto deste dia é declarada sem efeito a nomeação do bacharel José Francisco Lopes Lima Júnior para Juiz Municipal e de Órfãos dos termos reunidos de Óbidos e Faro, pelo fato de o mesmo não ter entrado no exercício de suas funções no prazo legal (1866).
04 – Chega a Santarém (na época denominada Vila dos Tapajós) a esquadra de guerra enviada pelo Presidente da Província do Pará, Soares de Andréa, com o objetivo de retomar o poder legal da Vila, que estava sob o domínio dos cabanos. Derrotados, os cabanos se aquartelam em Ecuipiranga (1836).
05 – Neste dia, circulava em “Número Único” o jornal denominado “5 DE OUTUBRO”, uma homenagem da colônia portuguesa radicada em Santarém ao seu país natal, exaltando com saudade a história da “Terrinha” (1911).
06 – Em carta dirigida ao Capitão Geral do Grão Pará, Cristóvão da Costa Freire, o Rei de Portugal ordena que a Fortaleza do Tapajós (cuja construção fora iniciada no século anterior), seja definitivamente dada por concluída (1707).
07 – Há 20 anos... Dom Lino Vombömmel inaugura a TV VIDA, Canal 17 (UHF). É a primeira emissora católica de TV aberta a entrar no ar em toda a região oeste do Pará. Posteriormente a TV Vida foi transformada em TV Encontro, que além do sinal da Rede Vida, transmite também o sinal da TV Nazaré, Canal 26 (1997).
08 – A Diretoria de Instrução Pública da Província do Pará abre, neste dia (pelo prazo de 30 dias) um concurso público para suprir a vacância da cadeira de ensino público feminino na cidade de Santarém (1859).
09 – Através da Lei Nº 704 é aprovado e publicado o novo Plano Diretor do Município de Alenquer (2007).
10 – Falece em Belém o Padre João Maria Gorzoni, missionário dos rios Tapajós e Xingu. Italiano de nascimento, este Jesuíta era músico e em finais do século XVII, quando trabalhava na Aldeia dos Tapajós ajudou a introduzir diversos costumes musicais na catequese dos indígenas, sendo a ele, comumente atribuído a introdução do Sairé (que em sua origem era um instrumento de catequese) em Santarém (1711).
11 – Há 60 anos... Dom Floriano Loewenau é nomeado primeiro Prelado de Óbidos. Partiu dele a sugestão de divisão da então Prelazia de Santarém, junto a Santa Sé, para ser criada a Prelazia de Óbidos, cidade onde o mesmo Dom Floriano já havia trabalhado, antes mesmo de receber o episcopado (1957).
12 – Como resultado das recentes crises e revoltas que antecederam a adesão do Pará à Independência do Brasil, o Governo Provincial cria a Comarca do Baixo Amazonas, com sede na Vila de Santarém. Todavia, sem provê-la de um juiz de direito. Por questões muito mais políticas do que jurídicas, a implantação da Comarca só viria a ocorrer alguns anos mais tarde (1823).
13 – Surge um protesto sobre o armazenamento dos canhões furtados da bateria do Forte de Óbidos, que foram usados para equipar os navios afundados em Itacoatiara, na batalha de 1932. Posteriormente retirados do fundo do rio Amazonas foram parar em um armazém das docas do Rio de Janeiro ao invés de serem devolvidos para o seu local de origem (1933).
14 – Proveniente da cidade de Rio Branco, no Acre, chega a Santarém o presidente da República, Getúlio Vargas, que, acolhido pelo povo e pelas autoridades locais, permanece cerca de meia hora na Igreja Matriz. Casou-lhe admiração o “Ex-voto de Martius” pois não imaginava que o famoso naturalista pudesse ter feito tal doação à uma Igreja do interior do Brasil (1940).
15 – Em sua viagem pelo rio Tapajós (feita sob encomenda do Governador Lauro Sodré), o cientista Henri Coudreau deixa a casa do Senhor Maurício Rodrigues da Silva, ex-comandante do destacamento de Itaituba, em direção à Salto Augusto, no rio Tapajós. Sua próxima parada será na Cachoeira de todos os Santos (ou de Paulo Leite), onde o mesmo aprenderia parte do dialeto (ou língua) dos Apiacá (1895).
16 – Por meio da Lei Provincial Nº 266, o presidente Sebastião do Rego Barros cria a Vila de Brasília Legal, que abrangia também as povoações de Pinhel, Aveiro, Itaituba e as aldeias indígenas de Ixituba, Santa Cruz e Cury. Na mesma ocasião é criada a Paróquia (freguesia) de Santa Ana que, pouco tempo depois teria sua sede transferida para a vila de Itaituba (1854).
17 – O Presidente da Província do Pará, Sebastião do Rego Barros, determina que o cirurgião Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque se dirija para Santarém a fim de prestar socorros aos doentes vitimados por uma epidemia de febra amarela que grassava na cidade (1855).
18 – Dom Floriano Loewenau, Bispo Prelado de Santarém, proíbe “rigorosamente” a celebração da santa Missa, a benção dos anéis e quaisquer cerimônias religiosas para solenidades de “Formaturas Escolares” se, por acaso, não forem removidos dos programas e convites os “Bailes de Formatura” (1951).
19 – A Vila de Santarém presta seu Juramento de Fidelidade a Dom Pedro I, Imperador do Brasil, e finalmente adere à Independência do Brasil. Assim Palma Muniz descreve o ato: “Reunidos os Oficiais do Senado e mais Autoridades a um grande número de Povo, recitou o Procurador uma eloquente oração, e depois logo se entoaram os Vivas ao muito alto e Poderoso Senhor Dom Pedro I, Imperador do Brasil, ao que respondi com três descargas de alegria com a Salva Real de 21 tiros de Artilharia, seguindo-se logo o auto de juramento, que com toda a solenidade prestaram as Autoridades presentes” (1823).
20 – Falece vítima de acidente marítimo às margens do Igarapé do Atumã (Alenquer) o deputado estadual e médico, Dr. Everaldo de Sousa Martins. Além de deputado, foi Prefeito de Santarém por dois mandatos: o primeiro (por eleição) entre 1963/67 e o segundo (1971/74) por indicação do Governador Fernando Guilhon (1982).
21 – Falece no Hospital das Clínicas, na capital paulista o artista e músico Joaquim Toscano de Vasconcelos. Era telegrafista da Amazon Telegraph, e durante muitos anos foi ator do Teatro vitória, tenor dos corais da cidade (ou mesmo em “solo”) e baterista da “jazz-bands” “Assembleia” e “Euterpe” (1956).
22 – A Assembleia Provincial vota aprova a Lei 83, que pela primeira vez aprovava os recursos destinados a todos os municípios do Pará. Para Santarém, além do montante de 1.670$000 (Hum mil seiscentos e setenta contos de réis) para o biênio 1841/42, foi destinada uma verba “extra” para a construção da “Cadeia Pública”, recurso esse que nunca foi empregado na dita construção (1840).
23 – Chega a Óbidos o Governador Geral do Grão Pará, Martinho de Souza e Albuquerque. “Subindo à vila, foi nela recebido pelo senado da câmara, debaixo de um arco triunfal, recitando-lhe o juiz ordinário uma oração de boas vindas”. Em seguida o Governador visitou a Igreja Matriz de Santana, “e sendo-lhe representado a grande ruína que havia a dita igreja, e a precisão e desejo que tinha a irmandade da dita Santa de edificar outra no lugar que fosse mais próprio, ouviu o sargento mor engenheiro sobre a escolha do terreno, encarregando-o igualmente da delineação de um risco para ela” (1784).
24 – O Governador da Província Ataíde Teive reclama da situação da Igreja Matriz de Óbidos e do pároco daquela Igreja, Padre Nazário de Novais Campos, que não providenciou nem mesmo que sua igreja fosse “colada” (1768).
25 – A empresa aérea PANAIR inaugura uma nova linha de viagens aéreas ligando Manaus a Belém, com escala em Breves, Gurupá, Prainha, Santarém, Óbidos, Parintins e Itacoatiara. A passagem de Belém a Manaus custava 975$000 (1933).
26 – Nasce em Pombal (Diocese de Coimbra), Portugal, o Padre José da Gama, missionário do rio Tapajós. Foi ele que em 1722 fundou a Missão de São José de Matapuz (atual Pinhel). Esse padre Jesuíta, era confessor do Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado e foi um dos poucos que não foi deportado com a expulsão dos Jesuítas (1690).
27 – Toma posse como Juiz de Direito da Comarca de Santarém o Dr. Joaquim Pimenta Magalhães, que após nove meses de trabalho seria promovido à Juiz da 1ª Vara da Capital e posteriormente assumiria o cargo de Chefe de Polícia da Província do Pará (1845).
28 – Volta a circular, pela segunda vez no município de Santarém, o jornal “AMAZONIENSE”, sendo impresso na oficina tipográfica do Partido Liberal. Não durou muito tempo por conta dos altos e baixos da política na região (1883).
29 – As tropas “legais” com cerca de 200 homens sob o comando de Inácio Egídio Gonçalves dos Santos que partiram de Juruti retomam a vila de Faro do poder dos Cabanos. Os que não foram mortos pelos legalistas fugiram para os matos (1836).
30 – O Presidente da Província do Pará encaminha ao Tesouro Provincial o pedido de ajuda pecuniária feita pelo pároco de Almeirim para que se fizesse reparos na Igreja Matriz que se encontrava bastante arruinada e precisando de urgentes concertos (1860).
31 – Diversos eleitores conservadores da paróquia de Santarém protestam contra a validade da eleição acontecida no último dia 19 de outubro onde, segundo os ditos eleitores, não constavam os votos dos mesmos registrados nas atas de apuração da referida eleição (1883).


Nenhum comentário:

Postar um comentário